DIMENSÕES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DO TRABALHO HOSPITALAR: INTERFACE COM A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Fabieli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rigo, Denise de Fátima Hoffmann, Bugs, Thaís Vanessa, Kawamoto, Andressa Morello, Oliveira, João Lucas Campos de, Barboza, Ronaldo Luiz, Nicola, Anair Lazzari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/19354
Resumo: Objetivou-se analisar a cultura de segurança do paciente entre a equipe multiprofissional hospitalar quanto às dimensões que tratam do qualitativo organizacional e o quantitativo de pessoal. Procedeu-se pesquisa descritiva, quantitativa, com a participação de 71 profissionais de um hospital de ensino público do interior do Paraná, que responderam ao questionário “Hospital Survey on Patient Safety Culture”. A análise estatística descritiva foi procedida às dimensões de aprendizado organizacional (qualitativa) e dimensão de pessoal (quantitativa) do referido instrumento. A maioria (67,6%) dos sujeitos legitimou percepção favorável ao aprendizado organizacional contínuo, contudo, 91,6% dos profissionais sinalizaram que o hospital empregador não propicia quantitativo adequado de pessoal para o atendimento seguro, além das pessoas estarem expostas à elevada carga de trabalho e continuamente atuarem sob tensão. Concluiu-se que, através desta dualidade na percepção dos participantes, fica evidente a maior e melhor atenção das lideranças à provisão de capital humano adequado no serviço. Descritores: Segurança do Paciente; Cultura Organizacional; Downsizing Organizacional; Gestão da Qualidade; Administração Hospitalar. 
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