Framework conceitual de elementos da mídia digital MOOC: tecnologia pedagógica com ênfase em videoaula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luciana Dornbusch
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208066
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
id UFSC_faa5feefb2a9c7b3bafe940641029db8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208066
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLopes, Luciana DornbuschSousa, Richard Perassi Luiz deFialho, Francisco Antonio Pereira2020-04-02T21:40:53Z2020-04-02T21:40:53Z2019368157https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208066Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.Este é um estudo dos cursos abertos online (Massive Open Online Course- MOOC) no processo de ensino-aprendizagem da modelagem de vestuário. A caracterização desta pesquisa foi de abordagem qualitativa do problema e natureza aplicada do conhecimento investigado e sistematizado na constituição de um framework conceitual. As etapas de pesquisa se deram por investigação exploratória, descritiva, aplicada e de campo, com procedimentos técnicos metodológicos de pesquisa em fontes bibliográficas e documentais. O objetivo inicial foi organizar graficamente os recursos didático-tecnológicos da mídia digital massiva e aberta (MOOC), para serem aplicados no ensino-aprendizagem de modelagem de vestuário. Após a identificação e a planificação gráfica dos recursos didático-tecnológicos, houve a percepção das videoaulas, como os recursos mediadores mais completos e recorrentes no ensino-aprendizagem da modelagem de peças básicas de vestuário. Observou-se que os audiovisuais são recursos multimídia didaticamente eficientes, que podem ser postados na plataforma MOOC e assistidos por meio do acesso à rede digital Internet. Isso definiu a continuidade da pesquisa de doutoramento, sendo essa principalmente dedicada à indicação de elementos e aspectos da linguagem audiovisual, que foram considerados relevantes na produção de videoaulas. Para tanto, considerou-se também a necessidade de descrever e estudar os recursos de linguagem das videoaulas. Para cumprimento do objetivo geral de propor um framework conceitual da mídia digital MOOC, com ênfase nas videoaulas, como recursos audiovisuais dinâmicos mais completos e recorrentes, o desenvolvimento do estudo, foi realizado pelas seguintes etapas de pesquisa: (1) primeiramente, houve estudos exploratórios nas bases de dados digitais Scopus, Web of Knowledge e ERIC, para identificar e selecionar fontes e conceitos relacionados com ensino-aprendizagem de modelagem de vestuário em MOOCs; (2) em seguida, houve estudos teóricos continuados e também pesquisas a partir da ferramenta de busca Google, para identificar e selecionar fontes de pesquisa, incluindo exemplos práticos e abertos de ensino-aprendizagem de modelagem de vestuário online; (3) houve a observação detalhada do curso Bare Fashion MOOC, na plataforma digital The Fold; (4) foram também identificados e selecionados tutoriais e videoaulas a distância e de livre acesso, na plataforma digital Youtube e feitas observações e descrições de videoaulas, como o recurso mais completo e recorrente nos processos de ensino-aprendizagem da modelagem de vestuário. Como resultados do estudo, os elementos e aspectos identificados foram organizados de maneira gráfica e hierárquica, compondo o framework conceitual, com três dimensões ou elementos básicos e seus subitens: (I) Comunicação Didática; (II) Mídia Massiva , e (III) Educação Aberta . Também foram indicadas as articulações entre essas dimensões, caracterizando os elementos articulados: (A) Projeto Pedagógico ; (B) Conteúdos e Práticas Pedagógicas , e (C) Recursos Tecnológicos , acrescidos de detalhamento dos subitens dos audiovisuais. No estudo foram produzidas quatro pranchas gráficas: (1) a primeira com itens e subitens das dimensões ou dos elementos básicos; (2) a segunda com os itens e subitens das articulações ou dos elementos articulados; (3) a terceira prancha apresenta a estrutura geral do framework conceitual, e (4) a quarta enfatiza os elementos e aspectos das videoaulas, sendo que, no seu todo, o framework foi concebido considerando-se a plataforma MOOC-institucional TIM Tec.Abstract: The present study focuses on open online courses (Massive Open Online Course-MOOC) in the teaching and learning process of sewing patterns. This research can be characterized as applying a qualitative approach to the problem and the applied nature of the knowledge under investigation, leading to the systematization of a conceptual framework. The following steps were taken in the research: exploratory, descriptive, applied field investigation, with technical methodological research procedures in bibliographical and documental sources. The initial objective was to graphically organize the educational-technological digital media MOOC resources applied in the teaching of sewing patterns. After the identification and graphical planification of the resources, there was the perception of video lesson, as mediating, more complete, recurrent resources in the teaching of creating basic sewing patterns. It has been observed that the audiovisual resources