A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Paula Santana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09082024-130722/
Resumo: Considerando que a primeira infância, período compreendido entre o nascimento e os 6 anos de idade, é primordial para o desenvolvimento infantil e afeta toda a vida do indivíduo, este estudo teve como objetivo analisar as relações entre a pobreza e o desenvolvimento da afetividade e da cognição, dessas crianças. Foram realizados dois estudos: o primeiro levantou, a partir de uma revisão sistemática, fatores de risco para o desenvolvimento infantil e o segundo buscou a relação da pobreza ao desenvolvimento afetivo e cognitivo de crianças na primeira infância. Encontrou-se como principais fatores de risco o abuso emocional, negligência, relação parental, institucionalização, maus-tratos, estresse, pobreza e falta de escolaridade própria e dos cuidadores principais. Aa pesquisa empírica do segundo estudo contou com 52 crianças, entre 4 e 5 anos, e seus responsáveis. Foram utilizados o Questionário Sociodemográfico e Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver (TTDD) com os responsáveis e, com as crianças, também houve a utilização do TTDD, além da MacArthur Story Stem Battery e da Tarefa de Empatia Situacional de Decety. Não foi possível comprovar diferença estatisticamente considerável entre crianças que se enquadram no critério de pobreza e crianças que não se enquadram. Para ambos os estudos há discussões sobre os resultados encontrados e sugestões de aprimoramento.
id USP_6bff2ddd58c6142d83a78b15d2f151e7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09082024-130722
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira InfânciaNOT FOUNDAffective developmentCognitive developmentDesenvolvimento afetivoDesenvolvimento cognitivoEarly childhoodPobrezaPovertyPrimeira infânciaConsiderando que a primeira infância, período compreendido entre o nascimento e os 6 anos de idade, é primordial para o desenvolvimento infantil e afeta toda a vida do indivíduo, este estudo teve como objetivo analisar as relações entre a pobreza e o desenvolvimento da afetividade e da cognição, dessas crianças. Foram realizados dois estudos: o primeiro levantou, a partir de uma revisão sistemática, fatores de risco para o desenvolvimento infantil e o segundo buscou a relação da pobreza ao desenvolvimento afetivo e cognitivo de crianças na primeira infância. Encontrou-se como principais fatores de risco o abuso emocional, negligência, relação parental, institucionalização, maus-tratos, estresse, pobreza e falta de escolaridade própria e dos cuidadores principais. Aa pesquisa empírica do segundo estudo contou com 52 crianças, entre 4 e 5 anos, e seus responsáveis. Foram utilizados o Questionário Sociodemográfico e Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver (TTDD) com os responsáveis e, com as crianças, também houve a utilização do TTDD, além da MacArthur Story Stem Battery e da Tarefa de Empatia Situacional de Decety. Não foi possível comprovar diferença estatisticamente considerável entre crianças que se enquadram no critério de pobreza e crianças que não se enquadram. Para ambos os estudos há discussões sobre os resultados encontrados e sugestões de aprimoramento.Considering that early childhood, the period between birth and six years of age is essential for child development and affects the individual\'s entire life, this study aimed to analyze the relationships between poverty and the development of affectivity and cognition of these children. Two studies were carried out: the first raised, based on a systematic review, risk factors for child development, and the second sought the relationship between poverty and the affective and cognitive development of children in early childhood. The main risk factors were emotional abuse, neglect, parental relationships, institutionalization, mistreatment, stress, poverty, and lack of education of themselves and their primary caregivers. The empirical research of the second study involved 52 children between 4 and 5 years old and their guardians. The Sociodemographic Questionnaire and the Denver Developmental Screening Test (TTDD) were used with those responsible and, with the children, the TTDD was also used, in addition to the MacArthur Story Stem Battery and the Decety Situational Empathy Task. It was impossible to prove a statistically significant difference between children who meet the poverty criteria and those who do not. Discussions were held about the results found and suggestions for improvement for both studies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAgli, Betania Alves Veiga DellCarvalho, Paula Santana2024-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09082024-130722/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T16:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-09082024-130722Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T16:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira Infância
NOT FOUND
title A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira Infância
spellingShingle A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira Infância
Carvalho, Paula Santana
Affective development
Cognitive development
Desenvolvimento afetivo
Desenvolvimento cognitivo
Early childhood
Pobreza
Poverty
Primeira infância
title_short A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira Infância
title_full A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira Infância
title_fullStr A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira Infância
title_full_unstemmed A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira Infância
title_sort A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira Infância
author Carvalho, Paula Santana
author_facet Carvalho, Paula Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agli, Betania Alves Veiga Dell
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Paula Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Affective development
Cognitive development
Desenvolvimento afetivo
Desenvolvimento cognitivo
Early childhood
Pobreza
Poverty
Primeira infância
topic Affective development
Cognitive development
Desenvolvimento afetivo
Desenvolvimento cognitivo
Early childhood
Pobreza
Poverty
Primeira infância
description Considerando que a primeira infância, período compreendido entre o nascimento e os 6 anos de idade, é primordial para o desenvolvimento infantil e afeta toda a vida do indivíduo, este estudo teve como objetivo analisar as relações entre a pobreza e o desenvolvimento da afetividade e da cognição, dessas crianças. Foram realizados dois estudos: o primeiro levantou, a partir de uma revisão sistemática, fatores de risco para o desenvolvimento infantil e o segundo buscou a relação da pobreza ao desenvolvimento afetivo e cognitivo de crianças na primeira infância. Encontrou-se como principais fatores de risco o abuso emocional, negligência, relação parental, institucionalização, maus-tratos, estresse, pobreza e falta de escolaridade própria e dos cuidadores principais. Aa pesquisa empírica do segundo estudo contou com 52 crianças, entre 4 e 5 anos, e seus responsáveis. Foram utilizados o Questionário Sociodemográfico e Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver (TTDD) com os responsáveis e, com as crianças, também houve a utilização do TTDD, além da MacArthur Story Stem Battery e da Tarefa de Empatia Situacional de Decety. Não foi possível comprovar diferença estatisticamente considerável entre crianças que se enquadram no critério de pobreza e crianças que não se enquadram. Para ambos os estudos há discussões sobre os resultados encontrados e sugestões de aprimoramento.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09082024-130722/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09082024-130722/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256838511263744