SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/7985 |
Resumo: | http://dx.doi.org/10.5902/223611707985O presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores determinantes da satisfação dos estudantes de educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria mediante o desenvolvimento de um modelo de equações estruturais baseado em dados coletados em um survey que contemplou 416 estudantes. Os principais resultados descritivos sugerem que os estudantes estão satisfeitos com o sistema de aprendizagem, sua estrutura, o nível de dedicação de professores e tutores e com o curso de modo geral. O modelo proposto mostrou-se adequado para mensurar a satisfação geral dos estudantes, comprovando a influência positiva direta dos construtos flexibilidade e estrutura e organização do sistema e do curso e o impacto indireto dos fatores envolvimento do professor/tutor e interação. Os resultados do estudo fornecem feedback para a instituição avaliar os principais pontos positivos e negativos da estrutura dos cursos a distância, de modo a melhorar os níveis de satisfação e fortalecer a implementação do sistema de ensino a distância. |
id |
UFSM-15_0a3ed0c9590d9c16d288bd4e3e935860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7985 |
network_acronym_str |
UFSM-15 |
network_name_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository_id_str |
|
spelling |
SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIALSatisfação dos EstudantesEducação a DistânciaModelagem de Equações Estruturais.http://dx.doi.org/10.5902/223611707985O presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores determinantes da satisfação dos estudantes de educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria mediante o desenvolvimento de um modelo de equações estruturais baseado em dados coletados em um survey que contemplou 416 estudantes. Os principais resultados descritivos sugerem que os estudantes estão satisfeitos com o sistema de aprendizagem, sua estrutura, o nível de dedicação de professores e tutores e com o curso de modo geral. O modelo proposto mostrou-se adequado para mensurar a satisfação geral dos estudantes, comprovando a influência positiva direta dos construtos flexibilidade e estrutura e organização do sistema e do curso e o impacto indireto dos fatores envolvimento do professor/tutor e interação. Os resultados do estudo fornecem feedback para a instituição avaliar os principais pontos positivos e negativos da estrutura dos cursos a distância, de modo a melhorar os níveis de satisfação e fortalecer a implementação do sistema de ensino a distância.Universidade Federal de Santa Maria2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/798510.5902/223611707985Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2617-2632Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2617-26322236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/7985/pdfhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Kelmara MendesKunkel, Franciele Ines ReisMallmann, Elena Maria2022-09-26T12:47:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7985Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2022-09-26T12:47:47Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL |
title |
SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL |
spellingShingle |
SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL Vieira, Kelmara Mendes Satisfação dos Estudantes Educação a Distância Modelagem de Equações Estruturais. |
title_short |
SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL |
title_full |
SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL |
title_fullStr |
SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL |
title_full_unstemmed |
SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL |
title_sort |
SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL |
author |
Vieira, Kelmara Mendes |
author_facet |
Vieira, Kelmara Mendes Kunkel, Franciele Ines Reis Mallmann, Elena Maria |
author_role |
author |
author2 |
Kunkel, Franciele Ines Reis Mallmann, Elena Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Kelmara Mendes Kunkel, Franciele Ines Reis Mallmann, Elena Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação dos Estudantes Educação a Distância Modelagem de Equações Estruturais. |
topic |
Satisfação dos Estudantes Educação a Distância Modelagem de Equações Estruturais. |
description |
http://dx.doi.org/10.5902/223611707985O presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores determinantes da satisfação dos estudantes de educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria mediante o desenvolvimento de um modelo de equações estruturais baseado em dados coletados em um survey que contemplou 416 estudantes. Os principais resultados descritivos sugerem que os estudantes estão satisfeitos com o sistema de aprendizagem, sua estrutura, o nível de dedicação de professores e tutores e com o curso de modo geral. O modelo proposto mostrou-se adequado para mensurar a satisfação geral dos estudantes, comprovando a influência positiva direta dos construtos flexibilidade e estrutura e organização do sistema e do curso e o impacto indireto dos fatores envolvimento do professor/tutor e interação. Os resultados do estudo fornecem feedback para a instituição avaliar os principais pontos positivos e negativos da estrutura dos cursos a distância, de modo a melhorar os níveis de satisfação e fortalecer a implementação do sistema de ensino a distância. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/7985 10.5902/223611707985 |
url |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/7985 |
identifier_str_mv |
10.5902/223611707985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/7985/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2617-2632 Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2617-2632 2236-1170 2236-1170 reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
collection |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1799950573680721920 |