Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogo |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/279 |
Resumo: | Este artigo discute as competências necessárias para um Coordenador de Curso na percepção de 11 diretores, 31 coordenadores 134 professores e 24 funcionários da Universidade de Passo Fundo, Campus Central. Foram mensurados o grau de importância das diferentes competências para o exercício da função. A pesquisa iniciou com uma etapa exploratória qualitativa, para identificação e definição das competências necessárias, e outra etapa descritiva e quantitativa, em que se mensurou o grau de atendimento às competências requeridas para o cargo.Tem, com isso, uma abordagem mista. Utilizou-se o anagrama CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para classificar as competências identificadas. As percepções indicam que o conhecimento dos regramentos, instrumentos e planos institucionais é fundamental para o exercício do cargo. Destacam a habilidade de tomar decisões como a mais importante com exceção do grupo e professores que ficou em último lugar no grau de importância. Por outro lado ética não foi a atitude mais importante para exercer a função de coordenador, na percepção dos coordenadores, diretores e professores, somente os funcionários a destacaram como mais importante, para os demais, essa atitude ficou em segundo lugar, após responsabilidade e iniciativa. Palavras-chave: Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária. |
id |
UNILASALLE-5_93414705d9fbbf1e15edae7f4eea77eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/279 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-5 |
network_name_str |
Revista Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IESMultidisciplinar; EducaçãoCompetências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão UniversitáriaEste artigo discute as competências necessárias para um Coordenador de Curso na percepção de 11 diretores, 31 coordenadores 134 professores e 24 funcionários da Universidade de Passo Fundo, Campus Central. Foram mensurados o grau de importância das diferentes competências para o exercício da função. A pesquisa iniciou com uma etapa exploratória qualitativa, para identificação e definição das competências necessárias, e outra etapa descritiva e quantitativa, em que se mensurou o grau de atendimento às competências requeridas para o cargo.Tem, com isso, uma abordagem mista. Utilizou-se o anagrama CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para classificar as competências identificadas. As percepções indicam que o conhecimento dos regramentos, instrumentos e planos institucionais é fundamental para o exercício do cargo. Destacam a habilidade de tomar decisões como a mais importante com exceção do grupo e professores que ficou em último lugar no grau de importância. Por outro lado ética não foi a atitude mais importante para exercer a função de coordenador, na percepção dos coordenadores, diretores e professores, somente os funcionários a destacaram como mais importante, para os demais, essa atitude ficou em segundo lugar, após responsabilidade e iniciativa. Palavras-chave: Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasPalmeiras, Jenifer de BrumSzilagyi, Rosani Sgari2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/27910.18316/279Diálogo; n. 20 (2012); p. 49-762238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/279/261info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:09:47Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/279Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:09:47Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES |
title |
Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES |
spellingShingle |
Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES Palmeiras, Jenifer de Brum Multidisciplinar; Educação Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária |
title_short |
Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES |
title_full |
Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES |
title_fullStr |
Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES |
title_full_unstemmed |
Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES |
title_sort |
Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES |
author |
Palmeiras, Jenifer de Brum |
author_facet |
Palmeiras, Jenifer de Brum Szilagyi, Rosani Sgari |
author_role |
author |
author2 |
Szilagyi, Rosani Sgari |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeiras, Jenifer de Brum Szilagyi, Rosani Sgari |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multidisciplinar; Educação Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária |
topic |
Multidisciplinar; Educação Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária |
description |
Este artigo discute as competências necessárias para um Coordenador de Curso na percepção de 11 diretores, 31 coordenadores 134 professores e 24 funcionários da Universidade de Passo Fundo, Campus Central. Foram mensurados o grau de importância das diferentes competências para o exercício da função. A pesquisa iniciou com uma etapa exploratória qualitativa, para identificação e definição das competências necessárias, e outra etapa descritiva e quantitativa, em que se mensurou o grau de atendimento às competências requeridas para o cargo.Tem, com isso, uma abordagem mista. Utilizou-se o anagrama CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para classificar as competências identificadas. As percepções indicam que o conhecimento dos regramentos, instrumentos e planos institucionais é fundamental para o exercício do cargo. Destacam a habilidade de tomar decisões como a mais importante com exceção do grupo e professores que ficou em último lugar no grau de importância. Por outro lado ética não foi a atitude mais importante para exercer a função de coordenador, na percepção dos coordenadores, diretores e professores, somente os funcionários a destacaram como mais importante, para os demais, essa atitude ficou em segundo lugar, após responsabilidade e iniciativa. Palavras-chave: Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/279 10.18316/279 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/279 |
identifier_str_mv |
10.18316/279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/279/261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogo; n. 20 (2012); p. 49-76 2238-9024 1519-3640 reponame:Revista Diálogo instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Diálogo |
collection |
Revista Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1824495582295621632 |