A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113107 |
Resumo: | O artigo versa sobre um estudo que tem a intenção de apresentar as principais ações que confirmam a relação entre o IGC e o PDI na perspectiva do Projeto Pedagógico Institucional no contexto de Faculdades Isoladas localizadas no sul do estado de Santa Catarina. No escopo teórico, a pesquisa elenca aspectos que contextualizam a estrutura das faculdades isoladas, considerando a expansão proporcionada a partir de 1996 sob o advento da LDB. Elenca, ainda, considerações sobre o PDI e sua estrutura dinâmica de seus eixos, os quais são responsáveis pelo desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas das instituições. O trabalho, ainda em seu escopo teórico, traz assertivas que consideram o IGC um referencial no contexto avaliativo e regulatório, orientando as atividades acadêmicas e administrativas em nível institucional. A metodologia, para tanto, se esmera em uma pesquisa predominantemente qualitativa, considerando uma entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, utilizando, também, bases da pesquisa descritiva e explicativa no contexto metodológico. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o IGC traz influencia no PPI das Instituições e orienta um processo de reflexão sobre o desenvolvimento institucional. |
id |
UFSC_bb81adc4a52f134c55e4c3784445faf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113107 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADASO artigo versa sobre um estudo que tem a intenção de apresentar as principais ações que confirmam a relação entre o IGC e o PDI na perspectiva do Projeto Pedagógico Institucional no contexto de Faculdades Isoladas localizadas no sul do estado de Santa Catarina. No escopo teórico, a pesquisa elenca aspectos que contextualizam a estrutura das faculdades isoladas, considerando a expansão proporcionada a partir de 1996 sob o advento da LDB. Elenca, ainda, considerações sobre o PDI e sua estrutura dinâmica de seus eixos, os quais são responsáveis pelo desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas das instituições. O trabalho, ainda em seu escopo teórico, traz assertivas que consideram o IGC um referencial no contexto avaliativo e regulatório, orientando as atividades acadêmicas e administrativas em nível institucional. A metodologia, para tanto, se esmera em uma pesquisa predominantemente qualitativa, considerando uma entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, utilizando, também, bases da pesquisa descritiva e explicativa no contexto metodológico. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o IGC traz influencia no PPI das Instituições e orienta um processo de reflexão sobre o desenvolvimento institucional.2013-12-10T21:04:37Z2013-12-10T21:04:37Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113107Francisco, Thiago Henrique AlminoSilva, Júlio Eduardo Ornelas SilvaRamos, Alexandre MoraesRodrigues, Thiago Meneghelporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T21:04:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113107Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-10T21:04:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS |
title |
A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS |
spellingShingle |
A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS Francisco, Thiago Henrique Almino |
title_short |
A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS |
title_full |
A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS |
title_fullStr |
A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS |
title_sort |
A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS |
author |
Francisco, Thiago Henrique Almino |
author_facet |
Francisco, Thiago Henrique Almino Silva, Júlio Eduardo Ornelas Silva Ramos, Alexandre Moraes Rodrigues, Thiago Meneghel |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Júlio Eduardo Ornelas Silva Ramos, Alexandre Moraes Rodrigues, Thiago Meneghel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Thiago Henrique Almino Silva, Júlio Eduardo Ornelas Silva Ramos, Alexandre Moraes Rodrigues, Thiago Meneghel |
description |
O artigo versa sobre um estudo que tem a intenção de apresentar as principais ações que confirmam a relação entre o IGC e o PDI na perspectiva do Projeto Pedagógico Institucional no contexto de Faculdades Isoladas localizadas no sul do estado de Santa Catarina. No escopo teórico, a pesquisa elenca aspectos que contextualizam a estrutura das faculdades isoladas, considerando a expansão proporcionada a partir de 1996 sob o advento da LDB. Elenca, ainda, considerações sobre o PDI e sua estrutura dinâmica de seus eixos, os quais são responsáveis pelo desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas das instituições. O trabalho, ainda em seu escopo teórico, traz assertivas que consideram o IGC um referencial no contexto avaliativo e regulatório, orientando as atividades acadêmicas e administrativas em nível institucional. A metodologia, para tanto, se esmera em uma pesquisa predominantemente qualitativa, considerando uma entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, utilizando, também, bases da pesquisa descritiva e explicativa no contexto metodológico. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o IGC traz influencia no PPI das Instituições e orienta um processo de reflexão sobre o desenvolvimento institucional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-10T21:04:37Z 2013-12-10T21:04:37Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113107 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651975028375552 |