A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37574 |
Resumo: | As discussões acerca da educação e da escola e suas práticas pedagógicas são objetivos de investigações há muitos anos. O processo de escolarização da população brasileira adquiriu diversos contornos e significados ao longo da história, resultando em políticas educacionais diversas. Compreende-se que a realidade atual da educação está com suas raízes históricas ativas. Nesse sentido o presente trabalho teve o intuito de fazer uma breve análise da evolução histórica da educação e da escola, do nascimento da educação formal enquanto prática pedagógica aos dias atuais da educação no Brasil. Para tanto, foram utilizados livros, capítulos de livros e artigos que versavam sobre o tema. Após uma análise crítica dos estudos, a discussão foi dividida nos seguintes tópicos: (a) Um pouco sobre a história da educação e da escola; (b) A escola nos dias atuais: Algo mudou?. Os resultados sugerem que houveram avanços no que diz respeito à educação de maneira geral. No entanto, a escola necessita reinventar-se diante da heterogeneidade de seus alunos e das mudanças sociais atuais. O intuito deste artigo não foi esgotar o tema, mas produzir uma reflexão críticas sobre a educação, escola e práticas pedagógicas. |
id |
UFSM-10_378efdb4ad21901798b7b4830b6ee1ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37574 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASILHistóriaEducaçãoAprendizagemAs discussões acerca da educação e da escola e suas práticas pedagógicas são objetivos de investigações há muitos anos. O processo de escolarização da população brasileira adquiriu diversos contornos e significados ao longo da história, resultando em políticas educacionais diversas. Compreende-se que a realidade atual da educação está com suas raízes históricas ativas. Nesse sentido o presente trabalho teve o intuito de fazer uma breve análise da evolução histórica da educação e da escola, do nascimento da educação formal enquanto prática pedagógica aos dias atuais da educação no Brasil. Para tanto, foram utilizados livros, capítulos de livros e artigos que versavam sobre o tema. Após uma análise crítica dos estudos, a discussão foi dividida nos seguintes tópicos: (a) Um pouco sobre a história da educação e da escola; (b) A escola nos dias atuais: Algo mudou?. Os resultados sugerem que houveram avanços no que diz respeito à educação de maneira geral. No entanto, a escola necessita reinventar-se diante da heterogeneidade de seus alunos e das mudanças sociais atuais. O intuito deste artigo não foi esgotar o tema, mas produzir uma reflexão críticas sobre a educação, escola e práticas pedagógicas.Universidade Federal de Santa Maria2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/3757410.5902/2317175837574Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020)2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37574/pdfCopyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessKujawa, Débora RitaMartins, Amilton Rodrigo de QuadrosPatias, Naiana Dapieve2021-02-10T04:07:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37574Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2021-02-10T04:07:19Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL |
title |
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL |
spellingShingle |
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL Kujawa, Débora Rita História Educação Aprendizagem |
title_short |
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL |
title_full |
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL |
title_fullStr |
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL |
title_sort |
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL |
author |
Kujawa, Débora Rita |
author_facet |
Kujawa, Débora Rita Martins, Amilton Rodrigo de Quadros Patias, Naiana Dapieve |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Amilton Rodrigo de Quadros Patias, Naiana Dapieve |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kujawa, Débora Rita Martins, Amilton Rodrigo de Quadros Patias, Naiana Dapieve |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Educação Aprendizagem |
topic |
História Educação Aprendizagem |
description |
As discussões acerca da educação e da escola e suas práticas pedagógicas são objetivos de investigações há muitos anos. O processo de escolarização da população brasileira adquiriu diversos contornos e significados ao longo da história, resultando em políticas educacionais diversas. Compreende-se que a realidade atual da educação está com suas raízes históricas ativas. Nesse sentido o presente trabalho teve o intuito de fazer uma breve análise da evolução histórica da educação e da escola, do nascimento da educação formal enquanto prática pedagógica aos dias atuais da educação no Brasil. Para tanto, foram utilizados livros, capítulos de livros e artigos que versavam sobre o tema. Após uma análise crítica dos estudos, a discussão foi dividida nos seguintes tópicos: (a) Um pouco sobre a história da educação e da escola; (b) A escola nos dias atuais: Algo mudou?. Os resultados sugerem que houveram avanços no que diz respeito à educação de maneira geral. No entanto, a escola necessita reinventar-se diante da heterogeneidade de seus alunos e das mudanças sociais atuais. O intuito deste artigo não foi esgotar o tema, mas produzir uma reflexão críticas sobre a educação, escola e práticas pedagógicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37574 10.5902/2317175837574 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37574 |
identifier_str_mv |
10.5902/2317175837574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37574/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020) 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944178588712961 |