CRIANÇAS QUE TEM HIV/AIDS E SEUS FAMILIARES/CUIDADORES: EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO MULTIDISCIPLINAR
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Saúde (Santa Maria) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/4184 |
Resumo: | A condição sorológica das crianças HIV/aids resulta em demandas de necessidade especial de saúde, como o seguimento ambulatorial de crescimento e desenvolvimento, clínico e terapêutico. Objetivo: descrever a experiência de acompanhamento multidisciplinar dessas crianças e seus familiares/cuidadores. Metodologia: as ações estão organizadas em dois projetos de extensão no Hospital Universitário de Santa Maria/RS. Um envolve as crianças em atividades lúdicas e o outro os seus familiares/cuidadores em encontros grupais dialógicos. As ações têm a educação em saúde como eixo transversal. Conclusão: o espaço lúdico promove a interação entre as crianças e a construção de uma imagem hospitalar acolhedora. O espaço dialógico media o cuidado profissional no hospital e as especificidades do cuidado familiar no domicílio, possibilitando o compartilhar de vivências, necessidades e dúvidas. Essas ações de extensão contribuem na assistência, no ensino e na pesquisa, promovendo melhor adesão ao tratamento, menores índices de morbimortalidade, formação e qualificação dos profissionais para o cuidado e a investigação em saúde. Palavras-Chave: Saúde da criança, enfermagem materno-infantil, síndrome da imunodeficiência adquirida, educação em saúde |
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CRIANÇAS QUE TEM HIV/AIDS E SEUS FAMILIARES/CUIDADORES: EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO MULTIDISCIPLINAR A condição sorológica das crianças HIV/aids resulta em demandas de necessidade especial de saúde, como o seguimento ambulatorial de crescimento e desenvolvimento, clínico e terapêutico. Objetivo: descrever a experiência de acompanhamento multidisciplinar dessas crianças e seus familiares/cuidadores. Metodologia: as ações estão organizadas em dois projetos de extensão no Hospital Universitário de Santa Maria/RS. Um envolve as crianças em atividades lúdicas e o outro os seus familiares/cuidadores em encontros grupais dialógicos. As ações têm a educação em saúde como eixo transversal. Conclusão: o espaço lúdico promove a interação entre as crianças e a construção de uma imagem hospitalar acolhedora. O espaço dialógico media o cuidado profissional no hospital e as especificidades do cuidado familiar no domicílio, possibilitando o compartilhar de vivências, necessidades e dúvidas. Essas ações de extensão contribuem na assistência, no ensino e na pesquisa, promovendo melhor adesão ao tratamento, menores índices de morbimortalidade, formação e qualificação dos profissionais para o cuidado e a investigação em saúde. Palavras-Chave: Saúde da criança, enfermagem materno-infantil, síndrome da imunodeficiência adquirida, educação em saúdeUniversidade Federal de Santa Maria2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/418410.5902/223658344184Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), vol. 35, n.2, 2009; 51-56Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), vol. 35, n.2, 2009; 51-562236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/4184/2526Padoin, Stela Maris de MelloPaula, Cristiane Cardoso deTronco, Caroline SissyRibeiro, Aline CammaranoSantos, Érika Éberlline Pacheco dosHoffmann, Izabel CristinaValadão, Maria Clarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-24T16:25:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4184Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2017-01-24T16:25:21Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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