Desenvolvimento de competências gerenciais nas universidades federais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186607 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017. |
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Desenvolvimento de competências gerenciais nas universidades federaisAdministraçãoGestão por competênciasUniversidades e faculdades públicasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.É exigida da Universidade uma gestão mais profissional, mais comprometida com as ferramentas de gestão, implicando uma definição de um modelo de Universidade, gestão, bem como de um modelo de preparação dos gestores para desempenhar seus papéis e funções (ÉSTHER, 2007). Assim o presente estudo teve como objetivo ?Analisar como ocorre o desenvolvimento de competências gerenciais nas Universidades Federais?. Para sustentá-lo teoricamente foram desenvolvidos estudos sobre as temáticas: universidade e gestão universitária, competências, gestão por competências, competências gerenciais, desenvolvimento de competências gerenciais e aprendizagem gerencial. Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa enquanto abordagem, descritiva e aplicada, quanto aos fins e bibliográfica, documental e de campo quanto aos meios. Foram realizadas entrevistas semiestruturas com dirigentes universitários de duas Universidades Federais, a UFSC e UFFS, nos meses de novembro e dezembro de 2016, totalizando dezessete momentos de coleta de dados que envolveu vinte e quatro pessoas, quase treze horas de gravação e cento quarenta e nove páginas de transcrição das entrevistas. Estas foram analisadas a partir da análise de conteúdo, que se valeu da definição de cinco categorias de análise: gestão de pessoas em Universidade Federal; gestão por competências; competências gerenciais; desenvolvimento de competências gerenciais; aprendizagem gerencial. Também foi utilizada a triangulação dos dados. Como resultados alcançados foi possível notar que nas realidades estudadas a apropriação das competências nos processos de gestão de pessoas se encontra em fase inicial, pouco se avançou, mesmo nas ações de capacitação, desde a promulgação do decreto nº5.707/2006 que estabeleceu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal - PNDP. Não há desenvolvimento de competências gerenciais promovido intencionalmente, mas ele ocorre por iniciativas dos próprios indivíduos que transpassam as barreiras institucionais e conseguem alcançar êxito em sua formação gerencial. Também foi visto que os indivíduos entrevistados utilizaram de diversos meios para aprenderem a ser gerentes, mas o que se destaca é o posicionamento dos mesmos nos espaços de trabalho, pois via de regra, foram sujeitos que se mostraram disponíveis, que buscaram se expor, se desafiar e contribuir efetivamente para os processos que envolvem a gestão de uma universidade federal, inclusive nos espaços de decisão, colegiados, comissões, entre outros. Dessa maneira, este estudo alcançou seu objetivo, pois apresentou um avanço no campo dos estudos sobre desenvolvimento de competências gerenciais ao revelar como o mesmo ocorre no contexto universitário, como os gestores universitários aprenderam a ser gerentes, as barreiras enfrentadas, bem como as possibilidades que podem ser aproveitadas para avançar em termos práticos no desenvolvimento de servidores públicos para atuação em um ambiente tão complexo e desafiador. Como sugestão para trabalhos futuros, recomenda-se a aplicação da proposta apresentada em uma realidade universitária, acompanhando sua execução e apontando dificuldades e êxitos.Abstract : From University it is required a more professional management, more committed to the management tools, implying a definition of a university model, management, as well as a model of preparation of managers to perform their roles and functions (ÉSTHER, 2007). Thus the present study aimed to "Analyze how the development of managerial competencies occurs in Federal Universities?. To support it theoretically, studies were developed on the themes: university and university management, competencies, competency management, managerial skills, management skills development and managerial learning. This research is characterized by being qualitative as an approach, descriptive and applied, as to the purposes and bibliographical, documentary and field as to the means. Semi-structured interviews were conducted with university leaders from two Federal Universities, UFSC and UFFS, totaling seventeen moments of data collection involving twenty-four people, almost thirteen hours of recording and one hundred and forty-nine pages of interviews? transcription. These were analyzed by the content analysis, which used the definition of five categories of analysis: people management at Federal University; Management by competencies; Management competencies; Development of management competencies; Management learning. Triangulation of the data was also used. As achieved results, it was possible to notice that in the studied realities the appropriation of competencies in people management processes is in the initial phase, little progress was made, even in the training actions, since the enactment of the decree nº5.707/2006 that established the PNDP. There is no intentionally promoted development of managerial competencies, but it is driven by the initiatives of individuals themselves who cross institutional barriers and succeed in their managerial training. It was also seen that the individuals interviewed used a variety of means to learn how to be managers, but what stands out is their positioning in the work spaces, since as a rule, they were subjects who became available, who exposed themselves, challenged themselves and effectively contributed to the processes that involve the management of a federal university, including decision-making, collegiate, comissions, among others. In this way, this study reached its objective, since it presented a breakthrough in the field of studies on the managerial competencies development by revealing how it occurs in the university context, how university managers learned to be managers, barriers faced, and the possibilities that can be used to advance in practical terms in the public servants development to act in such a complex and challenging environment. As a suggestion for future work, it is recommended the application of the presented proposal in a university reality, accompanying its execution and pointing out difficulties and successes.Dalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa CatarinaTosta, Humberto Tonani2018-05-26T04:03:53Z2018-05-26T04:03:53Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis251 p.| il.application/pdf351018https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186607porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-26T04:03:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186607Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-26T04:03:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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