A Psicanálise como Obra de Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritter, Francisco
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1189
Resumo: Neste trabalho, o autor deseja lançar alguma luz sobre o debate em torno da relação entre criação artística e Psicologia, mostrando que nem todas as descobertas no campo psicológico têm como base o pensamento científico, pelo contrário, algumas surgiram a partir de um raciocínio eminentemente artístico. Através da comparação entre o processo de criação de conceitos nas artes e na Psicologia, o autor expressa a opinião de que Sigmund Freud tem mais a ver com o modo de pensar artístico do que com o científico, neste ponto. Diz-se mais tarde, que a formação de um artista pode ser comparada com o desenvolvimento mesmo da obra de Freud, no que tange questões como estilo pessoal, aceitação na comunidade de escritores e o aspecto geral de seus casos clínicos, que mais parecem contos que propriamente tratados científicos.
id UFSM-10_b3c4031c263dde9cd6ff0b2afd42f5c3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1189
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling A Psicanálise como Obra de ArtePsicologiaPsicanáliseArte Neste trabalho, o autor deseja lançar alguma luz sobre o debate em torno da relação entre criação artística e Psicologia, mostrando que nem todas as descobertas no campo psicológico têm como base o pensamento científico, pelo contrário, algumas surgiram a partir de um raciocínio eminentemente artístico. Através da comparação entre o processo de criação de conceitos nas artes e na Psicologia, o autor expressa a opinião de que Sigmund Freud tem mais a ver com o modo de pensar artístico do que com o científico, neste ponto. Diz-se mais tarde, que a formação de um artista pode ser comparada com o desenvolvimento mesmo da obra de Freud, no que tange questões como estilo pessoal, aceitação na comunidade de escritores e o aspecto geral de seus casos clínicos, que mais parecem contos que propriamente tratados científicos.Universidade Federal de Santa Maria2010-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1189Revista Sociais e Humanas; v. 13 n. 1 (2000); 19-242317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1189/703Ritter, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-19T23:58:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1189Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-19T23:58:06Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Psicanálise como Obra de Arte
title A Psicanálise como Obra de Arte
spellingShingle A Psicanálise como Obra de Arte
Ritter, Francisco
Psicologia
Psicanálise
Arte
title_short A Psicanálise como Obra de Arte
title_full A Psicanálise como Obra de Arte
title_fullStr A Psicanálise como Obra de Arte
title_full_unstemmed A Psicanálise como Obra de Arte
title_sort A Psicanálise como Obra de Arte
author Ritter, Francisco
author_facet Ritter, Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ritter, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicanálise
Arte
topic Psicologia
Psicanálise
Arte
description Neste trabalho, o autor deseja lançar alguma luz sobre o debate em torno da relação entre criação artística e Psicologia, mostrando que nem todas as descobertas no campo psicológico têm como base o pensamento científico, pelo contrário, algumas surgiram a partir de um raciocínio eminentemente artístico. Através da comparação entre o processo de criação de conceitos nas artes e na Psicologia, o autor expressa a opinião de que Sigmund Freud tem mais a ver com o modo de pensar artístico do que com o científico, neste ponto. Diz-se mais tarde, que a formação de um artista pode ser comparada com o desenvolvimento mesmo da obra de Freud, no que tange questões como estilo pessoal, aceitação na comunidade de escritores e o aspecto geral de seus casos clínicos, que mais parecem contos que propriamente tratados científicos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1189
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1189/703
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 13 n. 1 (2000); 19-24
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944176950837248