O impacto dos fatores família, escola e trabalho no sucesso escolar em Santa Catarina: um estudo a partir dos dados do Enem de 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos Rogério dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216447
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
id UFSC_fe7ad3dcd3de156ed64c99b6d4dffcc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216447
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O impacto dos fatores família, escola e trabalho no sucesso escolar em Santa Catarina: um estudo a partir dos dados do Enem de 2015EducaçãoRendimento escolarEducaçãoFamíliaEscolas públicasFracasso escolarTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.Pesquisas utilizando dados de larga escala têm adquirido cada vez mais notoriedade no cenário educacional contemporâneo. A partir dessas bases, é possível identificar os sujeitos sociais e suas biografias e percursos no sistema de ensino; em outras palavras, apontar fatores que contribuem para o sucesso ou fracasso escolar indicando, assim, elementos para avaliar ou reavaliar políticas educacionais. O presente estudo busca identificar fatores promotores de impacto no desempenho escolar entre os estudantes que participaram do ENEM. Derivando da clássica tese ?quem faz diferença? A escola ou a família??, reformulou-se um novo questionamento a partir do contexto do ENEM, isto é: o que faz diferença no desempenho dos estudantes: a família, a escola ou o trabalho? A pesquisa utiliza informações decorrentes do questionário do ENEM, preenchido por todos os candidatos. A pesquisa se concentrou na versão ENEM 2015, que teve 7.746.427 inscritos em âmbito nacional, e nos participantes de Santa Catarina (162.874). Foram realizados filtros: inscritos em Santa Catarina, com percurso escolar construído em escolas públicas, com pontuações calculadas para todas as disciplinas, e que tivessem concluído o Ensino Médio sem nunca estarem em situação de fracasso escolar (repetência, distorção idade-série e evasão escolar), totalizando uma amostra de 7.870 participantes. A partir das questões do questionário ENEM, divididas em blocos (perfil, escola, família e trabalho), foram processadas as medidas estatísticas (análise descritiva, análise fatorial e análise de regressão estatística) para explicar o peso das variáveis independentes (escola, família e trabalho) sobre o desempenho (variável dependente) no exame do ENEM. Os resultados apontaram, em primeiro plano, o peso (negativo) da variável trabalho (ter trabalhado ou estar trabalhando) no desempenho do ENEM, assim como sexo, renda e raça/cor; fatores positivos ao desempenho que tiveram destaque foram possuir computador e acesso à internet; condições familiares, como escolaridade e ocupação dos pais tiveram pouca expressão, apesar de serem positivos. Do ponto de vista teórico e conceitual, foram resgatadas a história da Educação e as questões que analisam o fracasso escolar nas instâncias da Educação Básica, concentrando-se principalmente em conceitos de Pierre Bourdieu.Abstract: Research using large-scale data has acquired more and more notoriety in the contemporary educational scenario. From these bases it is possible to identify the social subjects and their biographies and paths in the education system; in other words, to point out factors that contribute to school success or failure, thus indicating elements to evaluate or reevaluate educational policies. This study seeks to identify factors that promote impact on school performance, among students who participated in ENEM. Deriving from the classic thesis ?who makes a difference? The school or the family? ?We reformulate a new question from the context of ENEM, that is: what makes a difference in the performance of students: family, school or work? The survey uses information from the ENEM questionnaire, completed by all candidates. We focused on the ENEM 2015 version, which had 7,746,427 subscribers nationwide, and participants from Santa Catarina (162,874). Filters were made: enrolled in Santa Catarina, with a school path built in public schools, with scores calculated for all subjects, and who had completed high school without ever being in school failure (repetition, age-grade distortion and school dropout) ), totaling a sample of 7. 870 participants. From the questions in the ENEM questionnaire, divided into blocks (profile, school, family and work), we processed statistical measures (descriptive analysis, factor analysis and statistical regression analysis) to explain the weight of the independent variables (school, family and work) on performance (dependent variable) in the ENEM exam. The results showed, in the foreground, the (negative) weight of the variable work (having worked or being working), in the performance of ENEM, as well as sex, income and race / color; positive performance factors that stood out were having a computer and internet access; family conditions, such as education and parents' occupation, had little expression, despite being positive. From the theoretical and conceptual point of view, we recover the history of Education and the questions that analyze school failure in the instances of Basic Education, focusing mainly on Pierre Bourdieu's concepts.2020Valle, Ione RibeiroSeibel, Erni JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Marcos Rogério dos2020-10-21T21:29:47Z2020-10-21T21:29:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis154 p. | il., gráfs., tabs.application/pdf370085https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216447porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:29:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216447Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:29:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos fatores família, escola e trabalho no sucesso escolar em Santa Catarina: um estudo a partir dos dados do Enem de 2015
title O impacto dos fatores família, escola e trabalho no sucesso escolar em Santa Catarina: um estudo a partir dos dados do Enem de 2015
spellingShingle O impacto dos fatores família, escola e trabalho no sucesso escolar em Santa Catarina: um estudo a partir dos dados do Enem de 2015
Santos, Marcos Rogério dos
Educação
Rendimento escolar
Educação
Família
Escolas públicas
Fracasso escolar
title_short O impacto dos fatores família, escola e trabalho no sucesso escolar em Santa Catarina: um estudo a partir dos dados do Enem de 2015
title_full O impacto dos fatores família, escola e trabalho no sucesso escolar em Santa Catarina: um estudo a partir dos dados do Enem de 2015
title_fullStr O impacto dos fatores família, escola e trabalho no sucesso escolar em Santa Catarina: um estudo a partir dos dados do Enem de 2015
title_full_unstemmed O impacto dos fatores família, escola e trabalho no sucesso escolar em Santa Catarina: um estudo a partir dos dados do Enem de 2015
title_sort O impacto dos fatores família, escola e trabalho no sucesso escolar em Santa Catarina: um estudo a partir dos dados do Enem de 2015
author Santos, Marcos Rogério dos
author_facet Santos, Marcos Rogério dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valle, Ione Ribeiro
Seibel, Erni José
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcos Rogério dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Rendimento escolar
Educação
Família
Escolas públicas
Fracasso escolar
topic Educação
Rendimento escolar
Educação
Família
Escolas públicas
Fracasso escolar
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:29:47Z
2020-10-21T21:29:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370085
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216447
identifier_str_mv 370085
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 154 p. | il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv 2020
publisher.none.fl_str_mv 2020
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651959833460736