O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eckhardt, Maristela
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lemos, Antônio Carlos Freitas Vale de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/847
Resumo: O artigo aborda a questão das mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas nas rotinas dos serviços oferecidos pela Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o nível de conhecimento dos seus servidores em relação a elas. Para tanto, investigou-se o surgimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs), o cenário brasileiro e local, as Instituições Federais no Brasil e as bibliotecas universitárias e apresenta-se um histórico da UFSM e da BC com os serviços que ela oferece. Objetivando verificar o conhecimento dos servidores sobre a tecnologia utilizada, sua satisfação na realização do serviço e a necessidade de treinamento, aplicou-se um questionário a todos os servidores da BC. Constatou-se a necessidade de investir na aprendizagem por meio de uma educação continuada para atingir maior nível de satisfação entre os servidores.
id UFSM-10_6cb000a23474d6a35da2440b85c6a1e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/847
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOTecnologia da informação e comunicaçãoBiblioteca universitáriaUniversidade Federal de Santa Maria O artigo aborda a questão das mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas nas rotinas dos serviços oferecidos pela Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o nível de conhecimento dos seus servidores em relação a elas. Para tanto, investigou-se o surgimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs), o cenário brasileiro e local, as Instituições Federais no Brasil e as bibliotecas universitárias e apresenta-se um histórico da UFSM e da BC com os serviços que ela oferece. Objetivando verificar o conhecimento dos servidores sobre a tecnologia utilizada, sua satisfação na realização do serviço e a necessidade de treinamento, aplicou-se um questionário a todos os servidores da BC. Constatou-se a necessidade de investir na aprendizagem por meio de uma educação continuada para atingir maior nível de satisfação entre os servidores.Universidade Federal de Santa Maria2009-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/847Revista Sociais e Humanas; v. 20 (2007): EDIÇÃO ESPECIAL - Gestão Pública; 295-3122317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/847/583Eckhardt, MaristelaLemos, Antônio Carlos Freitas Vale deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:04:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/847Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:04:53Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
spellingShingle O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Eckhardt, Maristela
Tecnologia da informação e comunicação
Biblioteca universitária
Universidade Federal de Santa Maria
title_short O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_fullStr O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full_unstemmed O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_sort O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
author Eckhardt, Maristela
author_facet Eckhardt, Maristela
Lemos, Antônio Carlos Freitas Vale de
author_role author
author2 Lemos, Antônio Carlos Freitas Vale de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eckhardt, Maristela
Lemos, Antônio Carlos Freitas Vale de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação
Biblioteca universitária
Universidade Federal de Santa Maria
topic Tecnologia da informação e comunicação
Biblioteca universitária
Universidade Federal de Santa Maria
description O artigo aborda a questão das mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas nas rotinas dos serviços oferecidos pela Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o nível de conhecimento dos seus servidores em relação a elas. Para tanto, investigou-se o surgimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs), o cenário brasileiro e local, as Instituições Federais no Brasil e as bibliotecas universitárias e apresenta-se um histórico da UFSM e da BC com os serviços que ela oferece. Objetivando verificar o conhecimento dos servidores sobre a tecnologia utilizada, sua satisfação na realização do serviço e a necessidade de treinamento, aplicou-se um questionário a todos os servidores da BC. Constatou-se a necessidade de investir na aprendizagem por meio de uma educação continuada para atingir maior nível de satisfação entre os servidores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/847
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/847/583
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 20 (2007): EDIÇÃO ESPECIAL - Gestão Pública; 295-312
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944176617390080