Fatores relacionados à obesidade e ao estresse e suas dificuldades na gestão pós-moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Iramar Baptistella
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fleig, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/64149
Resumo: A obesidade e o estresse do trabalhador tornaram-se fatores epidêmicos temerários diante do atual perfil político e das concepções da nova gestão de trabalho. O objetivo foi o de identificar os fatores relacionados à obesidade, estresse e as dificuldades na gestão pós-moderna. Trata-se de uma revisão sistemática, nas bases SciELO, LILACS, Scopus, Pubmed, Embase e da biblioteca Cochrane. Utilizaram-se os descritores: obesidade, estresse, trabalhador, organização e administração, relacionados aos operadores booleanos AND e OR. No decorrer desta pesquisa foram utilizadas as orientações de acordo com os itens para Revisão Sistemática e Metanálise cheklist PRISMA. Foram selecionados 20 estudos científicos. As atuais diretrizes para conquistar uma qualidade de vida não são suficientes para superar a dinâmica racional capitalista, uma vez que a obesidade e o estresse são de origens multifatoriais e suas consequências foram favorecidas com as demandas e dinâmica da atual gestão trabalhista. Parece existir a necessidade de um maior entendimento sobre o cenário pós-moderno e diretrizes inovadoras para a real melhora da qualidade de vida do homem contemporâneo. Logo, prevenir os desfechos da obesidade e do estresse e superar a pressão econômica junto às mudanças tecnológicas envolve, não apenas um aperfeiçoamento do profissional da saúde, e sim uma maior reflexão dos gestores das atuais e/ou futuras políticas públicas em favorecer as evidências científicas. O apoio a uma melhor compreensão e boa qualidade de investigação, com parâmetros clínicos, socioculturais e suas relações em uma proposta individualizada ao trabalhador obeso e com estresse são necessários para contemplar a dinâmica da nova gestão.
id UFSM-14_e91c33dccf751593e145f728330b8f54
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/64149
network_acronym_str UFSM-14
network_name_str Saúde (Santa Maria)
repository_id_str
spelling Fatores relacionados à obesidade e ao estresse e suas dificuldades na gestão pós-modernaObesidade. Estresse. Qualidade de Vida no Trabalho. Gestão. Trabalhador.A obesidade e o estresse do trabalhador tornaram-se fatores epidêmicos temerários diante do atual perfil político e das concepções da nova gestão de trabalho. O objetivo foi o de identificar os fatores relacionados à obesidade, estresse e as dificuldades na gestão pós-moderna. Trata-se de uma revisão sistemática, nas bases SciELO, LILACS, Scopus, Pubmed, Embase e da biblioteca Cochrane. Utilizaram-se os descritores: obesidade, estresse, trabalhador, organização e administração, relacionados aos operadores booleanos AND e OR. No decorrer desta pesquisa foram utilizadas as orientações de acordo com os itens para Revisão Sistemática e Metanálise cheklist PRISMA. Foram selecionados 20 estudos científicos. As atuais diretrizes para conquistar uma qualidade de vida não são suficientes para superar a dinâmica racional capitalista, uma vez que a obesidade e o estresse são de origens multifatoriais e suas consequências foram favorecidas com as demandas e dinâmica da atual gestão trabalhista. Parece existir a necessidade de um maior entendimento sobre o cenário pós-moderno e diretrizes inovadoras para a real melhora da qualidade de vida do homem contemporâneo. Logo, prevenir os desfechos da obesidade e do estresse e superar a pressão econômica junto às mudanças tecnológicas envolve, não apenas um aperfeiçoamento do profissional da saúde, e sim uma maior reflexão dos gestores das atuais e/ou futuras políticas públicas em favorecer as evidências científicas. O apoio a uma melhor compreensão e boa qualidade de investigação, com parâmetros clínicos, socioculturais e suas relações em uma proposta individualizada ao trabalhador obeso e com estresse são necessários para contemplar a dinâmica da nova gestão.Universidade Federal de Santa Maria2021-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/6414910.5902/2236583464149Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 12236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/64149/pdfCopyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)info:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Iramar BaptistellaFleig, Raquel2021-03-24T16:51:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/64149Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2021-03-24T16:51:14Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores relacionados à obesidade e ao estresse e suas dificuldades na gestão pós-moderna
title Fatores relacionados à obesidade e ao estresse e suas dificuldades na gestão pós-moderna
spellingShingle Fatores relacionados à obesidade e ao estresse e suas dificuldades na gestão pós-moderna
do Nascimento, Iramar Baptistella
Obesidade. Estresse. Qualidade de Vida no Trabalho. Gestão. Trabalhador.
title_short Fatores relacionados à obesidade e ao estresse e suas dificuldades na gestão pós-moderna
title_full Fatores relacionados à obesidade e ao estresse e suas dificuldades na gestão pós-moderna
title_fullStr Fatores relacionados à obesidade e ao estresse e suas dificuldades na gestão pós-moderna
title_full_unstemmed Fatores relacionados à obesidade e ao estresse e suas dificuldades na gestão pós-moderna
title_sort Fatores relacionados à obesidade e ao estresse e suas dificuldades na gestão pós-moderna
author do Nascimento, Iramar Baptistella
author_facet do Nascimento, Iramar Baptistella
Fleig, Raquel
author_role author
author2 Fleig, Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Iramar Baptistella
Fleig, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade. Estresse. Qualidade de Vida no Trabalho. Gestão. Trabalhador.
topic Obesidade. Estresse. Qualidade de Vida no Trabalho. Gestão. Trabalhador.
description A obesidade e o estresse do trabalhador tornaram-se fatores epidêmicos temerários diante do atual perfil político e das concepções da nova gestão de trabalho. O objetivo foi o de identificar os fatores relacionados à obesidade, estresse e as dificuldades na gestão pós-moderna. Trata-se de uma revisão sistemática, nas bases SciELO, LILACS, Scopus, Pubmed, Embase e da biblioteca Cochrane. Utilizaram-se os descritores: obesidade, estresse, trabalhador, organização e administração, relacionados aos operadores booleanos AND e OR. No decorrer desta pesquisa foram utilizadas as orientações de acordo com os itens para Revisão Sistemática e Metanálise cheklist PRISMA. Foram selecionados 20 estudos científicos. As atuais diretrizes para conquistar uma qualidade de vida não são suficientes para superar a dinâmica racional capitalista, uma vez que a obesidade e o estresse são de origens multifatoriais e suas consequências foram favorecidas com as demandas e dinâmica da atual gestão trabalhista. Parece existir a necessidade de um maior entendimento sobre o cenário pós-moderno e diretrizes inovadoras para a real melhora da qualidade de vida do homem contemporâneo. Logo, prevenir os desfechos da obesidade e do estresse e superar a pressão econômica junto às mudanças tecnológicas envolve, não apenas um aperfeiçoamento do profissional da saúde, e sim uma maior reflexão dos gestores das atuais e/ou futuras políticas públicas em favorecer as evidências científicas. O apoio a uma melhor compreensão e boa qualidade de investigação, com parâmetros clínicos, socioculturais e suas relações em uma proposta individualizada ao trabalhador obeso e com estresse são necessários para contemplar a dinâmica da nova gestão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/64149
10.5902/2236583464149
url https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/64149
identifier_str_mv 10.5902/2236583464149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/64149/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1
Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1
2236-5834
0103-4499
reponame:Saúde (Santa Maria)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Saúde (Santa Maria)
collection Saúde (Santa Maria)
repository.name.fl_str_mv Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com
_version_ 1799944002421653504