O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipe Antonio Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29074
Resumo: A presente pesquisa, do tipo Estado da Arte realiza uma investigação das produções sobre as pesquisas que trazem em sua temática o enfrentamento da LGBTfobia apresentados nos Grupos de Trabalhos (GT) da ANPED, sendo os GTs (03) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos e (06) Educação Popular nos anos de 2004 até 2015 (doze anos). Nossa problematização pretende investigar quais as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia? Para realizamos essa coleta, elencamos como objetivo geral estudar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia e como objetivos específicos procuramos sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 03 Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia e sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 06 Educação Popular da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia. Embasaram teoricamente essa investigação pesquisadores das temáticas de Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual, juntamente com as perspectivas pós-estruturalistas e de Estudos Culturais. Nossa análise de se deu pelo Método do Caso Alargado (SANTOS, 1983). Dentre os 303 trabalhos apresentados nos GTs (03) e (06) da ANPED, em doze anos, apenas cinco trabalhos foram escolhidos em virtude de discutir a emergência do enfrentamento da LGBTfobia no âmbito da escola e da sociedade.
id UFSM-10_d8d5cf14fccfbf87e432bd0eb6080765
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29074
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRISLGBTfobiaMovimentos SociaisEducação PopularA presente pesquisa, do tipo Estado da Arte realiza uma investigação das produções sobre as pesquisas que trazem em sua temática o enfrentamento da LGBTfobia apresentados nos Grupos de Trabalhos (GT) da ANPED, sendo os GTs (03) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos e (06) Educação Popular nos anos de 2004 até 2015 (doze anos). Nossa problematização pretende investigar quais as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia? Para realizamos essa coleta, elencamos como objetivo geral estudar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia e como objetivos específicos procuramos sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 03 Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia e sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 06 Educação Popular da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia. Embasaram teoricamente essa investigação pesquisadores das temáticas de Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual, juntamente com as perspectivas pós-estruturalistas e de Estudos Culturais. Nossa análise de se deu pelo Método do Caso Alargado (SANTOS, 1983). Dentre os 303 trabalhos apresentados nos GTs (03) e (06) da ANPED, em doze anos, apenas cinco trabalhos foram escolhidos em virtude de discutir a emergência do enfrentamento da LGBTfobia no âmbito da escola e da sociedade.Universidade Federal de Santa Maria2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2907410.5902/2317175829074Revista Sociais e Humanas; v. 30 n. 3 (2017): RSH - DOSSIÊ TEMÁTICO - DIREITOS HUMANOS2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29074/pdfCopyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Filipe Antonio Ferreira da2018-01-03T17:09:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29074Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2018-01-03T17:09:04Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS
title O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS
spellingShingle O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS
Silva, Filipe Antonio Ferreira da
LGBTfobia
Movimentos Sociais
Educação Popular
title_short O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS
title_full O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS
title_fullStr O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS
title_full_unstemmed O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS
title_sort O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS
author Silva, Filipe Antonio Ferreira da
author_facet Silva, Filipe Antonio Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Filipe Antonio Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv LGBTfobia
Movimentos Sociais
Educação Popular
topic LGBTfobia
Movimentos Sociais
Educação Popular
description A presente pesquisa, do tipo Estado da Arte realiza uma investigação das produções sobre as pesquisas que trazem em sua temática o enfrentamento da LGBTfobia apresentados nos Grupos de Trabalhos (GT) da ANPED, sendo os GTs (03) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos e (06) Educação Popular nos anos de 2004 até 2015 (doze anos). Nossa problematização pretende investigar quais as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia? Para realizamos essa coleta, elencamos como objetivo geral estudar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia e como objetivos específicos procuramos sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 03 Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia e sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 06 Educação Popular da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia. Embasaram teoricamente essa investigação pesquisadores das temáticas de Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual, juntamente com as perspectivas pós-estruturalistas e de Estudos Culturais. Nossa análise de se deu pelo Método do Caso Alargado (SANTOS, 1983). Dentre os 303 trabalhos apresentados nos GTs (03) e (06) da ANPED, em doze anos, apenas cinco trabalhos foram escolhidos em virtude de discutir a emergência do enfrentamento da LGBTfobia no âmbito da escola e da sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29074
10.5902/2317175829074
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29074
identifier_str_mv 10.5902/2317175829074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29074/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 30 n. 3 (2017): RSH - DOSSIÊ TEMÁTICO - DIREITOS HUMANOS
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944178214371328