AS CONTRIBUIÇÕES DE INSTITUIÇÕES DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA AO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO: CASOS DE FACULDADES ISOLADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Thiago Henrique Almino
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Melo, Pedro Antônio de, Silva, Júlio Eduardo Ornelas, Nakayama, Marina Keiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97656
Resumo: Considerando a democratização do acesso à educação superior, o artigo tem como objetivo apresentar quais são as principais contribuições de Faculdades Isoladas localizadas no Sul do Estado de Santa Catarina. Para tanto, as contribuições teóricas se estruturam sob a égide de uma reflexão baseada na evolução da educação superior no Brasil, em reflexões sobre a qualidade no segmento e sobre o PNE como instrumento norteador da expansão da educação superior. Desse modo, com base nas orientações metodológicas, a pesquisa configura-se como sendo predominantemente qualitativa, tendo suas bases principais centradas em um estudo de caso de IES localizadas no sul do estado de Santa Catarina. Os resultados permitem inferir que os principais indicadores que práticas vinculadas a observância das características sociais do entorno permitem alinhar ações acadêmicas e administrativas que fomentam a democratização do acesso, a equidade e a permanência, fomentando oportunidades para a consecução dos objetivos do Plano Nacional da Educação.
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