DOENÇA RENAL DO DIABETES: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzato, Ana Carolina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Resende Souza Silva, Vanessa, Soyer, Aline de Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/63362
Resumo: A nefropatia diabética (ND) é a principal causa de terapia de substituição renal nos países desenvolvidos e no Brasil é a segunda causa de necessidade de diálise, ficando atrás da hipertensão arterial. A identificação precoce de alterações como a diminuição da taxa de filtração glomerular e a albuminúria são cruciais para prevenir a evolução da doença. No tratamento, além do controle glicêmico, alguns fármacos para controle da pressão arterial são empregados para tratar ou mesmo retardar o desenvolvimento da ND, tais como os inibidores da ECA e os bloqueadores da angiotensina II. Há ainda os fármacos mais recentes, inibidores da SGLT2, utilizados no tratamento do diabetes que estão sendo estudados com evidências de nefroproteção e impedirem a progressão da doença. O objetivo deste trabalho foi conhecer uma das principais causas de morbidade e mortalidade em indivíduos com Diabetes Mellitus, a importância de seu diagnóstico precoce e identificar os possíveis tratamentos preventivos mais recentes como forma de não evoluir para doença renal, com enfoque nos inibidores da SGLT2. A metodologia utilizada foi a revisão literária com busca nas bases de dados Scielo, PUBMED, LILACS, MEDLINE E BVS. Os resultados comprovaram a segurança e eficiência dos inibidores da SGLT2 como adjuvantes no tratamento da ND. Os benefícios superam os riscos e medicamentos como a dapagliflozina, empagliflozina e canagliflozina devem ser prescritos aos pacientes diabéticos.
id UFSM-14_a0680c2742c68983c612734cd9eb2eb3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63362
network_acronym_str UFSM-14
network_name_str Saúde (Santa Maria)
repository_id_str
spelling DOENÇA RENAL DO DIABETES: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCESnefropatias diabéticascomplicações do diabetesinibidores do transportador 2 de sódio-glicoseA nefropatia diabética (ND) é a principal causa de terapia de substituição renal nos países desenvolvidos e no Brasil é a segunda causa de necessidade de diálise, ficando atrás da hipertensão arterial. A identificação precoce de alterações como a diminuição da taxa de filtração glomerular e a albuminúria são cruciais para prevenir a evolução da doença. No tratamento, além do controle glicêmico, alguns fármacos para controle da pressão arterial são empregados para tratar ou mesmo retardar o desenvolvimento da ND, tais como os inibidores da ECA e os bloqueadores da angiotensina II. Há ainda os fármacos mais recentes, inibidores da SGLT2, utilizados no tratamento do diabetes que estão sendo estudados com evidências de nefroproteção e impedirem a progressão da doença. O objetivo deste trabalho foi conhecer uma das principais causas de morbidade e mortalidade em indivíduos com Diabetes Mellitus, a importância de seu diagnóstico precoce e identificar os possíveis tratamentos preventivos mais recentes como forma de não evoluir para doença renal, com enfoque nos inibidores da SGLT2. A metodologia utilizada foi a revisão literária com busca nas bases de dados Scielo, PUBMED, LILACS, MEDLINE E BVS. Os resultados comprovaram a segurança e eficiência dos inibidores da SGLT2 como adjuvantes no tratamento da ND. Os benefícios superam os riscos e medicamentos como a dapagliflozina, empagliflozina e canagliflozina devem ser prescritos aos pacientes diabéticos.Universidade Federal de Santa Maria2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/6336210.5902/2236583463362Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 12236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/63362/pdfCopyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)info:eu-repo/semantics/openAccessRizzato, Ana CarolinaResende Souza Silva, VanessaSoyer, Aline de Brito2021-04-22T18:00:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63362Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2021-04-22T18:00:35Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv DOENÇA RENAL DO DIABETES: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCES
title DOENÇA RENAL DO DIABETES: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCES
spellingShingle DOENÇA RENAL DO DIABETES: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCES
Rizzato, Ana Carolina
nefropatias diabéticas
complicações do diabetes
inibidores do transportador 2 de sódio-glicose
title_short DOENÇA RENAL DO DIABETES: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCES
title_full DOENÇA RENAL DO DIABETES: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCES
title_fullStr DOENÇA RENAL DO DIABETES: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCES
title_full_unstemmed DOENÇA RENAL DO DIABETES: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCES
title_sort DOENÇA RENAL DO DIABETES: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCES
author Rizzato, Ana Carolina
author_facet Rizzato, Ana Carolina
Resende Souza Silva, Vanessa
Soyer, Aline de Brito
author_role author
author2 Resende Souza Silva, Vanessa
Soyer, Aline de Brito
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzato, Ana Carolina
Resende Souza Silva, Vanessa
Soyer, Aline de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv nefropatias diabéticas
complicações do diabetes
inibidores do transportador 2 de sódio-glicose
topic nefropatias diabéticas
complicações do diabetes
inibidores do transportador 2 de sódio-glicose
description A nefropatia diabética (ND) é a principal causa de terapia de substituição renal nos países desenvolvidos e no Brasil é a segunda causa de necessidade de diálise, ficando atrás da hipertensão arterial. A identificação precoce de alterações como a diminuição da taxa de filtração glomerular e a albuminúria são cruciais para prevenir a evolução da doença. No tratamento, além do controle glicêmico, alguns fármacos para controle da pressão arterial são empregados para tratar ou mesmo retardar o desenvolvimento da ND, tais como os inibidores da ECA e os bloqueadores da angiotensina II. Há ainda os fármacos mais recentes, inibidores da SGLT2, utilizados no tratamento do diabetes que estão sendo estudados com evidências de nefroproteção e impedirem a progressão da doença. O objetivo deste trabalho foi conhecer uma das principais causas de morbidade e mortalidade em indivíduos com Diabetes Mellitus, a importância de seu diagnóstico precoce e identificar os possíveis tratamentos preventivos mais recentes como forma de não evoluir para doença renal, com enfoque nos inibidores da SGLT2. A metodologia utilizada foi a revisão literária com busca nas bases de dados Scielo, PUBMED, LILACS, MEDLINE E BVS. Os resultados comprovaram a segurança e eficiência dos inibidores da SGLT2 como adjuvantes no tratamento da ND. Os benefícios superam os riscos e medicamentos como a dapagliflozina, empagliflozina e canagliflozina devem ser prescritos aos pacientes diabéticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/63362
10.5902/2236583463362
url https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/63362
identifier_str_mv 10.5902/2236583463362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/63362/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1
Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1
2236-5834
0103-4499
reponame:Saúde (Santa Maria)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Saúde (Santa Maria)
collection Saúde (Santa Maria)
repository.name.fl_str_mv Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com
_version_ 1799944002372370432