FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/64249 |
Resumo: | Este artigo apresenta e discute o uso do cinema, mais especificamente do filme, como mediador nas interações dialógicas e desencadear de posicionamentos éticos entre um grupo de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Os dados apresentados emergiram no decorrer de uma pesquisa que tinha como intuito analisar como as atividades artísticas se relacionam com o desencadear de posicionamentos éticos. Para a construção desta pesquisa, de cunho qualitativo, o objetivo foi analisar as identificações de oito crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos com os posicionamentos dos personagens do filme tendo como foco a mediação do filme “Sing – quem canta seus males espanta”. O encontro configurado como roda de conversa foi videogravado e as análises realizadas numa perspectiva temática dialógica. A análise revela processos dialógicos que perpassaram acontecimentos do filme, dando sentido e significado a situações cotidianas experienciadas pelos participantes da pesquisa, favorecendo posicionamentos éticos. Palavras-chave: Cinema; Narrativas; Dialogia; Posicionamento ético. |
id |
UFSM-10_dd41d3e9d14e78a78c26ab593a9dac2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/64249 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICOEste artigo apresenta e discute o uso do cinema, mais especificamente do filme, como mediador nas interações dialógicas e desencadear de posicionamentos éticos entre um grupo de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Os dados apresentados emergiram no decorrer de uma pesquisa que tinha como intuito analisar como as atividades artísticas se relacionam com o desencadear de posicionamentos éticos. Para a construção desta pesquisa, de cunho qualitativo, o objetivo foi analisar as identificações de oito crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos com os posicionamentos dos personagens do filme tendo como foco a mediação do filme “Sing – quem canta seus males espanta”. O encontro configurado como roda de conversa foi videogravado e as análises realizadas numa perspectiva temática dialógica. A análise revela processos dialógicos que perpassaram acontecimentos do filme, dando sentido e significado a situações cotidianas experienciadas pelos participantes da pesquisa, favorecendo posicionamentos éticos. Palavras-chave: Cinema; Narrativas; Dialogia; Posicionamento ético.Universidade Federal de Santa Maria2021-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6424910.5902/2317175864249Revista Sociais e Humanas; v. 34 n. 2 (2021)2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/64249/pdfCopyright (c) 2021 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNaves, Renata MagalhãesBorges, Fabrícia Teixeira2021-10-21T12:23:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/64249Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2021-10-21T12:23:04Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO |
title |
FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO |
spellingShingle |
FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO Naves, Renata Magalhães |
title_short |
FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO |
title_full |
FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO |
title_fullStr |
FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO |
title_full_unstemmed |
FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO |
title_sort |
FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO |
author |
Naves, Renata Magalhães |
author_facet |
Naves, Renata Magalhães Borges, Fabrícia Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Fabrícia Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naves, Renata Magalhães Borges, Fabrícia Teixeira |
description |
Este artigo apresenta e discute o uso do cinema, mais especificamente do filme, como mediador nas interações dialógicas e desencadear de posicionamentos éticos entre um grupo de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Os dados apresentados emergiram no decorrer de uma pesquisa que tinha como intuito analisar como as atividades artísticas se relacionam com o desencadear de posicionamentos éticos. Para a construção desta pesquisa, de cunho qualitativo, o objetivo foi analisar as identificações de oito crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos com os posicionamentos dos personagens do filme tendo como foco a mediação do filme “Sing – quem canta seus males espanta”. O encontro configurado como roda de conversa foi videogravado e as análises realizadas numa perspectiva temática dialógica. A análise revela processos dialógicos que perpassaram acontecimentos do filme, dando sentido e significado a situações cotidianas experienciadas pelos participantes da pesquisa, favorecendo posicionamentos éticos. Palavras-chave: Cinema; Narrativas; Dialogia; Posicionamento ético. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/64249 10.5902/2317175864249 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/64249 |
identifier_str_mv |
10.5902/2317175864249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/64249/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Sociais e Humanas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Sociais e Humanas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 34 n. 2 (2021) 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944178796331008 |