RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PALMEIRAS, JENIFER DE BRUM
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SGARI, ROSANI, SZILAGYI, CARLOS LEONARDO SGARI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136235
Resumo: O Balanço Social representa um demonstrativo capaz de evidenciar os recursos e as influências recebidas e transmitidas pelas entidades às comunidades com as quais se relacionam. Assim, o objetivo do trabalho é estudar os aspectos inerentes ao Balanço Social, buscando evidenciar a importância da demonstração para a gestão das organizações e a prestação de contas aos stakeholders, como uma ferramenta de marketing. Os procedimentos metodológicos adotados consistem de pesquisa exploratória realizada por meio de pesquisa documental de uma fundação universitária, e a abordagem do problema é qualitativa. Os resultados, a partir dos dados coletados, permitiram identificar um posicionamento convergente para alguns aspectos, como a inserção comunitária da instituição, o papel fundamental que desempenha na melhoria da qualidade de vida da população regional, a difusão da arte e da cultura, a qualificação dos recursos humanos e o processo de desenvolvimento regional sustentável. O presente artigo demostra a utilização do balanço social vistas a responsabilidade social de uma Universidade do norte do RS como ferramenta de marketing demonstrado no Balanço Social com as características das instituições de ensino superior de caráter comunitário, no intuito de demonstrar a dimensão social dessas entidades e contribuir no processo de gestão das responsabilidades sociais decorrentes da razão de sua existência e atuação.
id UFSC_f9683bb28c29c28302732e9b63e927fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136235
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETINGO Balanço Social representa um demonstrativo capaz de evidenciar os recursos e as influências recebidas e transmitidas pelas entidades às comunidades com as quais se relacionam. Assim, o objetivo do trabalho é estudar os aspectos inerentes ao Balanço Social, buscando evidenciar a importância da demonstração para a gestão das organizações e a prestação de contas aos stakeholders, como uma ferramenta de marketing. Os procedimentos metodológicos adotados consistem de pesquisa exploratória realizada por meio de pesquisa documental de uma fundação universitária, e a abordagem do problema é qualitativa. Os resultados, a partir dos dados coletados, permitiram identificar um posicionamento convergente para alguns aspectos, como a inserção comunitária da instituição, o papel fundamental que desempenha na melhoria da qualidade de vida da população regional, a difusão da arte e da cultura, a qualificação dos recursos humanos e o processo de desenvolvimento regional sustentável. O presente artigo demostra a utilização do balanço social vistas a responsabilidade social de uma Universidade do norte do RS como ferramenta de marketing demonstrado no Balanço Social com as características das instituições de ensino superior de caráter comunitário, no intuito de demonstrar a dimensão social dessas entidades e contribuir no processo de gestão das responsabilidades sociais decorrentes da razão de sua existência e atuação.INPEAU/UFSC2015-11-05T12:19:04Z2015-11-05T12:19:04Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136235PALMEIRAS, JENIFER DE BRUMSGARI, ROSANISZILAGYI, CARLOS LEONARDO SGARIporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T12:19:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136235Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T12:19:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING
title RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING
spellingShingle RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING
PALMEIRAS, JENIFER DE BRUM
title_short RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING
title_full RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING
title_fullStr RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING
title_full_unstemmed RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING
title_sort RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING
author PALMEIRAS, JENIFER DE BRUM
author_facet PALMEIRAS, JENIFER DE BRUM
SGARI, ROSANI
SZILAGYI, CARLOS LEONARDO SGARI
author_role author
author2 SGARI, ROSANI
SZILAGYI, CARLOS LEONARDO SGARI
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PALMEIRAS, JENIFER DE BRUM
SGARI, ROSANI
SZILAGYI, CARLOS LEONARDO SGARI
description O Balanço Social representa um demonstrativo capaz de evidenciar os recursos e as influências recebidas e transmitidas pelas entidades às comunidades com as quais se relacionam. Assim, o objetivo do trabalho é estudar os aspectos inerentes ao Balanço Social, buscando evidenciar a importância da demonstração para a gestão das organizações e a prestação de contas aos stakeholders, como uma ferramenta de marketing. Os procedimentos metodológicos adotados consistem de pesquisa exploratória realizada por meio de pesquisa documental de uma fundação universitária, e a abordagem do problema é qualitativa. Os resultados, a partir dos dados coletados, permitiram identificar um posicionamento convergente para alguns aspectos, como a inserção comunitária da instituição, o papel fundamental que desempenha na melhoria da qualidade de vida da população regional, a difusão da arte e da cultura, a qualificação dos recursos humanos e o processo de desenvolvimento regional sustentável. O presente artigo demostra a utilização do balanço social vistas a responsabilidade social de uma Universidade do norte do RS como ferramenta de marketing demonstrado no Balanço Social com as características das instituições de ensino superior de caráter comunitário, no intuito de demonstrar a dimensão social dessas entidades e contribuir no processo de gestão das responsabilidades sociais decorrentes da razão de sua existência e atuação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05T12:19:04Z
2015-11-05T12:19:04Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136235
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652331154145281