A corpus-based study of connectors in student academic writing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matte, Marine Laísa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179593
Resumo: Este trabalho trata dos usos de conectores em um corpus composto por trabalhos escritos por estudantes brasileiros realizando seus estudos em universidades da Inglaterra (BrAWE). O objetivo é analisar de que forma esses usos se diferenciam daqueles realizados por um grupo de estudantes que receberam notas elevadas em universidades britânicas (BAWE). Conectores são importantes porque atuam como um dos mecanismos linguísticos que conferem coesão ao texto. O trabalho conta com referenciais teóricos da Linguística de Corpus, de Inglês para Fins Acadêmicos e de conectores. Os resultados indicam que há uma diferença significativa nos usos dos conectores nos corpora estudados, bem como uma tendência de uso excessivo desses elementos linguísticos que expressam ideias de adição por parte dos estudantes brasileiros. Essa pesquisa revela a importância de estudos baseados em corpus, uma vez que se tem evidências de produção da língua, o que auxilia na criação de materiais pedagógicos para a sala de aula de inglês acadêmico.
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spelling Matte, Marine LaísaSarmento, Simone2018-06-20T02:30:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/179593001067985Este trabalho trata dos usos de conectores em um corpus composto por trabalhos escritos por estudantes brasileiros realizando seus estudos em universidades da Inglaterra (BrAWE). O objetivo é analisar de que forma esses usos se diferenciam daqueles realizados por um grupo de estudantes que receberam notas elevadas em universidades britânicas (BAWE). Conectores são importantes porque atuam como um dos mecanismos linguísticos que conferem coesão ao texto. O trabalho conta com referenciais teóricos da Linguística de Corpus, de Inglês para Fins Acadêmicos e de conectores. Os resultados indicam que há uma diferença significativa nos usos dos conectores nos corpora estudados, bem como uma tendência de uso excessivo desses elementos linguísticos que expressam ideias de adição por parte dos estudantes brasileiros. Essa pesquisa revela a importância de estudos baseados em corpus, uma vez que se tem evidências de produção da língua, o que auxilia na criação de materiais pedagógicos para a sala de aula de inglês acadêmico.This monograph is about the use of connectors in a corpus composed of assignments written by Brazilians studying in British universities (BrAWE) as compared to another corpus which comprises academic texts written by a group of students with high marks in British universities (BAWE). Connectors are important because they are one of the linguistic devices that provide cohesion to the text. This paper brings together theoretical assumptions from Corpus Linguistics, English for Academic Purposes and connectors. The results indicate that there is a statistically significant difference in the use of the entire range of connectors in the investigated corpora, with Brazilian students overusing connectors as a whole and, more specifically, connectors which express additional ideas. This research points to the importance of corpus-based studies as they provide evidences of language production and help in the creation of pedagogical material for academic English classrooms.application/pdfengLingüística de corpusCoesão textualLinguísticaCorpus LinguisticsEnglish for Academic PurposesConnectorsA corpus-based study of connectors in student academic writinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067985.pdf001067985.pdfTexto completo (inglês)application/pdf667479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179593/1/001067985.pdf87a3ade307ff5ed4292283b7d2837701MD51TEXT001067985.pdf.txt001067985.pdf.txtExtracted Texttext/plain58190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179593/2/001067985.pdf.txt1e5384804dae3e0b5735d51d6829feafMD5210183/1795932022-08-06 04:52:49.230581oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179593Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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