INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM TESTES DE LEITURA E PSICOGÊNESE DE ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Shirley Holanda da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moraes, José Fernando Vila Nova de, Ramos, Isabela Almeida, Rauber, Suliane Beatriz, Pereira, Lílian Alves, Simões, Herbert Gustavo, Campbell, Carmen Sílvia Grubert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/10629
Resumo: http://dx.doi.org/10.5902/2236583410629Objetivo: investigar a influência do desenvolvimento motor na aprendizagem da leitura e psicogênese em crianças de 7 a 9 anos. Metodologia: estudo transversal com 30 crianças de ambos os sexos, estudantes de uma escola da rede distrital de ensino da cidade de Ceilândia – DF. Foram aplicados testes motores e testes de leitura e psicogênese. Massa corporal, estatura, índice de massa corporal e pressão arterial também foram mensuradas. Resultados: o Teste Exato de Fisher revelou associações entre o nível de psicogênese e a escala de desenvolvimento motor, idade motora geral e quociente motor geral. A Correlação de Spearman associou significativamente o nível da psicogênese e a escala de desenvolvimento motor, idade motora geral e quociente motor geral. Ainda, a Correlação de Spearman também apontou associações significativas entre teste de leitura, a idade motora geral e o quociente motor geral. Conclusão: houve associação entre os aspectos motores e cognitivos nas crianças estudadas.
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