Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Lenon da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166817
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
id UFSC_fd77d91b22db027e1a7f37f4461a2594
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166817
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de FísicaFísicaEnsino de FísicaAeronavegaçãoExperimentaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO No ensino de física é de fácil percepção o desinteresse dos alunos pela forma como os conteúdos normalmente são apresentados, bem como a sua dificuldade de compreender as relações matemáticas utilizadas no ensino de física nas escolas brasileiras. Em vista disso, há uma incessante busca por meios que incentivem os alunos a se apropriarem dos conhecimentos físicos de forma a relacioná-los com o mundo à sua volta. Esse trabalho propõe uma abordagem diferenciada para o ensino de física que alia um tema de importante relevância para a sociedade, a aviação, com uma apresentação matemática simples e objetiva. Além disso, alinha-se com a Lei de Diretrizes e Base da educação Brasileira, que preconiza o estímulo à compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos através da associação da teoria com a prática no ensino de todas as disciplinas. Palavras-chave: Ensino de Física. Aeronavegação. Experimentação.ABSTRACT In physics teaching it is easy to realize the lack of interest of students by how the contents are usually presented, as well as their difficulty in understanding mathematical relationships used in physics education in Brazilian schools. Therefore, there is a constant search for ways to encourage students to take ownership of physical knowledge in order to relate them to the surrounding world. This paper proposes a differentiated approach to physical education that combines a major important issue for society, aviation, with a simple and objective mathematical presentation. Moreover, it aligns with the Law of Guidelines and Basis of Brazilian education, which calls for the encouragement of understanding the scientific and technological foundations of production processes through the association of theory with practice in the teaching of all subjects. Keywords: Physics Teaching. Air navigation. Experimentation.Silva, Nelson Canzian daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Guilherme Lenon da2016-08-23T20:05:04Z2016-08-23T20:05:04Z2016-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 páginasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166817porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-23T20:05:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166817Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-23T20:05:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física
title Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física
spellingShingle Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física
Silva, Guilherme Lenon da
Física
Ensino de Física
Aeronavegação
Experimentação
title_short Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física
title_full Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física
title_fullStr Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física
title_full_unstemmed Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física
title_sort Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física
author Silva, Guilherme Lenon da
author_facet Silva, Guilherme Lenon da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Nelson Canzian da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme Lenon da
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Ensino de Física
Aeronavegação
Experimentação
topic Física
Ensino de Física
Aeronavegação
Experimentação
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-23T20:05:04Z
2016-08-23T20:05:04Z
2016-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166817
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 páginas
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652182416785408