Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166817 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
id |
UFSC_fd77d91b22db027e1a7f37f4461a2594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166817 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de FísicaFísicaEnsino de FísicaAeronavegaçãoExperimentaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO No ensino de física é de fácil percepção o desinteresse dos alunos pela forma como os conteúdos normalmente são apresentados, bem como a sua dificuldade de compreender as relações matemáticas utilizadas no ensino de física nas escolas brasileiras. Em vista disso, há uma incessante busca por meios que incentivem os alunos a se apropriarem dos conhecimentos físicos de forma a relacioná-los com o mundo à sua volta. Esse trabalho propõe uma abordagem diferenciada para o ensino de física que alia um tema de importante relevância para a sociedade, a aviação, com uma apresentação matemática simples e objetiva. Além disso, alinha-se com a Lei de Diretrizes e Base da educação Brasileira, que preconiza o estímulo à compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos através da associação da teoria com a prática no ensino de todas as disciplinas. Palavras-chave: Ensino de Física. Aeronavegação. Experimentação.ABSTRACT In physics teaching it is easy to realize the lack of interest of students by how the contents are usually presented, as well as their difficulty in understanding mathematical relationships used in physics education in Brazilian schools. Therefore, there is a constant search for ways to encourage students to take ownership of physical knowledge in order to relate them to the surrounding world. This paper proposes a differentiated approach to physical education that combines a major important issue for society, aviation, with a simple and objective mathematical presentation. Moreover, it aligns with the Law of Guidelines and Basis of Brazilian education, which calls for the encouragement of understanding the scientific and technological foundations of production processes through the association of theory with practice in the teaching of all subjects. Keywords: Physics Teaching. Air navigation. Experimentation.Silva, Nelson Canzian daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Guilherme Lenon da2016-08-23T20:05:04Z2016-08-23T20:05:04Z2016-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 páginasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166817porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-23T20:05:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166817Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-23T20:05:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física |
title |
Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física |
spellingShingle |
Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física Silva, Guilherme Lenon da Física Ensino de Física Aeronavegação Experimentação |
title_short |
Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física |
title_full |
Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física |
title_fullStr |
Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física |
title_sort |
Navegação aeroespacial: uma sequência didática diferenciada para o ensino de Física |
author |
Silva, Guilherme Lenon da |
author_facet |
Silva, Guilherme Lenon da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Nelson Canzian da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Guilherme Lenon da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Ensino de Física Aeronavegação Experimentação |
topic |
Física Ensino de Física Aeronavegação Experimentação |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-23T20:05:04Z 2016-08-23T20:05:04Z 2016-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166817 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
54 páginas application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652182416785408 |