Análise comparativa de metodologias para identificação de segmentos críticos em rodovias rurais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215427 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2019. |
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Análise comparativa de metodologias para identificação de segmentos críticos em rodovias ruraisEngenharia de transportesSistemas de transportesEstradasRodoviasEstradas ruraisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2019.A temática abordada nesse trabalho é a Segurança Viária. Uma vez que não é possível eliminar por completo os números de óbitos e feridos decorrentes de acidentes de trânsito, se faz necessário estudá-los para melhor compreensão de algumas de suas características. Sendo assim, este trabalho objetiva estudar diferentes metodologias para identificar os locais críticos de ocorrência de acidentes de trânsito em rodovias rurais. Para isso, o trabalho identifica as metodologias usadas em âmbito nacional e também as presentes na literatura acadêmica, aplicando 3 delas em um estudo de caso de um segmento da BR-116, em Santa Catarina ? Brasil. Com a aplicação da metodologia reativa proposta por DNIT, da metodologia preditiva iRAP e da metodologia reativa de Potencial de Aproveitamento Financeiro, foi possível observar se havia correlação entre elas no que tange a identificação de segmentos críticos em rodovias rurais. Para isso, foi utilizada a Técnica de Correlação de Postos de Spearman, correlacionando as metodologias estudadas, par a par. Os resultados obtidos demonstraram que a metodologia proposta por DNIT não é correlacionada com a metodologia iRAP quando se analisa de forma generalizada e de acordo com o ambiente ou com o tipo de relevo, porém, isso ocorre com a metodologia de Potencial de Aproveitamento Financeiro quando se analisa de forma geral, por tipo de ambiente e na maioria dos tipos de relevo. Além disso, conseguiu-se correlacionar a metodologia iRAP e a metodologia de Potencial de Aproveitamento Financeiro em quase todas as situações analisadas, porém, exceto quando o relevo é do tipo plano. Por fim, os resultados obtidos de correlação entre metodologias estudadas indicam que comparar uma metodologia de viés preditivo com outra de viés reativo não necessariamente indica os mesmos segmentos de rodovias como críticos. Isso é corroborado por estudos estatísticos nacionais de trânsito em que a maioria dos acidentes de trânsito em rodovias são causados por fatores humanos em relação àqueles causados por fator veicular ou fator via.Abstract: Road Safety is addressed in this Master?s Thesis. Since it is not possible to reduce to zero the number of fatalities and casualties due to traffic crashes, it is necessary to study it aiming to better understand some of their characteristics. Therefore, this thesis aims to study distinct methodologies to identify black spots in rural highways. In order to achieve it, this research identifies which are the methodologies used nationally and also presented in the literature. Three of them are applied in a study case of a rural road segment of the national Brazilian highway BR-116, located in the state of Santa Catarina. With the application of the responsive methodology proposed by DNIT, the predictive one iRAP and the responsive one called Safety Potential, it was possible to evaluate if there was some correlation between them in terms of identifying black spots in rural highways. For this reason, the Spearman Correlation was used to evaluate each pairs of the methodologies studied. The results showed that the methodology proposed by DNIT is not correlated to iRAP in a general way and regarding specifically to the land use and to the type of relief. However, the methodology proposed by DNIT is correlated to the Safety Potential in a general way, regarding to land use and most of types of relief. Moreover, it was possible to correlate iRAP methodology to Safety Potential in almost every studied situation, except in road segments that its relief was considered flat. In conclusion, the results suggest that correlating a responsive methodology to a predictive one may not necessarily identify the same road segments as critical. This is also corroborated by traffic crashes Brazilian reports, that shows that the majority of the traffic crashes occurred in highways was caused by human factors instead of those caused by vehicles or highway factors.Destri Junior, JorgeUniversidade Federal de Santa CatarinaPianezzer, Tiago Augusto2020-10-21T21:16:28Z2020-10-21T21:16:28Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis165 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369779https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215427porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:16:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215427Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:16:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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