PARTICIPAÇÃO E PLANEJAMENTO NO SUS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS PLANOS NACIONAIS DE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kruger, Tânia Regina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/48279
Resumo: O presente texto tem como objetivo apreender as referências ideopolíticas em relação aos espaços de participação no SUS. Se trata de um estudo bibliográfico e documental por meio dos Planos Nacionais de Saúde de 2004 a 2023, principal instrumento de gestão do sistema público no país. A participação na gestão e no planejamento do SUS não é apenas um processo jurídico-institucional, mas tem o objetivo, desde a o Movimento da Reforma Sanitária, recuperar a dívida histórica de autoritarismo e falta de participação popular na administração pública do país. Por isso, a participação na política de saúde emergiu com um radical sentido democrático-popular e ao longo dos 30 anos do SUS acompanha diversas tendências teórico-políticas. Este estudo evidencia que as referências aos espaços de participação nos Planos Nacionais de Saúde, reproduzem o requisito legal da participação no SUS e a progressiva perda do sentido da radicalidade democrática que o estruturou. As diretrizes até 2016 propunham em grande medida um fortalecimento genérico da participação no SUS, para contemplar segmentos historicamente excluídos, melhorar a infraestrutura dos colegiados e realizar capacitações. Por fim, o Plano Nacional de Saúde de 2020 a 2023 aponta para um apagamento da palavra e do sentido participação, reproduzindo apenas as referências legais do Conselho.
id UFSM-10_c470c8b3a17cde2ca20d4b5064bfa32d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48279
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling PARTICIPAÇÃO E PLANEJAMENTO NO SUS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS PLANOS NACIONAIS DE SAÚDESistema Único de SaúdePlanejamentoParticipaçãoConselhosConferência.CNPO presente texto tem como objetivo apreender as referências ideopolíticas em relação aos espaços de participação no SUS. Se trata de um estudo bibliográfico e documental por meio dos Planos Nacionais de Saúde de 2004 a 2023, principal instrumento de gestão do sistema público no país. A participação na gestão e no planejamento do SUS não é apenas um processo jurídico-institucional, mas tem o objetivo, desde a o Movimento da Reforma Sanitária, recuperar a dívida histórica de autoritarismo e falta de participação popular na administração pública do país. Por isso, a participação na política de saúde emergiu com um radical sentido democrático-popular e ao longo dos 30 anos do SUS acompanha diversas tendências teórico-políticas. Este estudo evidencia que as referências aos espaços de participação nos Planos Nacionais de Saúde, reproduzem o requisito legal da participação no SUS e a progressiva perda do sentido da radicalidade democrática que o estruturou. As diretrizes até 2016 propunham em grande medida um fortalecimento genérico da participação no SUS, para contemplar segmentos historicamente excluídos, melhorar a infraestrutura dos colegiados e realizar capacitações. Por fim, o Plano Nacional de Saúde de 2020 a 2023 aponta para um apagamento da palavra e do sentido participação, reproduzindo apenas as referências legais do Conselho.Universidade Federal de Santa Maria2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/4827910.5902/2317175848279Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020)2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/48279/pdfCopyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessKruger, Tânia Regina2021-02-10T04:07:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48279Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2021-02-10T04:07:18Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv PARTICIPAÇÃO E PLANEJAMENTO NO SUS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS PLANOS NACIONAIS DE SAÚDE
title PARTICIPAÇÃO E PLANEJAMENTO NO SUS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS PLANOS NACIONAIS DE SAÚDE
spellingShingle PARTICIPAÇÃO E PLANEJAMENTO NO SUS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS PLANOS NACIONAIS DE SAÚDE
Kruger, Tânia Regina
Sistema Único de Saúde
Planejamento
Participação
Conselhos
Conferência.CNP
title_short PARTICIPAÇÃO E PLANEJAMENTO NO SUS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS PLANOS NACIONAIS DE SAÚDE
title_full PARTICIPAÇÃO E PLANEJAMENTO NO SUS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS PLANOS NACIONAIS DE SAÚDE
title_fullStr PARTICIPAÇÃO E PLANEJAMENTO NO SUS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS PLANOS NACIONAIS DE SAÚDE
title_full_unstemmed PARTICIPAÇÃO E PLANEJAMENTO NO SUS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS PLANOS NACIONAIS DE SAÚDE
title_sort PARTICIPAÇÃO E PLANEJAMENTO NO SUS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS PLANOS NACIONAIS DE SAÚDE
author Kruger, Tânia Regina
author_facet Kruger, Tânia Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kruger, Tânia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Planejamento
Participação
Conselhos
Conferência.CNP
topic Sistema Único de Saúde
Planejamento
Participação
Conselhos
Conferência.CNP
description O presente texto tem como objetivo apreender as referências ideopolíticas em relação aos espaços de participação no SUS. Se trata de um estudo bibliográfico e documental por meio dos Planos Nacionais de Saúde de 2004 a 2023, principal instrumento de gestão do sistema público no país. A participação na gestão e no planejamento do SUS não é apenas um processo jurídico-institucional, mas tem o objetivo, desde a o Movimento da Reforma Sanitária, recuperar a dívida histórica de autoritarismo e falta de participação popular na administração pública do país. Por isso, a participação na política de saúde emergiu com um radical sentido democrático-popular e ao longo dos 30 anos do SUS acompanha diversas tendências teórico-políticas. Este estudo evidencia que as referências aos espaços de participação nos Planos Nacionais de Saúde, reproduzem o requisito legal da participação no SUS e a progressiva perda do sentido da radicalidade democrática que o estruturou. As diretrizes até 2016 propunham em grande medida um fortalecimento genérico da participação no SUS, para contemplar segmentos historicamente excluídos, melhorar a infraestrutura dos colegiados e realizar capacitações. Por fim, o Plano Nacional de Saúde de 2020 a 2023 aponta para um apagamento da palavra e do sentido participação, reproduzindo apenas as referências legais do Conselho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/48279
10.5902/2317175848279
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/48279
identifier_str_mv 10.5902/2317175848279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/48279/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020)
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944178649530368