REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fertig, André
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Martins, Jefferson Teles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/759
Resumo: Pretendemos através deste artigo analisar como alguns livros didáticos utilizados nas aulas de história do Brasil do Ensino Médio têm representado a temática da escravidão. Para tal, procederemos ao estudo dos livros em dois contextos. O primeiro se refere as obras didáticas produzidas antes da década de 1970, para relacioná-los à chamada história tradicional. O segundo contexto diz respeito aos livros editados a partir da década de 1970. Nas obras deste período percebemos dois aspectos importantes: a ênfase no materialismo histórico e nas análises estruturais e, principalmente, a partir dos anos 1980, a influência da pesquisa histórica sobre a escravidão brasileira oriunda das Universidades. Entre nossos objetivos estão caracterizar o tipo de abordagem realizada pelo livro, se mais analítica ou narrativa, bem como identificar as inspirações teóricas e conceitos privilegiados pelos autores. Organizamos a exposição em duas partes: primeiramente, enfocaremos como os livros didáticos explicam a introdução dos escravos africanos no Brasil colonial. Posteriormente analisaremos como os manuais didáticos caracterizaram a escravidão no Brasil, sempre atentos em avaliar em que medida os textos didáticos mais recentes dialogam com a pesquisa histórica sobre escravidão produzida nos programas de pós-graduação em história e pelos historiadores acadêmicos que trabalham com a temática.
id UFSM-10_def5e6beeb9455f076f2e1719f0ab480
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/759
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASILHistória do BrasilLivros didáticosEscravidão. Pretendemos através deste artigo analisar como alguns livros didáticos utilizados nas aulas de história do Brasil do Ensino Médio têm representado a temática da escravidão. Para tal, procederemos ao estudo dos livros em dois contextos. O primeiro se refere as obras didáticas produzidas antes da década de 1970, para relacioná-los à chamada história tradicional. O segundo contexto diz respeito aos livros editados a partir da década de 1970. Nas obras deste período percebemos dois aspectos importantes: a ênfase no materialismo histórico e nas análises estruturais e, principalmente, a partir dos anos 1980, a influência da pesquisa histórica sobre a escravidão brasileira oriunda das Universidades. Entre nossos objetivos estão caracterizar o tipo de abordagem realizada pelo livro, se mais analítica ou narrativa, bem como identificar as inspirações teóricas e conceitos privilegiados pelos autores. Organizamos a exposição em duas partes: primeiramente, enfocaremos como os livros didáticos explicam a introdução dos escravos africanos no Brasil colonial. Posteriormente analisaremos como os manuais didáticos caracterizaram a escravidão no Brasil, sempre atentos em avaliar em que medida os textos didáticos mais recentes dialogam com a pesquisa histórica sobre escravidão produzida nos programas de pós-graduação em história e pelos historiadores acadêmicos que trabalham com a temática.Universidade Federal de Santa Maria2009-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/759Revista Sociais e Humanas; v. 21 n. 2 (2008); 37-532317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/759/518Fertig, AndréMartins, Jefferson Telesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:08:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/759Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:08:36Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL
title REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL
spellingShingle REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL
Fertig, André
História do Brasil
Livros didáticos
Escravidão.
title_short REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL
title_full REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL
title_fullStr REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL
title_sort REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL
author Fertig, André
author_facet Fertig, André
Martins, Jefferson Teles
author_role author
author2 Martins, Jefferson Teles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fertig, André
Martins, Jefferson Teles
dc.subject.por.fl_str_mv História do Brasil
Livros didáticos
Escravidão.
topic História do Brasil
Livros didáticos
Escravidão.
description Pretendemos através deste artigo analisar como alguns livros didáticos utilizados nas aulas de história do Brasil do Ensino Médio têm representado a temática da escravidão. Para tal, procederemos ao estudo dos livros em dois contextos. O primeiro se refere as obras didáticas produzidas antes da década de 1970, para relacioná-los à chamada história tradicional. O segundo contexto diz respeito aos livros editados a partir da década de 1970. Nas obras deste período percebemos dois aspectos importantes: a ênfase no materialismo histórico e nas análises estruturais e, principalmente, a partir dos anos 1980, a influência da pesquisa histórica sobre a escravidão brasileira oriunda das Universidades. Entre nossos objetivos estão caracterizar o tipo de abordagem realizada pelo livro, se mais analítica ou narrativa, bem como identificar as inspirações teóricas e conceitos privilegiados pelos autores. Organizamos a exposição em duas partes: primeiramente, enfocaremos como os livros didáticos explicam a introdução dos escravos africanos no Brasil colonial. Posteriormente analisaremos como os manuais didáticos caracterizaram a escravidão no Brasil, sempre atentos em avaliar em que medida os textos didáticos mais recentes dialogam com a pesquisa histórica sobre escravidão produzida nos programas de pós-graduação em história e pelos historiadores acadêmicos que trabalham com a temática.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/759
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/759/518
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 21 n. 2 (2008); 37-53
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944176543989760