Ser tutor: percepções de sua prática na EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiller, Jéssica
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94756
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
id UFSC_fca043c37c31bd69d56dfdad8cf4fb6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94756
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ser tutor: percepções de sua prática na EADEducação científica e tecnológicaPreceptoresEnsino a distanciaTecnologia da informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011Este trabalho consiste em uma investigação sobre a atuação do tutor em um curso de licenciatura na modalidade a distância. O referencial teórico ancora-se na discussão sobre a educação a distância, tendo como pressuposto a mídia-educação. Analisa os principais marcos legais para a educação a distância no Brasil. Para fundamentar nossa compreensão sobre o papel do tutor, dialogamos com alguns referenciais teóricos sobre a docência e suas relações com a tecnologia. O estudo de caso e a análise textual discursiva formam a base da metodologia utilizada ao longo do estudo. A pesquisa empírica procurou compreender como os tutores do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Santa Catarina percebem o seu trabalho e como o trabalho deles é percebido pelos professores. Para a análise dos documentos oficiais e das entrevistas semiestruturadas foram elaboradas, a partir do referencial teórico, quatro categorias que representam diferentes formas de atuação do tutor: Professor Coletivo, Professor do Fragmento, Professor de Script de Autoria Alheia e Professor Administrativo. Os resultados apontam para a atuação do tutor como educador, exercendo uma docência com especificidades diferentes daquelas exercidas pela docência presencial. A partir do curso analisado, infere-se que os tutores polo tendem a se afastar do papel docente e se aproximar do de auxiliar administrativo. Já os tutores a distância possuem práticas que os aproximam da docência, além de perceberem seu caráter coletivo. A transformação do conceito Professor Coletivo para a prática de atuação dos tutores mostra-se parcialmente tangível e sinaliza para a busca de um novo entendimento sobre a docência, que se caracteriza pelo espírito coletivo.This work consists of an investigation about the role of the tutor in an undergraduate distance course. The theoretical framework is anchored in the discussion about distance education, with the assumption of media education. Also the research analyzes the main legal frameworks for distance education in Brazil. To support our understanding of the role of tutor we dialogue with some theoretical frameworks on teaching and their relationship with technology. The case study and the discursive textual analysis form the basis of the methodology used throughout the study. The empirical research sought to understand how the tutors of the Teacher Formation Course in Physics from the Universidade Federal de Santa Catarina perceive their work and how their work is noticed by professors. For the analysis of the official documents and the semi-structured interviews four categories were developed from the theoretical framework, which represent different ways of acting of the tutors: Collective Professor, Professor of the Fragment, Professor of Alien Authorship Script and Administrative Professor. The results point to the role of the tutor as an educator, performing a specific kind of teaching different from that exercised by classroom professors. From the current analysis, it appears that the pole tutors tend to move away from the teaching role and approach to the administrative assistant role. By the other hand, distance tutors have teaching practices, and realize their collective character. The transformation of the Collective Professor concept to practice activities of tutors was partially tangible and signals to the search for a new understanding of teaching, which is characterized by the collective spirit.Florianópolis, SCSouza, Carlos AlbertoCruz, Sônia Maria Silva Corrêa de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaSchiller, Jéssica2012-10-25T15:37:03Z2012-10-25T15:37:03Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 p.| tabs.application/pdf296712http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94756porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T09:28:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94756Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T09:28:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser tutor: percepções de sua prática na EAD
title Ser tutor: percepções de sua prática na EAD
spellingShingle Ser tutor: percepções de sua prática na EAD
Schiller, Jéssica
Educação científica e tecnológica
Preceptores
Ensino a distancia
Tecnologia da informação
title_short Ser tutor: percepções de sua prática na EAD
title_full Ser tutor: percepções de sua prática na EAD
title_fullStr Ser tutor: percepções de sua prática na EAD
title_full_unstemmed Ser tutor: percepções de sua prática na EAD
title_sort Ser tutor: percepções de sua prática na EAD
author Schiller, Jéssica
author_facet Schiller, Jéssica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Carlos Alberto
Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiller, Jéssica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Preceptores
Ensino a distancia
Tecnologia da informação
topic Educação científica e tecnológica
Preceptores
Ensino a distancia
Tecnologia da informação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-25T15:37:03Z
2012-10-25T15:37:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 296712
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94756
identifier_str_mv 296712
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 p.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652365606158336