A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcia Lustosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cruz, Valmira Amariz, Silva, Frederico Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/14045
Resumo: This paper aims to investigate the importance of affectivity in the teaching-learning process. Based on the learning theories of Piaget and Vygotsky who conceive as the intrinsic relationship between the cognitive and affective processes in human psychic functioning. The methodology undertaken was qualitative seen that 48 high school students from a Technical School, a full scheme of the State of Pernambuco (Brazil) were evaluated. The instruments used were the Affect-Performance Diagram adapted analysis, developed by Silva and Teixeira (2008). The results indicate the affective aspect, as well as the relationship between teacher and student, as key variables to determine the process of teaching and learning.
id UFSM-15_3b0af4274659efe899a1e14095fc2e10
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14045
network_acronym_str UFSM-15
network_name_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
repository_id_str
spelling A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitivaA dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitivaAffectivecognitive developmentteaching and learning.Afetividadedesenvolvimento cognitivoensino-aprendizagem.This paper aims to investigate the importance of affectivity in the teaching-learning process. Based on the learning theories of Piaget and Vygotsky who conceive as the intrinsic relationship between the cognitive and affective processes in human psychic functioning. The methodology undertaken was qualitative seen that 48 high school students from a Technical School, a full scheme of the State of Pernambuco (Brazil) were evaluated. The instruments used were the Affect-Performance Diagram adapted analysis, developed by Silva and Teixeira (2008). The results indicate the affective aspect, as well as the relationship between teacher and student, as key variables to determine the process of teaching and learning.O presente artigo tem como objetivo investigar a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentado nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky que concebem como intrínseca a relação entre os processos cognitivos e afetivos no funcionamento psíquico humano. A metodologia empreendida foi de natureza qualitativa, visto que foram avaliados 48 alunos do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual, de regime integral do Estado de Pernambuco (Brasil). Os instrumentos utilizados foram o Diagrama Afeto- -Performance (DAP) de análise adaptada, desenvolvido por Silva e Teixeira (2009). Os resultados apontam o aspecto afetivo, assim como a relação entre professor e aluno, como variáveis fundamentais para determinar o processo de ensino-aprendizagem. Universidade Federal de Santa Maria2015-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/1404510.5902/2236117014045Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 18, N. 4, DEC., 2014; 1303-1311Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 18, N. 4, DEZ., 2014; 1303-13112236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/14045/pdfhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Márcia LustosaCruz, Valmira AmarizSilva, Frederico Fonseca2022-09-22T17:21:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14045Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2022-09-22T17:21:43Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva
A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva
title A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva
spellingShingle A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva
Silva, Márcia Lustosa
Affective
cognitive development
teaching and learning.
Afetividade
desenvolvimento cognitivo
ensino-aprendizagem.
title_short A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva
title_full A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva
title_fullStr A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva
title_full_unstemmed A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva
title_sort A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva
author Silva, Márcia Lustosa
author_facet Silva, Márcia Lustosa
Cruz, Valmira Amariz
Silva, Frederico Fonseca
author_role author
author2 Cruz, Valmira Amariz
Silva, Frederico Fonseca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcia Lustosa
Cruz, Valmira Amariz
Silva, Frederico Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Affective
cognitive development
teaching and learning.
Afetividade
desenvolvimento cognitivo
ensino-aprendizagem.
topic Affective
cognitive development
teaching and learning.
Afetividade
desenvolvimento cognitivo
ensino-aprendizagem.
description This paper aims to investigate the importance of affectivity in the teaching-learning process. Based on the learning theories of Piaget and Vygotsky who conceive as the intrinsic relationship between the cognitive and affective processes in human psychic functioning. The methodology undertaken was qualitative seen that 48 high school students from a Technical School, a full scheme of the State of Pernambuco (Brazil) were evaluated. The instruments used were the Affect-Performance Diagram adapted analysis, developed by Silva and Teixeira (2008). The results indicate the affective aspect, as well as the relationship between teacher and student, as key variables to determine the process of teaching and learning.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/14045
10.5902/2236117014045
url https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/14045
identifier_str_mv 10.5902/2236117014045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/14045/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 18, N. 4, DEC., 2014; 1303-1311
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 18, N. 4, DEZ., 2014; 1303-1311
2236-1170
2236-1170
reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
collection Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950575134048256