O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199673 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_fe34a594b812045e7d5d257a4ffa58fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199673 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação InfantilPolítica educacionalparceria público-privadaformação de professoresEducação Infantilorganismos multilateraisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este estudo discute o engajamento do setor privado na educação pública, investigando a atuação de redes promovidas pela Unesco tendo em vista compreender como influenciam a formação de docentes da Educação Infantil no Brasil. Adotando o materialismo histórico como referencial teórico, utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos, em especial os cadernos do programa Mesa Educadora para a Primeira Infância realizado em parceria da Unesco com a empresa Gerdau e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Essa iniciativa não é isolada. A Unesco financia o Proyecto Estrategico sobre Docentes en América Latina y el Caribe (PERDALC) que, em sua terceira etapa, dedica-se à elaboração de políticas para docentes da Educação Infantil. Pesquisou-se as recomendações do Perdalc priorizando as propostas para os docentes da Educação Infantil. Os experts que participam do projeto alegam que os professores precisam de uma formação “relevante” para assegurar que as crianças adquiram as habilidades “corretas” esperadas pelo mercado de trabalho. Recomendam que estes profissionais forneçam aos estudantes habilidades e competências – técnicas, atitudinais e sócio emocionais – necessárias ao bom desempenho no trabalho e na sociedade. Para analisar as estratégias da Unesco para implantação dessas políticas no Brasil, pesquisamos o website da Unesco-Brasil procurando identificar os programas e ações sobre Educação Infantil desenvolvidos no país. Evidenciamos que, em sintonia com as propostas do Perdalc para a região, os programas nacionais Mesa Educadora e Fundo do Milênio desenvolvem uma formação de professores “competentes”, que seja “eficaz”, fortaleça as competências “racionais” e técnicas, defendem uma base de conhecimentos comuns orientada por um quadro teórico que eles consideram relevante e propõem uma carreira docente orientada pelo desempenho individual. Concluímos que a Unesco influencia a formação de docentes da Educação Infantil no Brasil de vários modos: financiando redes, contratando experts que fazem pesquisa, organizam seminários, produzem documentos, conectam-se com outras redes nacionais de pesquisa, de empresários, disseminam as orientações da Unesco em eventos, redigem publicações científicas e manuais para a formação de professores no Brasil, visando reorientar suas condutas e práticas pedagógicas.Florianópolis, SCShiroma, Eneida OtoUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Thais Marcelino2019-08-07T14:30:51Z2019-08-07T14:30:51Z2016-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199673info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-07T14:30:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199673Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-07T14:30:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil |
title |
O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil |
spellingShingle |
O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil Cunha, Thais Marcelino Política educacional parceria público-privada formação de professores Educação Infantil organismos multilaterais |
title_short |
O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil |
title_full |
O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil |
title_fullStr |
O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil |
title_sort |
O engajamento do setor privado na Educação Pública: redes UNESCO de políticas docentes para a Educação Infantil |
author |
Cunha, Thais Marcelino |
author_facet |
Cunha, Thais Marcelino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Shiroma, Eneida Oto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Thais Marcelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional parceria público-privada formação de professores Educação Infantil organismos multilaterais |
topic |
Política educacional parceria público-privada formação de professores Educação Infantil organismos multilaterais |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-08 2019-08-07T14:30:51Z 2019-08-07T14:30:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199673 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652062113660928 |