are efficient and can be posted to MOOC platforms and watched online. This defined the continuity of the doctoral research, primarily dedicated to indicating the elements and aspects of audiovisual language that were considered relevant in producing the video lessons. To do so, the need to describe and study the language resources of the video lessons has been considered. In order to fulfill the main objective of proposing a conceptual framework of digital media MOOC, emphasizing video lessons, with more dynamic, complete, and recurrent audiovisual resources, the development of the study was conducted by the following steps: (1) firstly, exploratory studies were conducted in the digital databases Scopus, Web of Knowledge, and ERIC, in order to identify and select sources and concepts related to teaching sewing patterns in MOOCs; (2), then, continuous theoretical studies were conducted, as well as research using Google, to identify and select research sources, including practical and open examples of teaching sewing patterns online; (3) the online course Bare Fashion, in the digital platform The Fold, was carefully observed; (4) open video lessons and tutorials on YouTube were also identified and selected, and observations and descriptions were made about the video lessons as the most complete and recurrent resource in the teaching of sewing patterns. As a result of the study, the elements and aspects identified were organized in a graphic and hierarchical fashion, composing the conceptual framework, with three dimensions or basic elements and its subitems: (I) \"Didactic communication\"; (II) \"Massive Media\", and (III) \"Open Education\". Articulations between these dimensions were also indicated, characterizing such elements: (A) \"Pedagogical Project\"; (B) Content and Pedagogical Practices; and (C) \" Technological Resources\", alongside further details on audiovisual subitems. Four graphic sheets were produced in the present study: (1) the first one with the items and subitems of the dimensions or basic elements; (2) the second one with the items and subitems of the articulations of the articulated elements; (3) the third sheet presents the general structure of the conceptual framework, and (4) the fourth one emphasizes the elements and aspects of the video lessons so that, as a whole, the framework was conceived taking into account the MOOC-institucional TIM Tec platform.285 p.| il.porGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoTecnologia educacionalEnsino audiovisualMídia digitalFramework conceitual de elementos da mídia digital MOOC: tecnologia pedagógica com ênfase em videoaulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEGC0600-T.pdfPEGC0600-T.pdfapplication/pdf8110457https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/208066/-1/PEGC0600-T.pdfb7358b6b073200b71fe236bd1387b806MD5-1123456789/2080662020-04-02 18:40:53.486oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208066Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-02T21:40:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Framework conceitual de elementos da mídia digital MOOC: tecnologia pedagógica com ênfase em videoaula
title Framework conceitual de elementos da mídia digital MOOC: tecnologia pedagógica com ênfase em videoaula
spellingShingle Framework conceitual de elementos da mídia digital MOOC: tecnologia pedagógica com ênfase em videoaula
Lopes, Luciana Dornbusch
Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Tecnologia educacional
Ensino audiovisual
Mídia digital
title_short Framework conceitual de elementos da mídia digital MOOC: tecnologia pedagógica com ênfase em videoaula
title_full Framework conceitual de elementos da mídia digital MOOC: tecnologia pedagógica com ênfase em videoaula
title_fullStr Framework conceitual de elementos da mídia digital MOOC: tecnologia pedagógica com ênfase em videoaula
title_full_unstemmed Framework conceitual de elementos da mídia digital MOOC: tecnologia pedagógica com ênfase em videoaula
title_sort Framework conceitual de elementos da mídia digital MOOC: tecnologia pedagógica com ênfase em videoaula
author Lopes, Luciana Dornbusch
author_facet Lopes, Luciana Dornbusch
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luciana Dornbusch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Richard Perassi Luiz de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
contributor_str_mv Sousa, Richard Perassi Luiz de
Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Tecnologia educacional
Ensino audiovisual
Mídia digital
topic Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Tecnologia educacional
Ensino audiovisual
Mídia digital
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-02T21:40:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-02T21:40:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208066
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 368157
identifier_str_mv 368157
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 285 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/208066/-1/PEGC0600-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7358b6b073200b71fe236bd1387b806
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805009844928512