DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: bender, mariluza sott
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coutinho Areosa, Silvia Virginia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/32238
Resumo: O Desenvolvimento Regional traz em seu bojo a interdisciplinaridade e a discussão das questões sociais, e uma dessas questões é a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) como trabalhadoras nas diversas organizações através da Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas. Entre essas organizações estão as Instituições de Ensino Superior (IES), que se relacionam diretamente com o desenvolvimento regional por capacitar profissionais através de cursos superiores, mas principalmente por ser um campo de trabalho relevante para o desenvolvimento regional. Nesse ensejo, o presente trabalho objetivou conhecer se há e quais são as dificuldades para a inclusão no contexto de trabalho de uma IES e a percepção de gestores e trabalhadores com deficiência sobre a Lei de Cotas. Assim, realizou-se pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, estudo de caso e realização de entrevistas na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Percebeu-se que as PcD entrevistadas possuem conhecimento apenas superficial sobre a lei, mas a percebem como algo positivo. Além disso, os gestores apontam baixa escolaridade e falta de informação como os empecilhos para a contratação do percentual de PcD exigido pela lei. Entretanto, é importante lembrar que a universidade é formada por pessoas da sociedade, e como tal, reflete os valores e preconceitos existentes nela.  
id UFSM-10_f3379325e5151f32a5bdd405544df344
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32238
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIODesenvolvimento RegionalPessoas com deficiênciaPolíticas PúblicasTrabalho.O Desenvolvimento Regional traz em seu bojo a interdisciplinaridade e a discussão das questões sociais, e uma dessas questões é a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) como trabalhadoras nas diversas organizações através da Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas. Entre essas organizações estão as Instituições de Ensino Superior (IES), que se relacionam diretamente com o desenvolvimento regional por capacitar profissionais através de cursos superiores, mas principalmente por ser um campo de trabalho relevante para o desenvolvimento regional. Nesse ensejo, o presente trabalho objetivou conhecer se há e quais são as dificuldades para a inclusão no contexto de trabalho de uma IES e a percepção de gestores e trabalhadores com deficiência sobre a Lei de Cotas. Assim, realizou-se pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, estudo de caso e realização de entrevistas na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Percebeu-se que as PcD entrevistadas possuem conhecimento apenas superficial sobre a lei, mas a percebem como algo positivo. Além disso, os gestores apontam baixa escolaridade e falta de informação como os empecilhos para a contratação do percentual de PcD exigido pela lei. Entretanto, é importante lembrar que a universidade é formada por pessoas da sociedade, e como tal, reflete os valores e preconceitos existentes nela.  Universidade Federal de Santa Maria2019-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/3223810.5902/2317175832238Revista Sociais e Humanas; v. 31 n. 3 (2018): RSH: Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/32238/pdfCopyright (c) 2019 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessbender, mariluza sottCoutinho Areosa, Silvia Virginia2019-03-12T15:16:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32238Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2019-03-12T15:16:16Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIO
title DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIO
spellingShingle DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIO
bender, mariluza sott
Desenvolvimento Regional
Pessoas com deficiência
Políticas Públicas
Trabalho.
title_short DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIO
title_full DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIO
title_fullStr DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIO
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIO
title_sort DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIO
author bender, mariluza sott
author_facet bender, mariluza sott
Coutinho Areosa, Silvia Virginia
author_role author
author2 Coutinho Areosa, Silvia Virginia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv bender, mariluza sott
Coutinho Areosa, Silvia Virginia
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Regional
Pessoas com deficiência
Políticas Públicas
Trabalho.
topic Desenvolvimento Regional
Pessoas com deficiência
Políticas Públicas
Trabalho.
description O Desenvolvimento Regional traz em seu bojo a interdisciplinaridade e a discussão das questões sociais, e uma dessas questões é a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) como trabalhadoras nas diversas organizações através da Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas. Entre essas organizações estão as Instituições de Ensino Superior (IES), que se relacionam diretamente com o desenvolvimento regional por capacitar profissionais através de cursos superiores, mas principalmente por ser um campo de trabalho relevante para o desenvolvimento regional. Nesse ensejo, o presente trabalho objetivou conhecer se há e quais são as dificuldades para a inclusão no contexto de trabalho de uma IES e a percepção de gestores e trabalhadores com deficiência sobre a Lei de Cotas. Assim, realizou-se pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, estudo de caso e realização de entrevistas na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Percebeu-se que as PcD entrevistadas possuem conhecimento apenas superficial sobre a lei, mas a percebem como algo positivo. Além disso, os gestores apontam baixa escolaridade e falta de informação como os empecilhos para a contratação do percentual de PcD exigido pela lei. Entretanto, é importante lembrar que a universidade é formada por pessoas da sociedade, e como tal, reflete os valores e preconceitos existentes nela.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/32238
10.5902/2317175832238
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/32238
identifier_str_mv 10.5902/2317175832238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/32238/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sociais e Humanas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sociais e Humanas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 31 n. 3 (2018): RSH: Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944178519506944