METODOLOGIAS ATIVAS E O PROFESSOR EMPREENDEDOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182281 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia. |
id |
UFSC_fe899e1aebc5aaaea4fd9d36ffb793fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182281 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS E O PROFESSOR EMPREENDEDORMetodologias Ativas; Inovação; Ensino-aprendizagem; EmpreendedorismoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.Este artigo descreve conceitos sobre metodologias ativas, empreendedorismo e inovação, onde por meio da análise das respostas do questionário aplicado aos docentes do curso de pós- graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas da UFSC Campus Joinville, que ministram aulas na graduação e pós-graduação concomitantemente, buscar verificar a existência de características relacionadas ao empreendedorismo e inovação no processo de ensino-aprendizagem aos discentes. Através do questionário aplicado, buscou-se verificar se os professores que ministram aulas na graduação e pós-graduação conhecem ou utilizam o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) como ferramenta de desenvolvimento da didática de ensino das universidades visto que busca através de Metodologias Ativas problematizar situações reais e fictícias para serem analisadas e respondidas pelos discentes e se fazem avaliação de seus próprios métodos de ensino procurando levar todos os envolvidos à construção do conhecimento. Perceber se através das respostas recebidas há integração e comprometimento para o desenvolvimento dos agentes envolvidos no âmbito da universidade, docentes, discentes e técnico-administrativos de Ensino.Joinville, SCGarcia, Janaina Renata GarciaUniversidade Federal de Santa CatarinaBeux, Elisângela Dagostini2017-12-15T11:39:56Z2017-12-15T11:39:56Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182281porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T11:39:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182281Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-15T11:39:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS E O PROFESSOR EMPREENDEDOR |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS E O PROFESSOR EMPREENDEDOR |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS E O PROFESSOR EMPREENDEDOR Beux, Elisângela Dagostini Metodologias Ativas; Inovação; Ensino-aprendizagem; Empreendedorismo |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS E O PROFESSOR EMPREENDEDOR |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS E O PROFESSOR EMPREENDEDOR |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS E O PROFESSOR EMPREENDEDOR |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS E O PROFESSOR EMPREENDEDOR |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS E O PROFESSOR EMPREENDEDOR |
author |
Beux, Elisângela Dagostini |
author_facet |
Beux, Elisângela Dagostini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Janaina Renata Garcia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beux, Elisângela Dagostini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas; Inovação; Ensino-aprendizagem; Empreendedorismo |
topic |
Metodologias Ativas; Inovação; Ensino-aprendizagem; Empreendedorismo |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15T11:39:56Z 2017-12-15T11:39:56Z 2017-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182281 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652074357882880 |