DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: O PARADOXO DO DISCURSO VERSUS PRÁTICA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243953 |
Resumo: | As universidades federais brasileiras fazem parte de um sistema maior de organizações e têm que seguir a legislação em vigor. Nessas instituições, a gestão por competências (GPC) ganhou destaque nos últimos anos, por isso esta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso e a prática da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) quanto ao desenvolvimento de pessoas baseado em competências em universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa básica, com níveis exploratória e descritiva e, se utilizou de bibliográfica, documental e levantamento de campo (survey) com doze universidades com datas de fundação antes de 2006. Se utilizou de métodos mistos ou convergentes na abordagem do problema (qualitativo e quantitativo) sob enfoque indutivo. Os resultados apontaram que o modelo de GPC exige flexibilidade, mas a lei exige controle; exige inovação e criatividade, porém ao se buscar fazer mais e com menos parece ir de encontro a foco nos resultados e um serviço público de alto desempenho conforme predispões os normativos legais. A exclusão das universidades cujas criação se deu após de 2006 e o próprio instrumento de coleta de dados - questionário eletrônico, são algumas das limitações encontradas para o estudo. |
id |
UFSC_f7af8f1d2ff87133d12ee73e6a82e767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243953 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: O PARADOXO DO DISCURSO VERSUS PRÁTICA.As universidades federais brasileiras fazem parte de um sistema maior de organizações e têm que seguir a legislação em vigor. Nessas instituições, a gestão por competências (GPC) ganhou destaque nos últimos anos, por isso esta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso e a prática da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) quanto ao desenvolvimento de pessoas baseado em competências em universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa básica, com níveis exploratória e descritiva e, se utilizou de bibliográfica, documental e levantamento de campo (survey) com doze universidades com datas de fundação antes de 2006. Se utilizou de métodos mistos ou convergentes na abordagem do problema (qualitativo e quantitativo) sob enfoque indutivo. Os resultados apontaram que o modelo de GPC exige flexibilidade, mas a lei exige controle; exige inovação e criatividade, porém ao se buscar fazer mais e com menos parece ir de encontro a foco nos resultados e um serviço público de alto desempenho conforme predispões os normativos legais. A exclusão das universidades cujas criação se deu após de 2006 e o próprio instrumento de coleta de dados - questionário eletrônico, são algumas das limitações encontradas para o estudo.INPEAU/UFSC2023-01-19T18:48:57Z2023-01-19T18:48:57Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243953CANTO, JOSE PEREIRA DOSILVA, CAROLINA SUELEN DADALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T18:48:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243953Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T18:48:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: O PARADOXO DO DISCURSO VERSUS PRÁTICA. |
title |
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: O PARADOXO DO DISCURSO VERSUS PRÁTICA. |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: O PARADOXO DO DISCURSO VERSUS PRÁTICA. CANTO, JOSE PEREIRA DO |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: O PARADOXO DO DISCURSO VERSUS PRÁTICA. |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: O PARADOXO DO DISCURSO VERSUS PRÁTICA. |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: O PARADOXO DO DISCURSO VERSUS PRÁTICA. |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: O PARADOXO DO DISCURSO VERSUS PRÁTICA. |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: O PARADOXO DO DISCURSO VERSUS PRÁTICA. |
author |
CANTO, JOSE PEREIRA DO |
author_facet |
CANTO, JOSE PEREIRA DO SILVA, CAROLINA SUELEN DA DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, CAROLINA SUELEN DA DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CANTO, JOSE PEREIRA DO SILVA, CAROLINA SUELEN DA DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ |
description |
As universidades federais brasileiras fazem parte de um sistema maior de organizações e têm que seguir a legislação em vigor. Nessas instituições, a gestão por competências (GPC) ganhou destaque nos últimos anos, por isso esta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso e a prática da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) quanto ao desenvolvimento de pessoas baseado em competências em universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa básica, com níveis exploratória e descritiva e, se utilizou de bibliográfica, documental e levantamento de campo (survey) com doze universidades com datas de fundação antes de 2006. Se utilizou de métodos mistos ou convergentes na abordagem do problema (qualitativo e quantitativo) sob enfoque indutivo. Os resultados apontaram que o modelo de GPC exige flexibilidade, mas a lei exige controle; exige inovação e criatividade, porém ao se buscar fazer mais e com menos parece ir de encontro a foco nos resultados e um serviço público de alto desempenho conforme predispões os normativos legais. A exclusão das universidades cujas criação se deu após de 2006 e o próprio instrumento de coleta de dados - questionário eletrônico, são algumas das limitações encontradas para o estudo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-19T18:48:57Z 2023-01-19T18:48:57Z 2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243953 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651934208360448 |