A competência informacional e as redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Jaqueline
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127310
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
id UFSC_ff8e25e419711a1b37227ae2d60243a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/127310
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A competência informacional e as redes sociaisCompetência InformacionalCompetência em InformaçãoInformation LiteracyRedes SociaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.Esta pesquisa trata da Competência Informacional dos dirigentes de bibliotecas de ensino superior que utilizam as redes sociais na relação com os usuários. Tem como objetivo geral analisar o uso das redes sociais pelos dirigentes de bibliotecas de ensino superior quanto às habilidades a compor a Competência Informacional deste profissional. E os objetivos específicos buscam caracterizar o processo de desenvolvimento da Competência Informacional e as redes sociais, segundo a literatura; mapear o uso das redes sociais pelos dirigentes de bibliotecas de ensino superior de Santa Catarina e caracterizar o uso das redes sociais pelos dirigentes das bibliotecas de ensino superior quanto ao desenvolvimento de habilidades para a Competência Informacional. A pesquisa aqui desenvolvida tem abordagem quantitativa com alguns aspectos qualitativos, no que se refere à análise e interpretação dos resultados. É também uma pesquisa descritiva e se caracteriza como pesquisa de levantamento. A população escolhida para a realização dessa pesquisa foi composta pelas bibliotecas de ensino superior do Estado de Santa Catarina credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Quanto à amostra esta foi composta por 42 bibliotecas, escolhidas por terem respondido ao instrumento de coleta de dados - um questionário. O questionário foi composto por sete perguntas as quais atenderam os objetivos específicos. Os resultados supõem que os bibliotecários de bibliotecas de ensino superior de Santa Catarina ainda deixam a desejar quanto à iniciativa do desenvolvimento de novas habilidades para a Competência Informacional deste grupo de indivíduos. Conclui-se que a pesquisa pode ter desdobramentos ainda maiores, investigando-se outras questões aqui não abordadas, tais como, a formação destes profissionais quanto às redes sociais. Desta forma, sugerimos aos próximos estudos que investiguem mais detalhadamente os profissionais da informação, a fim de identificar as reais habilidades que devem compor a Competência Informacional de um indivíduo que lida com as ferramentas da Web.This research deals with the Information Literacy of the leaders of higher education libraries using social networks in relation to users. Has the general objective to analyze the use of social networks by managers of higher education libraries as the skills to compose this professional Information Literacy. And the specific objectives seek to characterize the process of development of Information Literacy and social networking, according to the literature; to map the use of social networks by managers of higher education libraries of Santa Catarina and to characterize the use of social networks by managers of higher education libraries for the development of information literacy skills. The research developed here has some quantitative approach with qualitative aspects, in relation to the analysis and interpretation of results. It is a descriptive study and characterized as survey research. The selected for this survey population was composed by libraries of higher learning in the state of Santa Catarina accredited by Ministry of Education (MEC). As for this sample was composed of 42 libraries chosen for having responded to the instrument of data collection - a questionnaire. The questionnaire consisted of seven questions which met the specific objectives. The results assume that the librarians of the higher education libraries of Santa Catarina still leave much to be desired for the initiative to develop new skills for Informational competence of this group of individuals. It is concluded that the research may have even greater ramifications, is investigating other questions not addressed here, such as the formation of these professionals regarding social networks. Thereby, we suggest future studies to investigate in more detail the information professionals in order to identify the real skills that should compose the Information Literacy of an individual dealing with Web tools.Florianópolis, SCVitorino, ElizeteUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardo, Jaqueline2014-12-10T22:03:07Z2014-12-10T22:03:07Z2014-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127310Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-10T22:03:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/127310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-12-10T22:03:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A competência informacional e as redes sociais
title A competência informacional e as redes sociais
spellingShingle A competência informacional e as redes sociais
Bernardo, Jaqueline
Competência Informacional
Competência em Informação
Information Literacy
Redes Sociais
title_short A competência informacional e as redes sociais
title_full A competência informacional e as redes sociais
title_fullStr A competência informacional e as redes sociais
title_full_unstemmed A competência informacional e as redes sociais
title_sort A competência informacional e as redes sociais
author Bernardo, Jaqueline
author_facet Bernardo, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vitorino, Elizete
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Informacional
Competência em Informação
Information Literacy
Redes Sociais
topic Competência Informacional
Competência em Informação
Information Literacy
Redes Sociais
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10T22:03:07Z
2014-12-10T22:03:07Z
2014-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127310
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652363220647936