PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
DOI: | 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.38-57 |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5614 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo evidenciar os saberes presentes nos registros escolares de alunos que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desenvolveu-se um quadro teórico com alguns entendimentos sobre os conceitos de poder e saber, bem como o funcionamento da inclusão escolar na legislação. Para orientar este estudo, tomou-se a cartografia como inspiração, definindo-se duas pistas/instrumentos. Esses se constituíram do caderno de anotações e dos registros escolares normativos. O caderno de anotações identificou um documento de produção escolar que foi de encontro com todos os documentos oficiais buscados. Essa produção ganhou o contorno de saber produzido pela escola, sendo denominada Saberes Curriculares de um Currículo Adaptado. Nos registros escolares normativos, encontraram-se termos/expressões que identificavam o indivíduo com necessidades educativas especiais. A partir desses registros, foi possível identificar vestígios de saberes psicológicos e médicos, os quais foram denominados noções de um saber psicológico e noções de um saber médico. A produção desta cartografia, a partir dos registros do caderno de anotações e dos registros normativos da escola, evidenciou três saberes que se fizeram constantemente presentes. Tais saberes conectam-se o tempo inteiro. Entretanto, um deles - o saber curricular de um currículo adaptado -, para poder funcionar, precisa de outros dois – as noções de um saber psicológico e as noções de um saber médico. |
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PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOAtendimento Educacional EspecializadoCartografiaInclusãoO presente estudo tem por objetivo evidenciar os saberes presentes nos registros escolares de alunos que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desenvolveu-se um quadro teórico com alguns entendimentos sobre os conceitos de poder e saber, bem como o funcionamento da inclusão escolar na legislação. Para orientar este estudo, tomou-se a cartografia como inspiração, definindo-se duas pistas/instrumentos. Esses se constituíram do caderno de anotações e dos registros escolares normativos. O caderno de anotações identificou um documento de produção escolar que foi de encontro com todos os documentos oficiais buscados. Essa produção ganhou o contorno de saber produzido pela escola, sendo denominada Saberes Curriculares de um Currículo Adaptado. Nos registros escolares normativos, encontraram-se termos/expressões que identificavam o indivíduo com necessidades educativas especiais. A partir desses registros, foi possível identificar vestígios de saberes psicológicos e médicos, os quais foram denominados noções de um saber psicológico e noções de um saber médico. A produção desta cartografia, a partir dos registros do caderno de anotações e dos registros normativos da escola, evidenciou três saberes que se fizeram constantemente presentes. Tais saberes conectam-se o tempo inteiro. Entretanto, um deles - o saber curricular de um currículo adaptado -, para poder funcionar, precisa de outros dois – as noções de um saber psicológico e as noções de um saber médico.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/561410.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.38-57Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 3 (2018): Educação Especial; 38-572177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5614/3690Copyright (c) 2018 Carla Beatris Valentini, Roniele Belusso, Sônia Regina da Luz Matoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessValentini, Carla BeatrisBelusso, RonieleMatos, Sônia Regina da Luz2020-09-05T02:14:29Zoai:ojs.192.168.5.50:article/5614Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:14:29Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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