Cohesion and coherence in undergraduate student's academic writing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostini, Andréia Veríssimo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136323
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.
id UFSC_fdb3b477a029a9f7a33691e4c4d341ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136323
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cohesion and coherence in undergraduate student's academic writingLingua inglesaEstudo e ensinoEscritaCoesão (Linguística)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.Abstract : The aim of this study was to investigate undergraduate students' perceptions of cohesion and coherence as well as their ability to write cohesive and coherent texts according to the frameworks of Halliday and Hasan (1976) and Charolles (1978). Students at intermediate level from the Letters Course majoring in English answered a questionnaire designed to investigate their knowledge about the subject. Forty-five essays written when the participants attended the 4th, 5th and 6th semesters were analyzed - comparison-contrast, cause-effect, and argumentative essays. All students were able to define cohesion and coherence according to the specialized literature and used cohesion devices properly. However, many of them revealed some difficulty in writing coherent texts. Charolles (1978) assumes that a cohesive and coherent text should meet four meta-rules - repetition, development, non-contradiction, and relationship. By using his framework to evaluate coherence, it was evident that almost half of the students violated at least one of those requirements, especially non-contradiction, an aspect that could be explored in writing pedagogy through activities that foster student?s reflections. Considering that previous studies pointed to many problems in the written production of Brazilian students in their native language, related to all meta-rules of coherence proposed by Charolles (1978), the results of this research are significantly better: the performance of the students who participated in the present study, writing in ESL, is considerably higher. Even though the results of this research indicate that the teaching of writing has become more efficient to help students in overcoming their difficulties, coherence continues to be a fuzzy concept for ESL students (Lee, 2002).<br>O objetivo deste estudo é investigar a percepção de coesão e coerência de universitários, assim como suas habilidades em redigir textos coesos e coerentes de acordo com os padrões definidos por Halliday e Hasan (1976) e Charolles (1978). Estudantes de nível intermediário do Curso de Letras Inglês responderam a um questionário que visa a investigar seus conhecimentos sobre o tema. Além disso, foram analisadas 45 redações de três tipos - textos comparativos, causaefeito e argumentativos - por eles escritas durante a 4ª, 5ª e 6ª fase da graduação. De forma geral, os estudantes definiram coesão e coerência em consonância com a literatura especializada e utilizaram as ferramentas de coesão apropriadamente; entretanto, muitos revelaram alguma dificuldade em redigir textos coerentes. Considerando o conceito de Charolles (1978), o qual afirma que textos coesos e coerentes devem respeitar quatro regras - repetição, desenvolvimento, não-contradição e congruência  , verificou-se que quase metade dos estudantes violou ao menos um desses requisitos, especialmente a não-contradição, aspecto que poderia ser mais explorado no ensino da escrita por meio de atividades que incentivem a reflexão. Em comparação com estudos anteriores, que apontaram vários problemas relacionados aos quatro requisitos de coerência propostos por Charolles (1978) na escrita de estudantes brasileiros em sua língua nativa, esta pesquisa obteve resultados significativamente melhores: o nível de dificuldade entre os participantes deste estudo, que escreveram em língua estrangeira, inglês, foi consideravelmente menor. Porém, apesar de, atualmente, o ensino da escrita auxiliar de forma mais satisfatória os estudantes, concluiu-se que a coerência ainda é um conceito difícil em ESL (Lee, 2002).Tomitch, Leda Maria BragaUniversidade Federal de Santa CatarinaAgostini, Andréia Veríssimo2015-11-10T03:07:14Z2015-11-10T03:07:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis237 p.| il., grafs., tabs.application/pdf335827https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136323engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T03:07:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136323Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-10T03:07:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cohesion and coherence in undergraduate student's academic writing
title Cohesion and coherence in undergraduate student's academic writing
spellingShingle Cohesion and coherence in undergraduate student's academic writing
Agostini, Andréia Veríssimo
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Escrita
Coesão (Linguística)
title_short Cohesion and coherence in undergraduate student's academic writing
title_full Cohesion and coherence in undergraduate student's academic writing
title_fullStr Cohesion and coherence in undergraduate student's academic writing
title_full_unstemmed Cohesion and coherence in undergraduate student's academic writing
title_sort Cohesion and coherence in undergraduate student's academic writing
author Agostini, Andréia Veríssimo
author_facet Agostini, Andréia Veríssimo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomitch, Leda Maria Braga
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostini, Andréia Veríssimo
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa
Estudo e ensino
Escrita
Coesão (Linguística)
topic Lingua inglesa
Estudo e ensino
Escrita
Coesão (Linguística)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-10T03:07:14Z
2015-11-10T03:07:14Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 335827
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136323
identifier_str_mv 335827
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136323
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 237 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652139211259904