CRIANÇAS QUE TEM HIV/AIDS E SEUS FAMILIARES/CUIDADORES: EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO MULTIDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padoin, Stela Maris de Mello
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Paula, Cristiane Cardoso de, Tronco, Caroline Sissy, Ribeiro, Aline Cammarano, Santos, Érika Éberlline Pacheco dos, Hoffmann, Izabel Cristina, Valadão, Maria Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/4184
Resumo: A condição sorológica das crianças HIV/aids resulta em demandas de necessidade especial de saúde, como o seguimento ambulatorial de crescimento e desenvolvimento, clínico e terapêutico. Objetivo: descrever a experiência de acompanhamento multidisciplinar dessas crianças e seus familiares/cuidadores. Metodologia: as ações estão organizadas em dois projetos de extensão no Hospital Universitário de Santa Maria/RS. Um envolve as crianças em atividades lúdicas e o outro os seus familiares/cuidadores em encontros grupais dialógicos. As ações têm a educação em saúde como eixo transversal. Conclusão: o espaço lúdico promove a interação entre as crianças e a construção de uma imagem hospitalar acolhedora. O espaço dialógico media o cuidado profissional no hospital e as especificidades do cuidado familiar no domicílio, possibilitando o compartilhar de vivências, necessidades e dúvidas. Essas ações de extensão contribuem na assistência, no ensino e na pesquisa, promovendo melhor adesão ao tratamento, menores índices de morbimortalidade, formação e qualificação dos profissionais para o cuidado e a investigação em saúde. Palavras-Chave: Saúde da criança, enfermagem materno-infantil, síndrome da imunodeficiência adquirida, educação em saúde
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