Fetichismo da infância e do trabalho nos mapas do trabalho infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90891 |
Resumo: | Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Fetichismo da infância e do trabalho nos mapas do trabalho infantilEducaçãoTrabalho infantilFetichismoTese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAlgumas produções teóricas do campo educativo impregnadas por formas idealizadas e imaginadas de conceber a infância têm gerado determinadas representações nos profissionais da educação alimentando propostas e delineando práticas dirigidas às crianças. Muitas dessas propostas ao apresentar o aprender como algo divertido, quase uma brincadeira, descaracterizam o trabalho escolar. O objetivo desta pesquisa foi marcar um encontro com a criança no mundo do trabalho considerado um espaço de formação, embora na direção do disciplinamento, onde as crianças também têm feito as lições da vida. O diálogo da teoria pedagógica com o mundo do trabalho infantil apresentava-se como cheio de promessas para compor os saberes pedagógicos, revolvê-los de forma a abalar imagens tão cristalizadas ou ainda mal assimiladas que culminavam em práticas bem perversas no trato do ensinar e aprender. O problema colocado buscou compreender como os campos do trabalho e da infância se entrelaçam, ignoram-se e/ou se chocam quando se propõe a desvendar o trabalho infantil como um problema social, atual e estrutural, produzido e reproduzido pela lógica capitalista e a desvendar a exaltação de alguns ideais educativos e suas formas de significar a infância e orientar práticas dirigidas às crianças no contexto do trabalho escolar. Para percorrer este caminho elegeu-se o fetichismo como categoria metodológica para desvendar o que se esconde por trás de tantas imagens de infância e outros segredos que cria para as crianças um paraíso de direitos. Realizou-se um mapeamento das produções do campo educativo que tivessem como objeto o debate sobre trabalho infantil, buscando identificar nesta produção a forma como o trabalho infantil se apresenta e/ou é reconhecido. Foram, também, analisados dados extraídos dos documentos de organismos nacionais e internacionais e elaborados mapas do trabalho infantil no Brasil explorando minuciosamente as atividades desenvolvidas por crianças no mundo do trabalho e os setores da economia em que são desenvolvidas. Demonstra que, afinal, a luta para erradicação do trabalho infantil e o alardear de sua redução deixam evidentes os limites dessas propostas que representam apenas uma maquiagem na feição com que se mostra e no grau da exploração no qual se realiza, expondo assim a face oculta do capitalismo que gera a pobreza e a inserção precoce das crianças no trabalho produtivo, deixando aberta a ferida da essencialidade do fenômeno trabalho infantil para o metabolismo do capital.Florianópolis, SCVendramini, Celia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaViella, Maria dos Anjos2012-10-23T16:27:07Z2012-10-23T16:27:07Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis268 f.| grafs., tabs.application/pdf260106http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90891porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:09:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90891Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:09:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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