Matemática, Gênero e Diversidade na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia Junior, Osmar da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173753
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_f99c74292226afbbb0933c51c55599d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173753
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Matemática, Gênero e Diversidade na EscolaMatemática. Gênero. Diversidade. EscolaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.A desigualdade entre os gêneros sempre foi para o pesquisador uma barreira a ser ultrapassada. Os freqüentes e instigantes questionamentos feitos por minha esposa e filha contribuíram para uma melhor percepção dentro e fora da escola. Despreparado para lidar com toda a diversidade escolar e sentindo uma urgente necessidade de buscar conhecimento, sem noção do que tudo se tratava, uma amiga e professora Rosane de Oliveira Schmauch comentou sobre a especialização de Gênero e Diversidade na Escola ofertada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Embora já trabalhasse algumas questões relacionadas a gênero principalmente nas intervenções nos desentendimentos entre os alunos, jamais poderia imaginar a significância que a especialização poderia lhe proporcionar. Através desta especialização percebi que o insuficiente conhecimento, a falta de metodologias específicas e o pouco desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para os docentes de matemática no tocante a abordagem das questões de Gênero e Diversidade na Escola continuam sendo um intolerante ato de omissão. Através de algumas práticas pedagógicas procuro mostrar que as questões relacionadas à Gênero e Diversidade na Escola poderão ser facilmente inseridas no planejamento escolar de forma eficaz. A desconstrução e as reflexões são necessárias na abordagem aos ataques de Gênero e Diversidade na Escola. Compreender e se fazer compreender de que costurar também é coisa de homem bem como a matemática é coisa de mulher e fazer com que os alunos e professores observem que fácil foi imaginar, extremamente difícil foi vivenciar e gratificante é compartilhar, são exemplos de que os questionamentos trazidos pelos próprios alunos poderão ser um grande aliado ao desenvolvimento das temáticas. Não se pode mais fazer de conta de que as questões de gênero não afetam o rendimento escolar dos alunos, e em especial das alunas. A omissão nos torna responsável por estes intolerantes atos.Cabral, Carla GiovanaUniversidade Federal de Santa CatarinaMaia Junior, Osmar da2017-02-24T22:12:41Z2017-02-24T22:12:41Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173753porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-24T22:12:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173753Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-24T22:12:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática, Gênero e Diversidade na Escola
title Matemática, Gênero e Diversidade na Escola
spellingShingle Matemática, Gênero e Diversidade na Escola
Maia Junior, Osmar da
Matemática. Gênero. Diversidade. Escola
title_short Matemática, Gênero e Diversidade na Escola
title_full Matemática, Gênero e Diversidade na Escola
title_fullStr Matemática, Gênero e Diversidade na Escola
title_full_unstemmed Matemática, Gênero e Diversidade na Escola
title_sort Matemática, Gênero e Diversidade na Escola
author Maia Junior, Osmar da
author_facet Maia Junior, Osmar da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Carla Giovana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia Junior, Osmar da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática. Gênero. Diversidade. Escola
topic Matemática. Gênero. Diversidade. Escola
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-24T22:12:41Z
2017-02-24T22:12:41Z
2017-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173753
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652211336511488