Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Simone D`Avila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186609
Resumo: O tema da inclusão escolar tem sido o mais abordado nos debates contemporâneos na área de Educação Especial. A preocupação com o modelo praticado, bem como a problemática da formação específica, seja ela inicial ou continuada é alvo de vários debates, publicações e pesquisas. No tocante a educação de surdos, o número de pesquisas realizadas, tem se mostrado insuficiente, principalmente no que tange a abordagem do conceito de bilinguismo. O foco deste estudo é discutir tais concepções a partir do entendimento do professor da sala de recursos multifuncionais. Assim como, analisar o seu papel e suas práticas com alunos surdos incluídos. O lócus da investigação foi uma escola da rede pública de ensino, localizada no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Participaram desta pesquisa uma professora de sala de recursos multifuncionais, um professor de Língua Portuguesa, um intérprete educacional de LIBRAS, duas professoras de classes bilíngues para surdos e dois assistentes educacionais. Como referencial teórico utilizamos à perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (1998), dando ênfase a subjetividade presente no processo de constituição do conceito de bilinguismo por parte dos participantes deste estudo.Para a realização da investigação optamos pela pesquisa qualitativa com abordagem metodológica fundamentada no estudo de caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos e a entrevista semiestruturada. Na análise dos dados extraímos três categorias: educação e bilinguismo, organização e atendimento da sala de recursos multifuncionais e formação profissional. A análise revelou que esta rede de ensino apresenta uma boa organização no que concerne a implementação da política federal para a escolarização de alunos surdos. Destacamos também o potencial do funcionamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) acerca da compreensão do papel de todos os envolvidos. No entanto, evidenciamos que as concepções sobre os conceitos relacionados ao bilinguismo apresentadas pelos participantes da pesquisa ainda encontra-se em processo de construção, o que muitas vezes leva a interpretação equivocada dos mesmos em relação a escola e a educação bilíngue.
id UFSC_fc6e3f94094540b8a38707d8454e24a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186609
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJSurdezBilinguismoAtendimento educacional especializadoO tema da inclusão escolar tem sido o mais abordado nos debates contemporâneos na área de Educação Especial. A preocupação com o modelo praticado, bem como a problemática da formação específica, seja ela inicial ou continuada é alvo de vários debates, publicações e pesquisas. No tocante a educação de surdos, o número de pesquisas realizadas, tem se mostrado insuficiente, principalmente no que tange a abordagem do conceito de bilinguismo. O foco deste estudo é discutir tais concepções a partir do entendimento do professor da sala de recursos multifuncionais. Assim como, analisar o seu papel e suas práticas com alunos surdos incluídos. O lócus da investigação foi uma escola da rede pública de ensino, localizada no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Participaram desta pesquisa uma professora de sala de recursos multifuncionais, um professor de Língua Portuguesa, um intérprete educacional de LIBRAS, duas professoras de classes bilíngues para surdos e dois assistentes educacionais. Como referencial teórico utilizamos à perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (1998), dando ênfase a subjetividade presente no processo de constituição do conceito de bilinguismo por parte dos participantes deste estudo.Para a realização da investigação optamos pela pesquisa qualitativa com abordagem metodológica fundamentada no estudo de caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos e a entrevista semiestruturada. Na análise dos dados extraímos três categorias: educação e bilinguismo, organização e atendimento da sala de recursos multifuncionais e formação profissional. A análise revelou que esta rede de ensino apresenta uma boa organização no que concerne a implementação da política federal para a escolarização de alunos surdos. Destacamos também o potencial do funcionamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) acerca da compreensão do papel de todos os envolvidos. No entanto, evidenciamos que as concepções sobre os conceitos relacionados ao bilinguismo apresentadas pelos participantes da pesquisa ainda encontra-se em processo de construção, o que muitas vezes leva a interpretação equivocada dos mesmos em relação a escola e a educação bilíngue.UFRRJ2018-05-28T02:24:15Z2018-05-28T02:24:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Simone D'Avila. Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e demandas populares). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientadora: Márcia Denise Pletschhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186609ALMEIDA, Simone D`Avilaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-28T02:24:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186609Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-28T02:24:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ
title Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ
spellingShingle Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ
ALMEIDA, Simone D`Avila
Surdez
Bilinguismo
Atendimento educacional especializado
title_short Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ
title_full Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ
title_fullStr Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ
title_sort Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ
author ALMEIDA, Simone D`Avila
author_facet ALMEIDA, Simone D`Avila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Simone D`Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Bilinguismo
Atendimento educacional especializado
topic Surdez
Bilinguismo
Atendimento educacional especializado
description O tema da inclusão escolar tem sido o mais abordado nos debates contemporâneos na área de Educação Especial. A preocupação com o modelo praticado, bem como a problemática da formação específica, seja ela inicial ou continuada é alvo de vários debates, publicações e pesquisas. No tocante a educação de surdos, o número de pesquisas realizadas, tem se mostrado insuficiente, principalmente no que tange a abordagem do conceito de bilinguismo. O foco deste estudo é discutir tais concepções a partir do entendimento do professor da sala de recursos multifuncionais. Assim como, analisar o seu papel e suas práticas com alunos surdos incluídos. O lócus da investigação foi uma escola da rede pública de ensino, localizada no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Participaram desta pesquisa uma professora de sala de recursos multifuncionais, um professor de Língua Portuguesa, um intérprete educacional de LIBRAS, duas professoras de classes bilíngues para surdos e dois assistentes educacionais. Como referencial teórico utilizamos à perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (1998), dando ênfase a subjetividade presente no processo de constituição do conceito de bilinguismo por parte dos participantes deste estudo.Para a realização da investigação optamos pela pesquisa qualitativa com abordagem metodológica fundamentada no estudo de caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos e a entrevista semiestruturada. Na análise dos dados extraímos três categorias: educação e bilinguismo, organização e atendimento da sala de recursos multifuncionais e formação profissional. A análise revelou que esta rede de ensino apresenta uma boa organização no que concerne a implementação da política federal para a escolarização de alunos surdos. Destacamos também o potencial do funcionamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) acerca da compreensão do papel de todos os envolvidos. No entanto, evidenciamos que as concepções sobre os conceitos relacionados ao bilinguismo apresentadas pelos participantes da pesquisa ainda encontra-se em processo de construção, o que muitas vezes leva a interpretação equivocada dos mesmos em relação a escola e a educação bilíngue.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-05-28T02:24:15Z
2018-05-28T02:24:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Simone D'Avila. Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e demandas populares). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientadora: Márcia Denise Pletsch
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186609
identifier_str_mv ALMEIDA, Simone D'Avila. Atendimento educacional especializado: análise das concepções de bilinguismo por profissionais da Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e demandas populares). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientadora: Márcia Denise Pletsch
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRRJ
publisher.none.fl_str_mv UFRRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652297730785280