A competência informacional na biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16029 |
Resumo: | Para auxiliar os usuários no que tange a busca pela informação, as bibliotecas utilizavam a educação de usuário. Porém, hoje esta atividade se encontra insuficiente para auxiliar o usuário. Competências mais abrangentes se tornaram necessárias no atual contexto da Sociedade da Informação e são chamadas Information Literacy, ou competência informacional, que é um processo de capacitação do usuário cidadão. Essas competências requerem o desenvolvimento de habilidades para o usuário buscar, avaliar e utilizar a informação com destreza, autonomia e eficácia. Trata-se de uma atividade importante na atualidade, que está ligada às tecnologias de informação e comunicação, no ambiente digital. O termo competência informacional está ainda em fase de consolidação no Brasil, mas é tema de constante discussão. A definição do termo se refere ao desenvolvimento de habilidades para os usuários se tornarem competentes em informação na Sociedade da Informação e está na essência do aprendizado ao longo da vida. Neste sentido, salienta-se a biblioteca escolar como um ambiente ideal e o bibliotecário como o educador ideal para lançar as bases do desenvolvimento da competência informacional nos usuários educandos, já que é neste ambiente que ele tem o primeiro contato formal com a necessidade informacional. Este estudo identifica as habilidades necessárias para o indivíduo competente em informação, apresenta a conceituação e definição do termo competência informacional, mostrando no que consiste esta prática. |
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Santos, Patrícia Barbosa de MouraBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2009-06-06T04:13:01Z2008http://hdl.handle.net/10183/16029000668024Para auxiliar os usuários no que tange a busca pela informação, as bibliotecas utilizavam a educação de usuário. Porém, hoje esta atividade se encontra insuficiente para auxiliar o usuário. Competências mais abrangentes se tornaram necessárias no atual contexto da Sociedade da Informação e são chamadas Information Literacy, ou competência informacional, que é um processo de capacitação do usuário cidadão. Essas competências requerem o desenvolvimento de habilidades para o usuário buscar, avaliar e utilizar a informação com destreza, autonomia e eficácia. Trata-se de uma atividade importante na atualidade, que está ligada às tecnologias de informação e comunicação, no ambiente digital. O termo competência informacional está ainda em fase de consolidação no Brasil, mas é tema de constante discussão. A definição do termo se refere ao desenvolvimento de habilidades para os usuários se tornarem competentes em informação na Sociedade da Informação e está na essência do aprendizado ao longo da vida. Neste sentido, salienta-se a biblioteca escolar como um ambiente ideal e o bibliotecário como o educador ideal para lançar as bases do desenvolvimento da competência informacional nos usuários educandos, já que é neste ambiente que ele tem o primeiro contato formal com a necessidade informacional. Este estudo identifica as habilidades necessárias para o indivíduo competente em informação, apresenta a conceituação e definição do termo competência informacional, mostrando no que consiste esta prática.To assist the users in the search for information, libraries have always attempted to enable their user through user education. However, this activity is considered insufficient today. Broader abilities have become necessary in the present context of Information Society and are called Information Literacy, which is a process to improve abilities in order to help the user become a more qualified citizen. This competence requires the development of abilities to search for, to evaluate and to use information autonomously, skilfully, and effectively. It is an important learning activity at present, connected to information technology, in the digital environment. The term used in Brazil for Information Literacy is still being disussed. The definition of the term relates to the development of abilities for users to become competent in information retrieval in the context of Information Society; it is also the essence of lifelong learning. School library is pointed out as the ideal environment, and the librarian as the ideal educator, to set the bases of the development of Information Literacy, once it is in this environment that students have the first formal contact with their informacional needs. This study identifies the necessary skills for the individual to become information litterate, presents the conceptualization and definition of the term Information Literacy, and what it really consists of.application/pdfporBiblioteca escolarAlfabetização informacionalCompetência informacionalSociedade da informaçãoInformation societySchool libraryInformation literacyA competência informacional na biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000668024.pdf.txt000668024.pdf.txtExtracted Texttext/plain115039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16029/2/000668024.pdf.txt4d4bd171590ce70b7ce1689f02ba01d4MD52ORIGINAL000668024.pdf000668024.pdfTexto completoapplication/pdf611013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16029/1/000668024.pdfa1c71cea117ff612587328bd920afcc2MD51THUMBNAIL000668024.pdf.jpg000668024.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16029/3/000668024.pdf.jpg261b5b5cb8e268c11562584ace8094d0MD5310183/160292018-10-05 08:53:49.384oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:53:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Para auxiliar os usuários no que tange a busca pela informação, as bibliotecas utilizavam a educação de usuário. Porém, hoje esta atividade se encontra insuficiente para auxiliar o usuário. Competências mais abrangentes se tornaram necessárias no atual contexto da Sociedade da Informação e são chamadas Information Literacy, ou competência informacional, que é um processo de capacitação do usuário cidadão. Essas competências requerem o desenvolvimento de habilidades para o usuário buscar, avaliar e utilizar a informação com destreza, autonomia e eficácia. Trata-se de uma atividade importante na atualidade, que está ligada às tecnologias de informação e comunicação, no ambiente digital. O termo competência informacional está ainda em fase de consolidação no Brasil, mas é tema de constante discussão. A definição do termo se refere ao desenvolvimento de habilidades para os usuários se tornarem competentes em informação na Sociedade da Informação e está na essência do aprendizado ao longo da vida. Neste sentido, salienta-se a biblioteca escolar como um ambiente ideal e o bibliotecário como o educador ideal para lançar as bases do desenvolvimento da competência informacional nos usuários educandos, já que é neste ambiente que ele tem o primeiro contato formal com a necessidade informacional. Este estudo identifica as habilidades necessárias para o indivíduo competente em informação, apresenta a conceituação e definição do termo competência informacional, mostrando no que consiste esta prática. |
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