Gestão do conhecimento: um estudo organizacional a partir das relações complexas na administração da produção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99463 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
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Gestão do conhecimento: um estudo organizacional a partir das relações complexas na administração da produçãoAdministraçãoAdministração da produçãoGestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.A entrada no novo milênio marca a passagem da era industrial para a era do conhecimento, na qual a verdadeira vantagem competitiva se dará por meio da geração do conhecimento que permitirá a manutenção do potencial inovador das organizações. Com base nesta premissa, esta pesquisa buscou realizar um estudo organizacional da Administração da Produção, tendo como foco diagnosticar a gestão do conhecimento numa organização industrial com base em quatro modos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. A coleta dos dados foi feita por meio da ferramenta de diagnóstico das relações complexas na Administração da Produção, desenvolvida pelo NIEPC (Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos). Algumas adaptações desta ferramenta de diagnóstico fizeram-se necessárias para que a sua aplicação viabilizasse o diagnóstico da gestão do conhecimento na empresa pesquisada. Assim, a pesquisa evidenciou falhas no processo de Internalização, ou seja, há falhas na transferência do conhecimento ao colaborador e na facilitação do acesso à informação. Desta maneira, os resultados da pesquisa permitiram dar uma contribuição prática à organização pesquisada, por meio da sugestão de planos de ação que visam à melhoria dos pontos fracos diagnosticados na gestão do conhecimento da organização.The new millennium brings the shift from the industrial era to the knowledge era, when competitiveness will be based on the creation of a new knowledge, which will allow the maintenance of the organizational innovative potential. It is because of this idea that this research aimed to show an organizational study of the Production Management, in order to diagnose the knowledge management based on four knowledge conversion modes: Socialization, Externalization, Combination and Internalization. The research was made by using the Production Management complex relations diagnose tool, developed by the Production and Costs Management Interdisciplinary Field of Study (NIEPC). Some adaptations of this diagnostic tool were necessary in order to make possible the diagnosis of the knowledge management in the researched organization. The research revealed flaws in the process of Internalization. It means that there are gaps in transfering knowledge to the workers, as well as there are gaps when it comes to their access to information. Thus, the survey results have provided a practical contribution to the researched organization by suggesting action plans that aim to improve the weaknesses diagnosed in the knowledge management process in the organization.FlorianópolisErdmann, Rolf HermannUniversidade Federal de Santa CatarinaGoldacker, Fabiano2013-03-04T20:40:25Z2013-03-04T20:40:25Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis302 p.| il., grafs.application/pdf301281http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99463porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:25:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99463Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:25:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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