Cânone, tradição e responsabilidade do professor: uma abordagem pela perspectiva de Hannah Arendt
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura e Autoritarismo |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16321 |
Resumo: | O propósito desse artigo é refletir sobre a noção de cânone literário, sobretudo a partir de considerações de Roberto Reis, Idelber Avelar e Harold Bloom pela perspectiva da pensadora alemã Hannah Arendt, considerando suas reflexões a respeito de como a tradição e o mundo público se relacionam com o sentido da educação e a utilização do cânone em sala de aula. Dentro dessa perspectiva, o cânone pode ser uma ferramenta de estudo do passado e da tradição, desde que não se torne algo que planifique a visão de mundo e anule a pluralidade de visões que são a marca essencial do mundo público arendtiano. A tradição como centro do processo educativo não significa sua reprodução acrítica, mas impedir que caia no esquecimento a fim de que os estudantes não se vejam entregues, unicamente, a suas próprias possibilidades e ferramentas. Nesse sentido, a responsabilidade do professor, por sua abordagem do texto, tem um papel central. |
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