O ensino de jornalismo de dados: desafios e possibilidades
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234542 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2021. |
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O ensino de jornalismo de dados: desafios e possibilidadesJornalismoBases de dadosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2021.O Jornalismo de Dados (JD) é uma prática que envolve a apuração jornalística em bases de dados e exige do profissional o conhecimento de ferramentas e técnicas para realizar a coleta e a análise desses dados. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Jornalismo fica clara a necessidade de implantação na grade curricular de disciplinas que ampliem a atuação profissional em novos campos. Partindo do pressuposto de que o ensino do JD ainda é um campo pouco explorado por conta da sua relativa recenticidade enquanto disciplina, essa pesquisa, considerada aplicada, tem como objetivo mapear as dificuldades dos professores e como resultado apresenta um manual para facilitar o ensino de Jornalismo de Dados. Adota-se o método de triangulação, caracterizado pela combinação de mais de uma fonte ou métodos de coleta qualitativos e quantitativos. O processo metodológico envolve a coleta de grades curriculares de cursos de Jornalismo de todo o Brasil; o mapeamento de instituições que oferecem essa disciplina ou similar; a aplicação de questionário com professores e profissionais da área. As análises mostram os temas em comum apresentados nas ementas; as concepções divergentes entre professores e profissionais da área; os desafios que os professores encontram para o ensino de JD. Ao final, em estrutura de manual, no formato pergunta e resposta, apresenta-se uma primeira versão de um guia para o ensino de Jornalismo de Dados.Abstract: Data Journalism (JD) is a practice that involves investigating journalistic databases and requires the professional to know tools and techniques to perform the collection and analysis of these data. In the National Curriculum Guidelines (NCG) for the Journalism course, it is clear the need to implement disciplines in the curriculum that expand professional performance in new fields. Assuming that the teaching of JD is still a little explored field due to its relative recentness as a discipline, this research, considered applied, aims to map the difficulties of teachers and as a result presents a manual to facilitate the teaching of Journalism of Data. The triangulation method is adopted, characterized by the combination of more than one source or qualitative and quantitative collection methods. The methodological process involves the collection of curriculum schedules for Journalism courses throughout Brazil; mapping institutions that offer this discipline or similar; the application of a questionnaire with teachers and professionals in the field. The analyzes show the common themes presented on the menus; the divergent conceptions between professors and professionals in the area; the challenges that teachers face for teaching JD. At the end, in a manual structure, in question-and-answer format, a first version of a guide for teaching Data Journalism is presented.Paulino, Rita de Cássia RomeiroUniversidade Federal de Santa CatarinaVentura, Mariane Pires2022-05-19T14:39:56Z2022-05-19T14:39:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis249 p.| il., gráfs.application/pdf374504https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234542porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:39:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234542Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:39:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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