Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeiras, Jenifer de Brum
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Szilagyi, Rosani Sgari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/279
Resumo: Este artigo discute as competências necessárias para um Coordenador de Curso na percepção de 11 diretores, 31 coordenadores 134 professores e 24 funcionários da Universidade de Passo Fundo, Campus Central. Foram mensurados o grau de importância das diferentes competências para o exercício da função. A pesquisa iniciou com uma etapa exploratória qualitativa, para identificação e definição das competências necessárias, e outra etapa descritiva e quantitativa, em que se mensurou o grau de atendimento às competências requeridas para o cargo.Tem, com isso, uma abordagem mista. Utilizou-se o anagrama CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para classificar as competências identificadas. As percepções indicam que o conhecimento dos regramentos, instrumentos e planos institucionais é fundamental para o exercício do cargo. Destacam a habilidade de tomar decisões como a mais importante com exceção do grupo e professores que ficou em último lugar no grau de importância. Por outro lado ética não foi a atitude mais importante para exercer a função de coordenador, na percepção dos coordenadores, diretores e professores, somente os funcionários a destacaram como mais importante, para os demais, essa atitude ficou em segundo lugar, após responsabilidade e iniciativa. Palavras-chave: Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária.
id UNILASALLE-5_93414705d9fbbf1e15edae7f4eea77eb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/279
network_acronym_str UNILASALLE-5
network_name_str Revista Diálogo
repository_id_str
spelling Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IESMultidisciplinar; EducaçãoCompetências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão UniversitáriaEste artigo discute as competências necessárias para um Coordenador de Curso na percepção de 11 diretores, 31 coordenadores 134 professores e 24 funcionários da Universidade de Passo Fundo, Campus Central. Foram mensurados o grau de importância das diferentes competências para o exercício da função. A pesquisa iniciou com uma etapa exploratória qualitativa, para identificação e definição das competências necessárias, e outra etapa descritiva e quantitativa, em que se mensurou o grau de atendimento às competências requeridas para o cargo.Tem, com isso, uma abordagem mista. Utilizou-se o anagrama CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para classificar as competências identificadas. As percepções indicam que o conhecimento dos regramentos, instrumentos e planos institucionais é fundamental para o exercício do cargo. Destacam a habilidade de tomar decisões como a mais importante com exceção do grupo e professores que ficou em último lugar no grau de importância. Por outro lado ética não foi a atitude mais importante para exercer a função de coordenador, na percepção dos coordenadores, diretores e professores, somente os funcionários a destacaram como mais importante, para os demais, essa atitude ficou em segundo lugar, após responsabilidade e iniciativa. Palavras-chave: Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasPalmeiras, Jenifer de BrumSzilagyi, Rosani Sgari2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/27910.18316/279Diálogo; n. 20 (2012); p. 49-762238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/279/261info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:09:47Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/279Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:09:47Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv

Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES
title Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES
spellingShingle Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES
Palmeiras, Jenifer de Brum
Multidisciplinar; Educação
Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária
title_short Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES
title_full Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES
title_fullStr Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES
title_full_unstemmed Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES
title_sort Perfil e Competências necessários para um Coordenador de Curso na percepção dos Gestores e Funcionários de uma IES
author Palmeiras, Jenifer de Brum
author_facet Palmeiras, Jenifer de Brum
Szilagyi, Rosani Sgari
author_role author
author2 Szilagyi, Rosani Sgari
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeiras, Jenifer de Brum
Szilagyi, Rosani Sgari
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv Multidisciplinar; Educação
Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária
topic Multidisciplinar; Educação
Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária
description Este artigo discute as competências necessárias para um Coordenador de Curso na percepção de 11 diretores, 31 coordenadores 134 professores e 24 funcionários da Universidade de Passo Fundo, Campus Central. Foram mensurados o grau de importância das diferentes competências para o exercício da função. A pesquisa iniciou com uma etapa exploratória qualitativa, para identificação e definição das competências necessárias, e outra etapa descritiva e quantitativa, em que se mensurou o grau de atendimento às competências requeridas para o cargo.Tem, com isso, uma abordagem mista. Utilizou-se o anagrama CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para classificar as competências identificadas. As percepções indicam que o conhecimento dos regramentos, instrumentos e planos institucionais é fundamental para o exercício do cargo. Destacam a habilidade de tomar decisões como a mais importante com exceção do grupo e professores que ficou em último lugar no grau de importância. Por outro lado ética não foi a atitude mais importante para exercer a função de coordenador, na percepção dos coordenadores, diretores e professores, somente os funcionários a destacaram como mais importante, para os demais, essa atitude ficou em segundo lugar, após responsabilidade e iniciativa. Palavras-chave: Competências e perfil; Coordenador de Curso; Gestão Universitária.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-20
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/279
10.18316/279
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/279
identifier_str_mv 10.18316/279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/279/261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Diálogo; n. 20 (2012); p. 49-76
2238-9024
1519-3640
reponame:Revista Diálogo
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Diálogo
collection Revista Diálogo
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165933349470208