A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/14045 |
Resumo: | This paper aims to investigate the importance of affectivity in the teaching-learning process. Based on the learning theories of Piaget and Vygotsky who conceive as the intrinsic relationship between the cognitive and affective processes in human psychic functioning. The methodology undertaken was qualitative seen that 48 high school students from a Technical School, a full scheme of the State of Pernambuco (Brazil) were evaluated. The instruments used were the Affect-Performance Diagram adapted analysis, developed by Silva and Teixeira (2008). The results indicate the affective aspect, as well as the relationship between teacher and student, as key variables to determine the process of teaching and learning. |
id |
UFSM-15_3b0af4274659efe899a1e14095fc2e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14045 |
network_acronym_str |
UFSM-15 |
network_name_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitivaA dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitivaAffectivecognitive developmentteaching and learning.Afetividadedesenvolvimento cognitivoensino-aprendizagem.This paper aims to investigate the importance of affectivity in the teaching-learning process. Based on the learning theories of Piaget and Vygotsky who conceive as the intrinsic relationship between the cognitive and affective processes in human psychic functioning. The methodology undertaken was qualitative seen that 48 high school students from a Technical School, a full scheme of the State of Pernambuco (Brazil) were evaluated. The instruments used were the Affect-Performance Diagram adapted analysis, developed by Silva and Teixeira (2008). The results indicate the affective aspect, as well as the relationship between teacher and student, as key variables to determine the process of teaching and learning.O presente artigo tem como objetivo investigar a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentado nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky que concebem como intrínseca a relação entre os processos cognitivos e afetivos no funcionamento psíquico humano. A metodologia empreendida foi de natureza qualitativa, visto que foram avaliados 48 alunos do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual, de regime integral do Estado de Pernambuco (Brasil). Os instrumentos utilizados foram o Diagrama Afeto- -Performance (DAP) de análise adaptada, desenvolvido por Silva e Teixeira (2009). Os resultados apontam o aspecto afetivo, assim como a relação entre professor e aluno, como variáveis fundamentais para determinar o processo de ensino-aprendizagem. Universidade Federal de Santa Maria2015-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/1404510.5902/2236117014045Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 18, N. 4, DEC., 2014; 1303-1311Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 18, N. 4, DEZ., 2014; 1303-13112236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/14045/pdfhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Márcia LustosaCruz, Valmira AmarizSilva, Frederico Fonseca2022-09-22T17:21:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14045Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2022-09-22T17:21:43Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva |
title |
A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva |
spellingShingle |
A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva Silva, Márcia Lustosa Affective cognitive development teaching and learning. Afetividade desenvolvimento cognitivo ensino-aprendizagem. |
title_short |
A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva |
title_full |
A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva |
title_fullStr |
A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva |
title_full_unstemmed |
A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva |
title_sort |
A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva |
author |
Silva, Márcia Lustosa |
author_facet |
Silva, Márcia Lustosa Cruz, Valmira Amariz Silva, Frederico Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Valmira Amariz Silva, Frederico Fonseca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Márcia Lustosa Cruz, Valmira Amariz Silva, Frederico Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Affective cognitive development teaching and learning. Afetividade desenvolvimento cognitivo ensino-aprendizagem. |
topic |
Affective cognitive development teaching and learning. Afetividade desenvolvimento cognitivo ensino-aprendizagem. |
description |
This paper aims to investigate the importance of affectivity in the teaching-learning process. Based on the learning theories of Piaget and Vygotsky who conceive as the intrinsic relationship between the cognitive and affective processes in human psychic functioning. The methodology undertaken was qualitative seen that 48 high school students from a Technical School, a full scheme of the State of Pernambuco (Brazil) were evaluated. The instruments used were the Affect-Performance Diagram adapted analysis, developed by Silva and Teixeira (2008). The results indicate the affective aspect, as well as the relationship between teacher and student, as key variables to determine the process of teaching and learning. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/14045 10.5902/2236117014045 |
url |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/14045 |
identifier_str_mv |
10.5902/2236117014045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/14045/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 18, N. 4, DEC., 2014; 1303-1311 Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 18, N. 4, DEZ., 2014; 1303-1311 2236-1170 2236-1170 reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
collection |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1799950575134048256 |