SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Kelmara Mendes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Kunkel, Franciele Ines Reis, Mallmann, Elena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/7985
Resumo: http://dx.doi.org/10.5902/223611707985O presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores determinantes da satisfação dos estudantes de educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria mediante o desenvolvimento de um modelo de equações estruturais baseado em dados coletados em um survey que contemplou 416 estudantes. Os principais resultados descritivos sugerem que os estudantes estão satisfeitos com o sistema de aprendizagem, sua estrutura, o nível de dedicação de professores e tutores e com o curso de modo geral. O modelo proposto mostrou-se adequado para mensurar a satisfação geral dos estudantes, comprovando a influência positiva direta dos construtos flexibilidade e estrutura e organização do sistema e do curso e o impacto indireto dos fatores envolvimento do professor/tutor e interação. Os resultados do estudo fornecem feedback para a instituição avaliar os principais pontos positivos e negativos da estrutura dos cursos a distância, de modo a melhorar os níveis de satisfação e fortalecer a implementação do sistema de ensino a distância.
id UFSM-15_0a3ed0c9590d9c16d288bd4e3e935860
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7985
network_acronym_str UFSM-15
network_name_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
repository_id_str
spelling SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIALSatisfação dos EstudantesEducação a DistânciaModelagem de Equações Estruturais.http://dx.doi.org/10.5902/223611707985O presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores determinantes da satisfação dos estudantes de educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria mediante o desenvolvimento de um modelo de equações estruturais baseado em dados coletados em um survey que contemplou 416 estudantes. Os principais resultados descritivos sugerem que os estudantes estão satisfeitos com o sistema de aprendizagem, sua estrutura, o nível de dedicação de professores e tutores e com o curso de modo geral. O modelo proposto mostrou-se adequado para mensurar a satisfação geral dos estudantes, comprovando a influência positiva direta dos construtos flexibilidade e estrutura e organização do sistema e do curso e o impacto indireto dos fatores envolvimento do professor/tutor e interação. Os resultados do estudo fornecem feedback para a instituição avaliar os principais pontos positivos e negativos da estrutura dos cursos a distância, de modo a melhorar os níveis de satisfação e fortalecer a implementação do sistema de ensino a distância.Universidade Federal de Santa Maria2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/798510.5902/223611707985Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2617-2632Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2617-26322236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/7985/pdfhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Kelmara MendesKunkel, Franciele Ines ReisMallmann, Elena Maria2022-09-26T12:47:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7985Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2022-09-26T12:47:47Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL
title SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL
spellingShingle SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL
Vieira, Kelmara Mendes
Satisfação dos Estudantes
Educação a Distância
Modelagem de Equações Estruturais.
title_short SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL
title_full SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL
title_fullStr SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL
title_full_unstemmed SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL
title_sort SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL
author Vieira, Kelmara Mendes
author_facet Vieira, Kelmara Mendes
Kunkel, Franciele Ines Reis
Mallmann, Elena Maria
author_role author
author2 Kunkel, Franciele Ines Reis
Mallmann, Elena Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Kelmara Mendes
Kunkel, Franciele Ines Reis
Mallmann, Elena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação dos Estudantes
Educação a Distância
Modelagem de Equações Estruturais.
topic Satisfação dos Estudantes
Educação a Distância
Modelagem de Equações Estruturais.
description http://dx.doi.org/10.5902/223611707985O presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores determinantes da satisfação dos estudantes de educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria mediante o desenvolvimento de um modelo de equações estruturais baseado em dados coletados em um survey que contemplou 416 estudantes. Os principais resultados descritivos sugerem que os estudantes estão satisfeitos com o sistema de aprendizagem, sua estrutura, o nível de dedicação de professores e tutores e com o curso de modo geral. O modelo proposto mostrou-se adequado para mensurar a satisfação geral dos estudantes, comprovando a influência positiva direta dos construtos flexibilidade e estrutura e organização do sistema e do curso e o impacto indireto dos fatores envolvimento do professor/tutor e interação. Os resultados do estudo fornecem feedback para a instituição avaliar os principais pontos positivos e negativos da estrutura dos cursos a distância, de modo a melhorar os níveis de satisfação e fortalecer a implementação do sistema de ensino a distância.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/7985
10.5902/223611707985
url https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/7985
identifier_str_mv 10.5902/223611707985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/7985/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2617-2632
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2617-2632
2236-1170
2236-1170
reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
collection Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950573680721920