O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Thais Marcelino
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199673
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_fe34a594b812045e7d5d257a4ffa58fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199673
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação InfantilPolítica educacionalparceria público-privadaformação de professoresEducação Infantilorganismos multilateraisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este estudo discute o engajamento do setor privado na educação pública, investigando a atuação de redes promovidas pela Unesco tendo em vista compreender como influenciam a formação de docentes da Educação Infantil no Brasil. Adotando o materialismo histórico como referencial teórico, utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos, em especial os cadernos do programa Mesa Educadora para a Primeira Infância realizado em parceria da Unesco com a empresa Gerdau e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Essa iniciativa não é isolada. A Unesco financia o Proyecto Estrategico sobre Docentes en América Latina y el Caribe (PERDALC) que, em sua terceira etapa, dedica-se à elaboração de políticas para docentes da Educação Infantil. Pesquisou-se as recomendações do Perdalc priorizando as propostas para os docentes da Educação Infantil. Os experts que participam do projeto alegam que os professores precisam de uma formação “relevante” para assegurar que as crianças adquiram as habilidades “corretas” esperadas pelo mercado de trabalho. Recomendam que estes profissionais forneçam aos estudantes habilidades e competências – técnicas, atitudinais e sócio emocionais – necessárias ao bom desempenho no trabalho e na sociedade. Para analisar as estratégias da Unesco para implantação dessas políticas no Brasil, pesquisamos o website da Unesco-Brasil procurando identificar os programas e ações sobre Educação Infantil desenvolvidos no país. Evidenciamos que, em sintonia com as propostas do Perdalc para a região, os programas nacionais Mesa Educadora e Fundo do Milênio desenvolvem uma formação de professores “competentes”, que seja “eficaz”, fortaleça as competências “racionais” e técnicas, defendem uma base de conhecimentos comuns orientada por um quadro teórico que eles consideram relevante e propõem uma carreira docente orientada pelo desempenho individual. Concluímos que a Unesco influencia a formação de docentes da Educação Infantil no Brasil de vários modos: financiando redes, contratando experts que fazem pesquisa, organizam seminários, produzem documentos, conectam-se com outras redes nacionais de pesquisa, de empresários, disseminam as orientações da Unesco em eventos, redigem publicações científicas e manuais para a formação de professores no Brasil, visando reorientar suas condutas e práticas pedagógicas.Florianópolis, SCShiroma, Eneida OtoUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Thais Marcelino2019-08-07T14:30:51Z2019-08-07T14:30:51Z2016-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199673info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-07T14:30:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199673Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-07T14:30:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil
title O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil
spellingShingle O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil
Cunha, Thais Marcelino
Política educacional
parceria público-privada
formação de professores
Educação Infantil
organismos multilaterais
title_short O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil
title_full O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil
title_fullStr O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil
title_full_unstemmed O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil
title_sort O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil
author Cunha, Thais Marcelino
author_facet Cunha, Thais Marcelino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shiroma, Eneida Oto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Thais Marcelino
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
parceria público-privada
formação de professores
Educação Infantil
organismos multilaterais
topic Política educacional
parceria público-privada
formação de professores
Educação Infantil
organismos multilaterais
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-08
2019-08-07T14:30:51Z
2019-08-07T14:30:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199673
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652062113660928