A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira Infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09082024-130722/ |
Resumo: | Considerando que a primeira infância, período compreendido entre o nascimento e os 6 anos de idade, é primordial para o desenvolvimento infantil e afeta toda a vida do indivíduo, este estudo teve como objetivo analisar as relações entre a pobreza e o desenvolvimento da afetividade e da cognição, dessas crianças. Foram realizados dois estudos: o primeiro levantou, a partir de uma revisão sistemática, fatores de risco para o desenvolvimento infantil e o segundo buscou a relação da pobreza ao desenvolvimento afetivo e cognitivo de crianças na primeira infância. Encontrou-se como principais fatores de risco o abuso emocional, negligência, relação parental, institucionalização, maus-tratos, estresse, pobreza e falta de escolaridade própria e dos cuidadores principais. Aa pesquisa empírica do segundo estudo contou com 52 crianças, entre 4 e 5 anos, e seus responsáveis. Foram utilizados o Questionário Sociodemográfico e Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver (TTDD) com os responsáveis e, com as crianças, também houve a utilização do TTDD, além da MacArthur Story Stem Battery e da Tarefa de Empatia Situacional de Decety. Não foi possível comprovar diferença estatisticamente considerável entre crianças que se enquadram no critério de pobreza e crianças que não se enquadram. Para ambos os estudos há discussões sobre os resultados encontrados e sugestões de aprimoramento. |
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A Relação entre a Pobreza e o Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo de Crianças na Primeira InfânciaNOT FOUNDAffective developmentCognitive developmentDesenvolvimento afetivoDesenvolvimento cognitivoEarly childhoodPobrezaPovertyPrimeira infânciaConsiderando que a primeira infância, período compreendido entre o nascimento e os 6 anos de idade, é primordial para o desenvolvimento infantil e afeta toda a vida do indivíduo, este estudo teve como objetivo analisar as relações entre a pobreza e o desenvolvimento da afetividade e da cognição, dessas crianças. Foram realizados dois estudos: o primeiro levantou, a partir de uma revisão sistemática, fatores de risco para o desenvolvimento infantil e o segundo buscou a relação da pobreza ao desenvolvimento afetivo e cognitivo de crianças na primeira infância. Encontrou-se como principais fatores de risco o abuso emocional, negligência, relação parental, institucionalização, maus-tratos, estresse, pobreza e falta de escolaridade própria e dos cuidadores principais. Aa pesquisa empírica do segundo estudo contou com 52 crianças, entre 4 e 5 anos, e seus responsáveis. Foram utilizados o Questionário Sociodemográfico e Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver (TTDD) com os responsáveis e, com as crianças, também houve a utilização do TTDD, além da MacArthur Story Stem Battery e da Tarefa de Empatia Situacional de Decety. Não foi possível comprovar diferença estatisticamente considerável entre crianças que se enquadram no critério de pobreza e crianças que não se enquadram. Para ambos os estudos há discussões sobre os resultados encontrados e sugestões de aprimoramento.Considering that early childhood, the period between birth and six years of age is essential for child development and affects the individual\'s entire life, this study aimed to analyze the relationships between poverty and the development of affectivity and cognition of these children. Two studies were carried out: the first raised, based on a systematic review, risk factors for child development, and the second sought the relationship between poverty and the affective and cognitive development of children in early childhood. The main risk factors were emotional abuse, neglect, parental relationships, institutionalization, mistreatment, stress, poverty, and lack of education of themselves and their primary caregivers. The empirical research of the second study involved 52 children between 4 and 5 years old and their guardians. The Sociodemographic Questionnaire and the Denver Developmental Screening Test (TTDD) were used with those responsible and, with the children, the TTDD was also used, in addition to the MacArthur Story Stem Battery and the Decety Situational Empathy Task. It was impossible to prove a statistically significant difference between children who meet the poverty criteria and those who do not. Discussions were held about the results found and suggestions for improvement for both studies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAgli, Betania Alves Veiga DellCarvalho, Paula Santana2024-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09082024-130722/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T16:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-09082024-130722Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T16:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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