ESTIMATIVA POPULACIONAL CANINA EM CAMPANHAS ANTIRRÁBICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Silene Manrique
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Neves, Bidiah Mariano da Costa, Oliveira, Stefan Vilges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15590
Resumo: Introdução: A raiva é uma doença infecciosa, que acomete todos os mamíferos, é causada por um vírus que atua no sistema nervoso e quase sempre é fatal. Os cães são animais importantes na epidemiologia da doença e sua vacinação é uma das estratégias de prevenção utilizadas pelos serviços de saúde. Objetivo:Este artigo tem como objetivo revisar a importância das estimativas populacionais caninas envolvidas nas ações de controle e prevenção da transmissão da raiva no ciclo urbano. Metodologia: Foi feita uma busca em bibliotecas virtuais, livros e informes técnicos com base nas palavras-chave: campanha de vacinação antirrábica, cobertura vacinal, estimativa canina, sistema de informação geográfica, controle e prevenção da raiva. A pesquisa foi realizada no período de novembro a janeiro de 2012 e a busca inclui trabalhos escritos em português, inglês e espanhol. Resultados:Foram analisados 79 trabalhos que contemplaram os critérios de inclusão. Destes 91,1% (72/79) foram considerados relevantes para o estudo. Conclusão: Verificou-se que estratégias devem ser reavaliadas constantemente e implementadas nas políticas públicas de saúde, principalmente frente às situações que extrapolam as ações de controle de zoonoses que envolvam os cães domésticos. A inclusão da metodologia dos sistemas de informações geográficas aliadas a algoritmos de modelagem pode fornecer subsídios para o aprimoramento dos programas de controle da raiva.Descritores: Controle da Raiva; Vacinação Antirrábica; Cobertura Vacinal; Estimativa Canina; Dimensionamento da População Canina. 
id UFSM-14_5921bce073dad85d3dd31326bc56da4e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15590
network_acronym_str UFSM-14
network_name_str Saúde (Santa Maria)
repository_id_str
spelling ESTIMATIVA POPULACIONAL CANINA EM CAMPANHAS ANTIRRÁBICASIntrodução: A raiva é uma doença infecciosa, que acomete todos os mamíferos, é causada por um vírus que atua no sistema nervoso e quase sempre é fatal. Os cães são animais importantes na epidemiologia da doença e sua vacinação é uma das estratégias de prevenção utilizadas pelos serviços de saúde. Objetivo:Este artigo tem como objetivo revisar a importância das estimativas populacionais caninas envolvidas nas ações de controle e prevenção da transmissão da raiva no ciclo urbano. Metodologia: Foi feita uma busca em bibliotecas virtuais, livros e informes técnicos com base nas palavras-chave: campanha de vacinação antirrábica, cobertura vacinal, estimativa canina, sistema de informação geográfica, controle e prevenção da raiva. A pesquisa foi realizada no período de novembro a janeiro de 2012 e a busca inclui trabalhos escritos em português, inglês e espanhol. Resultados:Foram analisados 79 trabalhos que contemplaram os critérios de inclusão. Destes 91,1% (72/79) foram considerados relevantes para o estudo. Conclusão: Verificou-se que estratégias devem ser reavaliadas constantemente e implementadas nas políticas públicas de saúde, principalmente frente às situações que extrapolam as ações de controle de zoonoses que envolvam os cães domésticos. A inclusão da metodologia dos sistemas de informações geográficas aliadas a algoritmos de modelagem pode fornecer subsídios para o aprimoramento dos programas de controle da raiva.Descritores: Controle da Raiva; Vacinação Antirrábica; Cobertura Vacinal; Estimativa Canina; Dimensionamento da População Canina. Universidade Federal de Santa Maria2016-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/1559010.5902/2236583415590Saúde (Santa Maria); Suplemento - Artigos de revisão - 2016; 81-90Saúde (Santa Maria); Suplemento - Artigos de revisão - 2016; 81-902236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15590/pdfRocha, Silene ManriqueNeves, Bidiah Mariano da CostaOliveira, Stefan Vilges deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-06T17:55:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15590Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2017-06-06T17:55:47Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTIMATIVA POPULACIONAL CANINA EM CAMPANHAS ANTIRRÁBICAS
title ESTIMATIVA POPULACIONAL CANINA EM CAMPANHAS ANTIRRÁBICAS
spellingShingle ESTIMATIVA POPULACIONAL CANINA EM CAMPANHAS ANTIRRÁBICAS
Rocha, Silene Manrique
title_short ESTIMATIVA POPULACIONAL CANINA EM CAMPANHAS ANTIRRÁBICAS
title_full ESTIMATIVA POPULACIONAL CANINA EM CAMPANHAS ANTIRRÁBICAS
title_fullStr ESTIMATIVA POPULACIONAL CANINA EM CAMPANHAS ANTIRRÁBICAS
title_full_unstemmed ESTIMATIVA POPULACIONAL CANINA EM CAMPANHAS ANTIRRÁBICAS
title_sort ESTIMATIVA POPULACIONAL CANINA EM CAMPANHAS ANTIRRÁBICAS
author Rocha, Silene Manrique
author_facet Rocha, Silene Manrique
Neves, Bidiah Mariano da Costa
Oliveira, Stefan Vilges de
author_role author
author2 Neves, Bidiah Mariano da Costa
Oliveira, Stefan Vilges de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Silene Manrique
Neves, Bidiah Mariano da Costa
Oliveira, Stefan Vilges de
description Introdução: A raiva é uma doença infecciosa, que acomete todos os mamíferos, é causada por um vírus que atua no sistema nervoso e quase sempre é fatal. Os cães são animais importantes na epidemiologia da doença e sua vacinação é uma das estratégias de prevenção utilizadas pelos serviços de saúde. Objetivo:Este artigo tem como objetivo revisar a importância das estimativas populacionais caninas envolvidas nas ações de controle e prevenção da transmissão da raiva no ciclo urbano. Metodologia: Foi feita uma busca em bibliotecas virtuais, livros e informes técnicos com base nas palavras-chave: campanha de vacinação antirrábica, cobertura vacinal, estimativa canina, sistema de informação geográfica, controle e prevenção da raiva. A pesquisa foi realizada no período de novembro a janeiro de 2012 e a busca inclui trabalhos escritos em português, inglês e espanhol. Resultados:Foram analisados 79 trabalhos que contemplaram os critérios de inclusão. Destes 91,1% (72/79) foram considerados relevantes para o estudo. Conclusão: Verificou-se que estratégias devem ser reavaliadas constantemente e implementadas nas políticas públicas de saúde, principalmente frente às situações que extrapolam as ações de controle de zoonoses que envolvam os cães domésticos. A inclusão da metodologia dos sistemas de informações geográficas aliadas a algoritmos de modelagem pode fornecer subsídios para o aprimoramento dos programas de controle da raiva.Descritores: Controle da Raiva; Vacinação Antirrábica; Cobertura Vacinal; Estimativa Canina; Dimensionamento da População Canina. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15590
10.5902/2236583415590
url https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15590
identifier_str_mv 10.5902/2236583415590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15590/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Saúde (Santa Maria); Suplemento - Artigos de revisão - 2016; 81-90
Saúde (Santa Maria); Suplemento - Artigos de revisão - 2016; 81-90
2236-5834
0103-4499
reponame:Saúde (Santa Maria)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Saúde (Santa Maria)
collection Saúde (Santa Maria)
repository.name.fl_str_mv Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com
_version_ 1799943999760367616