RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136235 |
Resumo: | O Balanço Social representa um demonstrativo capaz de evidenciar os recursos e as influências recebidas e transmitidas pelas entidades às comunidades com as quais se relacionam. Assim, o objetivo do trabalho é estudar os aspectos inerentes ao Balanço Social, buscando evidenciar a importância da demonstração para a gestão das organizações e a prestação de contas aos stakeholders, como uma ferramenta de marketing. Os procedimentos metodológicos adotados consistem de pesquisa exploratória realizada por meio de pesquisa documental de uma fundação universitária, e a abordagem do problema é qualitativa. Os resultados, a partir dos dados coletados, permitiram identificar um posicionamento convergente para alguns aspectos, como a inserção comunitária da instituição, o papel fundamental que desempenha na melhoria da qualidade de vida da população regional, a difusão da arte e da cultura, a qualificação dos recursos humanos e o processo de desenvolvimento regional sustentável. O presente artigo demostra a utilização do balanço social vistas a responsabilidade social de uma Universidade do norte do RS como ferramenta de marketing demonstrado no Balanço Social com as características das instituições de ensino superior de caráter comunitário, no intuito de demonstrar a dimensão social dessas entidades e contribuir no processo de gestão das responsabilidades sociais decorrentes da razão de sua existência e atuação. |
id |
UFSC_f9683bb28c29c28302732e9b63e927fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136235 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETINGO Balanço Social representa um demonstrativo capaz de evidenciar os recursos e as influências recebidas e transmitidas pelas entidades às comunidades com as quais se relacionam. Assim, o objetivo do trabalho é estudar os aspectos inerentes ao Balanço Social, buscando evidenciar a importância da demonstração para a gestão das organizações e a prestação de contas aos stakeholders, como uma ferramenta de marketing. Os procedimentos metodológicos adotados consistem de pesquisa exploratória realizada por meio de pesquisa documental de uma fundação universitária, e a abordagem do problema é qualitativa. Os resultados, a partir dos dados coletados, permitiram identificar um posicionamento convergente para alguns aspectos, como a inserção comunitária da instituição, o papel fundamental que desempenha na melhoria da qualidade de vida da população regional, a difusão da arte e da cultura, a qualificação dos recursos humanos e o processo de desenvolvimento regional sustentável. O presente artigo demostra a utilização do balanço social vistas a responsabilidade social de uma Universidade do norte do RS como ferramenta de marketing demonstrado no Balanço Social com as características das instituições de ensino superior de caráter comunitário, no intuito de demonstrar a dimensão social dessas entidades e contribuir no processo de gestão das responsabilidades sociais decorrentes da razão de sua existência e atuação.INPEAU/UFSC2015-11-05T12:19:04Z2015-11-05T12:19:04Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136235PALMEIRAS, JENIFER DE BRUMSGARI, ROSANISZILAGYI, CARLOS LEONARDO SGARIporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T12:19:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136235Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T12:19:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING |
title |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING |
spellingShingle |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING PALMEIRAS, JENIFER DE BRUM |
title_short |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING |
title_full |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING |
title_fullStr |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING |
title_full_unstemmed |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING |
title_sort |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM IES: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE USADA COMO FERRAMENTA DE MARKETING |
author |
PALMEIRAS, JENIFER DE BRUM |
author_facet |
PALMEIRAS, JENIFER DE BRUM SGARI, ROSANI SZILAGYI, CARLOS LEONARDO SGARI |
author_role |
author |
author2 |
SGARI, ROSANI SZILAGYI, CARLOS LEONARDO SGARI |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PALMEIRAS, JENIFER DE BRUM SGARI, ROSANI SZILAGYI, CARLOS LEONARDO SGARI |
description |
O Balanço Social representa um demonstrativo capaz de evidenciar os recursos e as influências recebidas e transmitidas pelas entidades às comunidades com as quais se relacionam. Assim, o objetivo do trabalho é estudar os aspectos inerentes ao Balanço Social, buscando evidenciar a importância da demonstração para a gestão das organizações e a prestação de contas aos stakeholders, como uma ferramenta de marketing. Os procedimentos metodológicos adotados consistem de pesquisa exploratória realizada por meio de pesquisa documental de uma fundação universitária, e a abordagem do problema é qualitativa. Os resultados, a partir dos dados coletados, permitiram identificar um posicionamento convergente para alguns aspectos, como a inserção comunitária da instituição, o papel fundamental que desempenha na melhoria da qualidade de vida da população regional, a difusão da arte e da cultura, a qualificação dos recursos humanos e o processo de desenvolvimento regional sustentável. O presente artigo demostra a utilização do balanço social vistas a responsabilidade social de uma Universidade do norte do RS como ferramenta de marketing demonstrado no Balanço Social com as características das instituições de ensino superior de caráter comunitário, no intuito de demonstrar a dimensão social dessas entidades e contribuir no processo de gestão das responsabilidades sociais decorrentes da razão de sua existência e atuação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05T12:19:04Z 2015-11-05T12:19:04Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136235 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652331154145281 |