AS NARRATIVAS HISTORICAS VISUAIS COMO POSSIBLIDEDES INVESTIGATIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fronza, Marcelo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1812
Resumo: Neste artigo pretende-se investigar as ideias dos jovens estudantes da Educação Básica relativas ao conhecimento histórico com o objetivo de enfrentar a problemática que diz respeito à compreensão da complexidade das narrativas históricas audiovisuais, tais como as histórias em quadrinhos, os games, os filmes e sites da internet como, por exemplo, o YouTube, que abordam temas históricos, quando se pretende desenvolver a consciência histórica dos jovens do ensino fundamental e médio. Isso leva à pressuposição de que as fontes visuais, como o cinema, as histórias em quadrinhos, a internet e os games e jogos com temas históricos são formas de narrar que podem expressar e desenvolver a consciência histórica desses jovens alunos da Educação Básica brasileira (FRONZA, 2007, 2012; ARRUDA, 2009, 2011; ALFACE & MAGALHÃES, 2011; CARAMEZ, 2014; SCHMIDT, 2011; SOBANSKY et al, 2010). Essas narrativas históricas visuais permitem a investigação de como os jovens percebem, interpretam e se orientam no fluxo temporal entre o passado, o presente e as expectativas de futuro. Ao instigar a curiosidade dos estudantes, essas narrativas possibilitam que os jovens construam historicamente os seus posicionamentos políticos, estéticos, cognitivos e éticos perante os desafios que enfrentam em sua práxis vital (ABUD, 2003; BRANCO & PINHEIRO, 2006; LAGNY, 2012; MISKELL, 2011; NASCIMENTO, 2012).
id UNIR-2_8244c7bdd48be259bc53882ba3287f5f
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1812
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling AS NARRATIVAS HISTORICAS VISUAIS COMO POSSIBLIDEDES INVESTIGATIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICANarrativas históricas visuaisEducação HistóricaAprendizagem histórica dos jovens.Neste artigo pretende-se investigar as ideias dos jovens estudantes da Educação Básica relativas ao conhecimento histórico com o objetivo de enfrentar a problemática que diz respeito à compreensão da complexidade das narrativas históricas audiovisuais, tais como as histórias em quadrinhos, os games, os filmes e sites da internet como, por exemplo, o YouTube, que abordam temas históricos, quando se pretende desenvolver a consciência histórica dos jovens do ensino fundamental e médio. Isso leva à pressuposição de que as fontes visuais, como o cinema, as histórias em quadrinhos, a internet e os games e jogos com temas históricos são formas de narrar que podem expressar e desenvolver a consciência histórica desses jovens alunos da Educação Básica brasileira (FRONZA, 2007, 2012; ARRUDA, 2009, 2011; ALFACE & MAGALHÃES, 2011; CARAMEZ, 2014; SCHMIDT, 2011; SOBANSKY et al, 2010). Essas narrativas históricas visuais permitem a investigação de como os jovens percebem, interpretam e se orientam no fluxo temporal entre o passado, o presente e as expectativas de futuro. Ao instigar a curiosidade dos estudantes, essas narrativas possibilitam que os jovens construam historicamente os seus posicionamentos políticos, estéticos, cognitivos e éticos perante os desafios que enfrentam em sua práxis vital (ABUD, 2003; BRANCO & PINHEIRO, 2006; LAGNY, 2012; MISKELL, 2011; NASCIMENTO, 2012).PROPESQ2016-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1812Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 1 (2016): JAN-JUN/N.1/2016; 154-1741519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1812/1614Fronza, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-07T19:30:33Zoai:periodicos.unir.br:article/1812Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-03-07T19:30:33Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv AS NARRATIVAS HISTORICAS VISUAIS COMO POSSIBLIDEDES INVESTIGATIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
title AS NARRATIVAS HISTORICAS VISUAIS COMO POSSIBLIDEDES INVESTIGATIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
spellingShingle AS NARRATIVAS HISTORICAS VISUAIS COMO POSSIBLIDEDES INVESTIGATIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Fronza, Marcelo
Narrativas históricas visuais
Educação Histórica
Aprendizagem histórica dos jovens.
title_short AS NARRATIVAS HISTORICAS VISUAIS COMO POSSIBLIDEDES INVESTIGATIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
title_full AS NARRATIVAS HISTORICAS VISUAIS COMO POSSIBLIDEDES INVESTIGATIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
title_fullStr AS NARRATIVAS HISTORICAS VISUAIS COMO POSSIBLIDEDES INVESTIGATIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
title_full_unstemmed AS NARRATIVAS HISTORICAS VISUAIS COMO POSSIBLIDEDES INVESTIGATIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
title_sort AS NARRATIVAS HISTORICAS VISUAIS COMO POSSIBLIDEDES INVESTIGATIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
author Fronza, Marcelo
author_facet Fronza, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fronza, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas históricas visuais
Educação Histórica
Aprendizagem histórica dos jovens.
topic Narrativas históricas visuais
Educação Histórica
Aprendizagem histórica dos jovens.
description Neste artigo pretende-se investigar as ideias dos jovens estudantes da Educação Básica relativas ao conhecimento histórico com o objetivo de enfrentar a problemática que diz respeito à compreensão da complexidade das narrativas históricas audiovisuais, tais como as histórias em quadrinhos, os games, os filmes e sites da internet como, por exemplo, o YouTube, que abordam temas históricos, quando se pretende desenvolver a consciência histórica dos jovens do ensino fundamental e médio. Isso leva à pressuposição de que as fontes visuais, como o cinema, as histórias em quadrinhos, a internet e os games e jogos com temas históricos são formas de narrar que podem expressar e desenvolver a consciência histórica desses jovens alunos da Educação Básica brasileira (FRONZA, 2007, 2012; ARRUDA, 2009, 2011; ALFACE & MAGALHÃES, 2011; CARAMEZ, 2014; SCHMIDT, 2011; SOBANSKY et al, 2010). Essas narrativas históricas visuais permitem a investigação de como os jovens percebem, interpretam e se orientam no fluxo temporal entre o passado, o presente e as expectativas de futuro. Ao instigar a curiosidade dos estudantes, essas narrativas possibilitam que os jovens construam historicamente os seus posicionamentos políticos, estéticos, cognitivos e éticos perante os desafios que enfrentam em sua práxis vital (ABUD, 2003; BRANCO & PINHEIRO, 2006; LAGNY, 2012; MISKELL, 2011; NASCIMENTO, 2012).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1812
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1812/1614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 1 (2016): JAN-JUN/N.1/2016; 154-174
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450589315072