O PROCESSO DE CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blan, Bianca dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mota, Marina Soares, Gomes, Giovana Calcagno, Silva, Prisciane Cardoso, Ribeiro, Juliane Portella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/47115
Resumo: Objetivo: Conhecer o processo de cuidado à pessoa com estomia intestinal realizado por profissionais de enfermagem de uma Unidade de Clínica Cirúrgica. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória realizada no primeiro semestre de 2019, na Unidade de Clínica Cirúrgica de um Hospital Universitário no extremo sul do Brasil. Participaram do estudo 20 profissionais de enfermagem. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e únicas que posteriormente foram submetidas à Análise de Conteúdo. Resultados: Verificou-se a disparidade dos conhecimentos técnico-científicos e práticos dos profissionais de enfermagem. Houve fragilidades na realização de orientações e no preparo pré-operatório envolvido no processo de estomização, além do desconhecimento dos processos fisiológicos que se alteram com a cirurgia. No entanto, houve profissionais que se destacaram pelo domínio técnico-científico e pelo cuidado diferenciado à pessoa com estomia intestinal, buscando atender suas especificidades e a realização de orientações com base no nível de entendimento da pessoa sob seu cuidado e sua família. Considerações Finais: Observa-se a fragilidade no cuidado prestado à pessoa com estomia e sua família, entretanto, a educação continuada juntamente com a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem nas Unidades de Clínica Cirúrgica, são capazes de gerar conhecimentos a partir da realidade dos profissionais e auxiliar esses a construir um cuidado especializado, repercutindo na redução de complicações imediatas ou tardias, melhorando a vivência da transição da pessoa com estomia intestinal para o autocuidado. 
id UFSM-14_9bc81ffb5f3f6bba93f66553a87425af
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47115
network_acronym_str UFSM-14
network_name_str Saúde (Santa Maria)
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINALEstomiaEnfermagemCuidados de EnfermagemAutocuidadoEnfermagem perioperatória.Objetivo: Conhecer o processo de cuidado à pessoa com estomia intestinal realizado por profissionais de enfermagem de uma Unidade de Clínica Cirúrgica. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória realizada no primeiro semestre de 2019, na Unidade de Clínica Cirúrgica de um Hospital Universitário no extremo sul do Brasil. Participaram do estudo 20 profissionais de enfermagem. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e únicas que posteriormente foram submetidas à Análise de Conteúdo. Resultados: Verificou-se a disparidade dos conhecimentos técnico-científicos e práticos dos profissionais de enfermagem. Houve fragilidades na realização de orientações e no preparo pré-operatório envolvido no processo de estomização, além do desconhecimento dos processos fisiológicos que se alteram com a cirurgia. No entanto, houve profissionais que se destacaram pelo domínio técnico-científico e pelo cuidado diferenciado à pessoa com estomia intestinal, buscando atender suas especificidades e a realização de orientações com base no nível de entendimento da pessoa sob seu cuidado e sua família. Considerações Finais: Observa-se a fragilidade no cuidado prestado à pessoa com estomia e sua família, entretanto, a educação continuada juntamente com a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem nas Unidades de Clínica Cirúrgica, são capazes de gerar conhecimentos a partir da realidade dos profissionais e auxiliar esses a construir um cuidado especializado, repercutindo na redução de complicações imediatas ou tardias, melhorando a vivência da transição da pessoa com estomia intestinal para o autocuidado. Universidade Federal de Santa Maria2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/4711510.5902/2236583447115Saúde (Santa Maria); 2020: Revista Saúde (Santa Maria). 2020, v. 46, n. 2Saúde (Santa Maria); 2020: Revista Saúde (Santa Maria). 2020, v. 46, n. 22236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/47115/pdfCopyright (c) 2020 Saúde (Santa Maria)info:eu-repo/semantics/openAccessBlan, Bianca dos SantosMota, Marina SoaresGomes, Giovana CalcagnoSilva, Prisciane CardosoRibeiro, Juliane Portella2020-12-31T15:41:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47115Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2020-12-31T15:41:06Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL
title O PROCESSO DE CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL
spellingShingle O PROCESSO DE CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL
Blan, Bianca dos Santos
Estomia
Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Autocuidado
Enfermagem perioperatória.
title_short O PROCESSO DE CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL
title_full O PROCESSO DE CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL
title_fullStr O PROCESSO DE CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL
title_full_unstemmed O PROCESSO DE CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL
title_sort O PROCESSO DE CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL
author Blan, Bianca dos Santos
author_facet Blan, Bianca dos Santos
Mota, Marina Soares
Gomes, Giovana Calcagno
Silva, Prisciane Cardoso
Ribeiro, Juliane Portella
author_role author
author2 Mota, Marina Soares
Gomes, Giovana Calcagno
Silva, Prisciane Cardoso
Ribeiro, Juliane Portella
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blan, Bianca dos Santos
Mota, Marina Soares
Gomes, Giovana Calcagno
Silva, Prisciane Cardoso
Ribeiro, Juliane Portella
dc.subject.por.fl_str_mv Estomia
Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Autocuidado
Enfermagem perioperatória.
topic Estomia
Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Autocuidado
Enfermagem perioperatória.
description Objetivo: Conhecer o processo de cuidado à pessoa com estomia intestinal realizado por profissionais de enfermagem de uma Unidade de Clínica Cirúrgica. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória realizada no primeiro semestre de 2019, na Unidade de Clínica Cirúrgica de um Hospital Universitário no extremo sul do Brasil. Participaram do estudo 20 profissionais de enfermagem. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e únicas que posteriormente foram submetidas à Análise de Conteúdo. Resultados: Verificou-se a disparidade dos conhecimentos técnico-científicos e práticos dos profissionais de enfermagem. Houve fragilidades na realização de orientações e no preparo pré-operatório envolvido no processo de estomização, além do desconhecimento dos processos fisiológicos que se alteram com a cirurgia. No entanto, houve profissionais que se destacaram pelo domínio técnico-científico e pelo cuidado diferenciado à pessoa com estomia intestinal, buscando atender suas especificidades e a realização de orientações com base no nível de entendimento da pessoa sob seu cuidado e sua família. Considerações Finais: Observa-se a fragilidade no cuidado prestado à pessoa com estomia e sua família, entretanto, a educação continuada juntamente com a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem nas Unidades de Clínica Cirúrgica, são capazes de gerar conhecimentos a partir da realidade dos profissionais e auxiliar esses a construir um cuidado especializado, repercutindo na redução de complicações imediatas ou tardias, melhorando a vivência da transição da pessoa com estomia intestinal para o autocuidado. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/47115
10.5902/2236583447115
url https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/47115
identifier_str_mv 10.5902/2236583447115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/47115/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Saúde (Santa Maria)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Saúde (Santa Maria)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Saúde (Santa Maria); 2020: Revista Saúde (Santa Maria). 2020, v. 46, n. 2
Saúde (Santa Maria); 2020: Revista Saúde (Santa Maria). 2020, v. 46, n. 2
2236-5834
0103-4499
reponame:Saúde (Santa Maria)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Saúde (Santa Maria)
collection Saúde (Santa Maria)
repository.name.fl_str_mv Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com
_version_ 1799944001887928320