O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso Rainha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmolin, Aline Roes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1399
Resumo: A subordinação da cultura e dos meios de comunicação à lógica de consumo se consolidou no Brasil na década de 70. Vários fatores indicam que é neste momento que se dá o ingresso efetivo da comunicação de massa brasileira no modelo de Indústria Cultural, impulsionada por um amplo desenvolvimento na infra-estrutura do campo midiático, pela formação de um mercado consumidor e pelo contexto social da época. Em relação à imprensa, o fenômeno se verifica tanto nos grandes conglomerados de comunicação quanto em veículos regionais ou locais. Este é o caso de Rainha, revista católica do interior do Estado do Rio Grande do Sul, que sofre profunda reforma no período, refletindo a estruturação observada em escala maior. Nosso objetivo é descrever a estruturação do modelo de consumo de massa na mídia brasileira, exemplificado através da reforma em Rainha. O intuito desse trabalho é explicar, analisando capas de edições dos anos 70, como a revista transita do modelo católico-evangelizador para de cultura de massa.
id UFSM-10_6415c1fffb1d3d466a7891ed263f2de5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1399
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso RainhaImprensaIndústrias culturaisConsumo de massa A subordinação da cultura e dos meios de comunicação à lógica de consumo se consolidou no Brasil na década de 70. Vários fatores indicam que é neste momento que se dá o ingresso efetivo da comunicação de massa brasileira no modelo de Indústria Cultural, impulsionada por um amplo desenvolvimento na infra-estrutura do campo midiático, pela formação de um mercado consumidor e pelo contexto social da época. Em relação à imprensa, o fenômeno se verifica tanto nos grandes conglomerados de comunicação quanto em veículos regionais ou locais. Este é o caso de Rainha, revista católica do interior do Estado do Rio Grande do Sul, que sofre profunda reforma no período, refletindo a estruturação observada em escala maior. Nosso objetivo é descrever a estruturação do modelo de consumo de massa na mídia brasileira, exemplificado através da reforma em Rainha. O intuito desse trabalho é explicar, analisando capas de edições dos anos 70, como a revista transita do modelo católico-evangelizador para de cultura de massa.Universidade Federal de Santa Maria2010-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1399Revista Sociais e Humanas; v. 18 n. 2 (2005); 83-922317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1399/820Dalmolin, Aline Roesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:01:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1399Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:01:38Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso Rainha
title O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso Rainha
spellingShingle O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso Rainha
Dalmolin, Aline Roes
Imprensa
Indústrias culturais
Consumo de massa
title_short O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso Rainha
title_full O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso Rainha
title_fullStr O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso Rainha
title_full_unstemmed O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso Rainha
title_sort O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso Rainha
author Dalmolin, Aline Roes
author_facet Dalmolin, Aline Roes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmolin, Aline Roes
dc.subject.por.fl_str_mv Imprensa
Indústrias culturais
Consumo de massa
topic Imprensa
Indústrias culturais
Consumo de massa
description A subordinação da cultura e dos meios de comunicação à lógica de consumo se consolidou no Brasil na década de 70. Vários fatores indicam que é neste momento que se dá o ingresso efetivo da comunicação de massa brasileira no modelo de Indústria Cultural, impulsionada por um amplo desenvolvimento na infra-estrutura do campo midiático, pela formação de um mercado consumidor e pelo contexto social da época. Em relação à imprensa, o fenômeno se verifica tanto nos grandes conglomerados de comunicação quanto em veículos regionais ou locais. Este é o caso de Rainha, revista católica do interior do Estado do Rio Grande do Sul, que sofre profunda reforma no período, refletindo a estruturação observada em escala maior. Nosso objetivo é descrever a estruturação do modelo de consumo de massa na mídia brasileira, exemplificado através da reforma em Rainha. O intuito desse trabalho é explicar, analisando capas de edições dos anos 70, como a revista transita do modelo católico-evangelizador para de cultura de massa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1399
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1399/820
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 18 n. 2 (2005); 83-92
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177296867328