DIMENSÕES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DO TRABALHO HOSPITALAR: INTERFACE COM A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE
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Data de Publicação: | 2016 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Saúde (Santa Maria) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/19354 |
Resumo: | Objetivou-se analisar a cultura de segurança do paciente entre a equipe multiprofissional hospitalar quanto às dimensões que tratam do qualitativo organizacional e o quantitativo de pessoal. Procedeu-se pesquisa descritiva, quantitativa, com a participação de 71 profissionais de um hospital de ensino público do interior do Paraná, que responderam ao questionário “Hospital Survey on Patient Safety Culture”. A análise estatística descritiva foi procedida às dimensões de aprendizado organizacional (qualitativa) e dimensão de pessoal (quantitativa) do referido instrumento. A maioria (67,6%) dos sujeitos legitimou percepção favorável ao aprendizado organizacional contínuo, contudo, 91,6% dos profissionais sinalizaram que o hospital empregador não propicia quantitativo adequado de pessoal para o atendimento seguro, além das pessoas estarem expostas à elevada carga de trabalho e continuamente atuarem sob tensão. Concluiu-se que, através desta dualidade na percepção dos participantes, fica evidente a maior e melhor atenção das lideranças à provisão de capital humano adequado no serviço. Descritores: Segurança do Paciente; Cultura Organizacional; Downsizing Organizacional; Gestão da Qualidade; Administração Hospitalar. |
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DIMENSÕES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DO TRABALHO HOSPITALAR: INTERFACE COM A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTEObjetivou-se analisar a cultura de segurança do paciente entre a equipe multiprofissional hospitalar quanto às dimensões que tratam do qualitativo organizacional e o quantitativo de pessoal. Procedeu-se pesquisa descritiva, quantitativa, com a participação de 71 profissionais de um hospital de ensino público do interior do Paraná, que responderam ao questionário “Hospital Survey on Patient Safety Culture”. A análise estatística descritiva foi procedida às dimensões de aprendizado organizacional (qualitativa) e dimensão de pessoal (quantitativa) do referido instrumento. A maioria (67,6%) dos sujeitos legitimou percepção favorável ao aprendizado organizacional contínuo, contudo, 91,6% dos profissionais sinalizaram que o hospital empregador não propicia quantitativo adequado de pessoal para o atendimento seguro, além das pessoas estarem expostas à elevada carga de trabalho e continuamente atuarem sob tensão. Concluiu-se que, através desta dualidade na percepção dos participantes, fica evidente a maior e melhor atenção das lideranças à provisão de capital humano adequado no serviço. Descritores: Segurança do Paciente; Cultura Organizacional; Downsizing Organizacional; Gestão da Qualidade; Administração Hospitalar. Universidade Federal de Santa Maria2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/1935410.5902/2236583419354Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol. 42, n.1, Jan./Jul. 2016; 59-66Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol. 42, n.1, Jan./Jul. 2016; 59-662236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/19354/pdfCopyright (c) 2016 Saúde (Santa Maria)info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, FabieliRigo, Denise de Fátima HoffmannBugs, Thaís VanessaKawamoto, Andressa MorelloOliveira, João Lucas Campos deBarboza, Ronaldo LuizNicola, Anair Lazzari2017-06-06T17:53:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19354Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2017-06-06T17:53:06Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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