EM FOCO: A PARTICIPAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso Miolo, Silvana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fedosse, Elenir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/40982
Resumo: Este estudo teve por objetivo discutir o potencial da participação de profissões não inseridas na configuração das atuais equipes regulares da Atenção Básica, a partir da opinião de profissionais, no contexto de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Básica da Região Sul do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de um questionário eletrônico enviado a Coordenadores, Tutores, Preceptores, Residentes do segundo ano, Egressos e Residentes Desistentes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Básica. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Participaram 100 profissionais, destes 63 consideraram conveniente a inclusão de diferentes núcleos profissionais nas equipes da Atenção Básica. Destes 63, quatro argumentaram a epidemiologia e os demais o fortalecimento do vínculo e da resolutividade; 31 consideraram que a participação por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família é suficiente para abordar as condições de saúde da população adstrita e seis consideraram ambas as opções. Este estudo revelou a conveniência de relativizar a participação de todas as profissões da saúde nas equipes da Atenção Básica, para além do que está previsto na legislação.
id UFSM-14_03524cee5d030fb27063619f9316ef46
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40982
network_acronym_str UFSM-14
network_name_str Saúde (Santa Maria)
repository_id_str
spelling EM FOCO: A PARTICIPAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICAEducação SuperiorRelações InterprofissionaisAtenção BásicaEquipe Multiprofissional.Este estudo teve por objetivo discutir o potencial da participação de profissões não inseridas na configuração das atuais equipes regulares da Atenção Básica, a partir da opinião de profissionais, no contexto de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Básica da Região Sul do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de um questionário eletrônico enviado a Coordenadores, Tutores, Preceptores, Residentes do segundo ano, Egressos e Residentes Desistentes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Básica. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Participaram 100 profissionais, destes 63 consideraram conveniente a inclusão de diferentes núcleos profissionais nas equipes da Atenção Básica. Destes 63, quatro argumentaram a epidemiologia e os demais o fortalecimento do vínculo e da resolutividade; 31 consideraram que a participação por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família é suficiente para abordar as condições de saúde da população adstrita e seis consideraram ambas as opções. Este estudo revelou a conveniência de relativizar a participação de todas as profissões da saúde nas equipes da Atenção Básica, para além do que está previsto na legislação.Universidade Federal de Santa Maria2021-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/4098210.5902/2236583440982Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 12236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/40982/pdfCopyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)info:eu-repo/semantics/openAccessBasso Miolo, SilvanaFedosse, Elenir2021-03-22T20:33:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40982Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2021-03-22T20:33:54Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv EM FOCO: A PARTICIPAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
title EM FOCO: A PARTICIPAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
spellingShingle EM FOCO: A PARTICIPAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
Basso Miolo, Silvana
Educação Superior
Relações Interprofissionais
Atenção Básica
Equipe Multiprofissional.
title_short EM FOCO: A PARTICIPAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
title_full EM FOCO: A PARTICIPAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
title_fullStr EM FOCO: A PARTICIPAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed EM FOCO: A PARTICIPAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
title_sort EM FOCO: A PARTICIPAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
author Basso Miolo, Silvana
author_facet Basso Miolo, Silvana
Fedosse, Elenir
author_role author
author2 Fedosse, Elenir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso Miolo, Silvana
Fedosse, Elenir
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Relações Interprofissionais
Atenção Básica
Equipe Multiprofissional.
topic Educação Superior
Relações Interprofissionais
Atenção Básica
Equipe Multiprofissional.
description Este estudo teve por objetivo discutir o potencial da participação de profissões não inseridas na configuração das atuais equipes regulares da Atenção Básica, a partir da opinião de profissionais, no contexto de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Básica da Região Sul do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de um questionário eletrônico enviado a Coordenadores, Tutores, Preceptores, Residentes do segundo ano, Egressos e Residentes Desistentes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Básica. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Participaram 100 profissionais, destes 63 consideraram conveniente a inclusão de diferentes núcleos profissionais nas equipes da Atenção Básica. Destes 63, quatro argumentaram a epidemiologia e os demais o fortalecimento do vínculo e da resolutividade; 31 consideraram que a participação por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família é suficiente para abordar as condições de saúde da população adstrita e seis consideraram ambas as opções. Este estudo revelou a conveniência de relativizar a participação de todas as profissões da saúde nas equipes da Atenção Básica, para além do que está previsto na legislação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/40982
10.5902/2236583440982
url https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/40982
identifier_str_mv 10.5902/2236583440982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/40982/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1
Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1
2236-5834
0103-4499
reponame:Saúde (Santa Maria)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Saúde (Santa Maria)
collection Saúde (Santa Maria)
repository.name.fl_str_mv Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com
_version_ 1799944001352105984