A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kujawa, Débora Rita
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Amilton Rodrigo de Quadros, Patias, Naiana Dapieve
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37574
Resumo: As discussões acerca da educação e da escola e suas práticas pedagógicas são objetivos de investigações há muitos anos. O processo de escolarização da população brasileira adquiriu diversos contornos e significados ao longo da história, resultando em políticas educacionais diversas. Compreende-se que a realidade atual da educação está com suas raízes históricas ativas. Nesse sentido o presente trabalho teve o intuito de fazer uma breve análise da evolução histórica da educação e da escola, do nascimento da educação formal enquanto prática pedagógica aos dias atuais da educação no Brasil. Para tanto, foram utilizados livros, capítulos de livros e artigos que versavam sobre o tema. Após uma análise crítica dos estudos, a discussão foi dividida nos seguintes tópicos: (a) Um pouco sobre a história da educação e da escola; (b) A escola nos dias atuais: Algo mudou?. Os resultados sugerem que houveram avanços no que diz respeito à educação de maneira geral. No entanto, a escola necessita reinventar-se diante da heterogeneidade de seus alunos e das mudanças sociais atuais. O intuito deste artigo não foi esgotar o tema, mas produzir uma reflexão críticas sobre a educação, escola e práticas pedagógicas.
id UFSM-10_378efdb4ad21901798b7b4830b6ee1ee
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37574
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASILHistóriaEducaçãoAprendizagemAs discussões acerca da educação e da escola e suas práticas pedagógicas são objetivos de investigações há muitos anos. O processo de escolarização da população brasileira adquiriu diversos contornos e significados ao longo da história, resultando em políticas educacionais diversas. Compreende-se que a realidade atual da educação está com suas raízes históricas ativas. Nesse sentido o presente trabalho teve o intuito de fazer uma breve análise da evolução histórica da educação e da escola, do nascimento da educação formal enquanto prática pedagógica aos dias atuais da educação no Brasil. Para tanto, foram utilizados livros, capítulos de livros e artigos que versavam sobre o tema. Após uma análise crítica dos estudos, a discussão foi dividida nos seguintes tópicos: (a) Um pouco sobre a história da educação e da escola; (b) A escola nos dias atuais: Algo mudou?. Os resultados sugerem que houveram avanços no que diz respeito à educação de maneira geral. No entanto, a escola necessita reinventar-se diante da heterogeneidade de seus alunos e das mudanças sociais atuais. O intuito deste artigo não foi esgotar o tema, mas produzir uma reflexão críticas sobre a educação, escola e práticas pedagógicas.Universidade Federal de Santa Maria2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/3757410.5902/2317175837574Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020)2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37574/pdfCopyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessKujawa, Débora RitaMartins, Amilton Rodrigo de QuadrosPatias, Naiana Dapieve2021-02-10T04:07:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37574Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2021-02-10T04:07:19Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL
title A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL
spellingShingle A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL
Kujawa, Débora Rita
História
Educação
Aprendizagem
title_short A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL
title_full A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL
title_fullStr A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL
title_full_unstemmed A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL
title_sort A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL
author Kujawa, Débora Rita
author_facet Kujawa, Débora Rita
Martins, Amilton Rodrigo de Quadros
Patias, Naiana Dapieve
author_role author
author2 Martins, Amilton Rodrigo de Quadros
Patias, Naiana Dapieve
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kujawa, Débora Rita
Martins, Amilton Rodrigo de Quadros
Patias, Naiana Dapieve
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação
Aprendizagem
topic História
Educação
Aprendizagem
description As discussões acerca da educação e da escola e suas práticas pedagógicas são objetivos de investigações há muitos anos. O processo de escolarização da população brasileira adquiriu diversos contornos e significados ao longo da história, resultando em políticas educacionais diversas. Compreende-se que a realidade atual da educação está com suas raízes históricas ativas. Nesse sentido o presente trabalho teve o intuito de fazer uma breve análise da evolução histórica da educação e da escola, do nascimento da educação formal enquanto prática pedagógica aos dias atuais da educação no Brasil. Para tanto, foram utilizados livros, capítulos de livros e artigos que versavam sobre o tema. Após uma análise crítica dos estudos, a discussão foi dividida nos seguintes tópicos: (a) Um pouco sobre a história da educação e da escola; (b) A escola nos dias atuais: Algo mudou?. Os resultados sugerem que houveram avanços no que diz respeito à educação de maneira geral. No entanto, a escola necessita reinventar-se diante da heterogeneidade de seus alunos e das mudanças sociais atuais. O intuito deste artigo não foi esgotar o tema, mas produzir uma reflexão críticas sobre a educação, escola e práticas pedagógicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37574
10.5902/2317175837574
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37574
identifier_str_mv 10.5902/2317175837574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37574/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020)
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944178588712961