Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oberherr, Andréa Diana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Vânia Medianeira Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/2777
Resumo: The removal of native vegetation and indiscriminate land fragmentation, has indicated thereduction of biomes and threatening their existence. Among other important tools to reverse thissituation and ensure the sustainability of natural resources necessary for human survival, wemention the non-formal environmental education. From this perspective the Municipal Center forEnvironmental Studies Sapiranga, organized the Árvore da Vida Project, which was implemented inMarch 2007 and attended by 200 students in May 2010. This study aimed to apply the Árvore daVida design and analyze their actions, to see how they would affect the perception of participantsregarding the conservation and sustainable use of natural resources. The results showed that theÀrvore da Vida Project was effective and efficient in promoting non-formal environmentaleducation, enabling the formation of the ecological and contributing to the establishment ofhabits and attitudes of conservationists and sustainable use of natural resources.
id UFSM-15_4445bfeb61aa185a867df62bf6a0b55b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2777
network_acronym_str UFSM-15
network_name_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
repository_id_str
spelling Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturaisEducação ambientalEducação não-formalBiomasDesenvolvimento sustentávelThe removal of native vegetation and indiscriminate land fragmentation, has indicated thereduction of biomes and threatening their existence. Among other important tools to reverse thissituation and ensure the sustainability of natural resources necessary for human survival, wemention the non-formal environmental education. From this perspective the Municipal Center forEnvironmental Studies Sapiranga, organized the Árvore da Vida Project, which was implemented inMarch 2007 and attended by 200 students in May 2010. This study aimed to apply the Árvore daVida design and analyze their actions, to see how they would affect the perception of participantsregarding the conservation and sustainable use of natural resources. The results showed that theÀrvore da Vida Project was effective and efficient in promoting non-formal environmentaleducation, enabling the formation of the ecological and contributing to the establishment ofhabits and attitudes of conservationists and sustainable use of natural resources.http://dx.doi.org/10.5902/223611702777A supressão da vegetação nativa e o parcelamento indiscriminado do solo, vem determinando a redução dos biomas brasileiros e ameaçando sua existência. Entre outros instrumentos importantes para reverter esta situação, e garantir a perenidade dos recursos naturais necessários à sobrevivência humana, citamos a educação ambiental não-formal. Nessa perspectiva o Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga, organizou o Projeto Árvore da Vida, que foi implantado em março de 2007 e atendeu 200 alunos até maio de 2010. O presente trabalho teve por objetivo aplicar o Projeto Árvore da Vida e analisar as suas ações, para verificar de que forma influencia a percepção dos seus participantes no que se refere à preservação e uso sustentável dos recursos naturais. Os resultados obtidos permitiram concluir que o Projeto Árvore da Vida foi efetivo e eficiente na promoção da educação ambiental nãoformal, possibilitando a formação do sujeito ecológico e colaborando para o estabelecimento de hábitos e atitudes preservacionistas e de uso sustentável dos recursos naturais.Universidade Federal de Santa Maria2011-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/277710.5902/223611702777Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 2, N. 2, MAR., 2011; 183-194Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 2, N. 2, MAR., 2011; 183-1942236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/2777/1615Oberherr, Andréa DianaCosta, Vânia Medianeira Floresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T13:02:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2777Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2021-07-14T13:02Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais
title Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais
spellingShingle Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais
Oberherr, Andréa Diana
Educação ambiental
Educação não-formal
Biomas
Desenvolvimento sustentável
title_short Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais
title_full Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais
title_fullStr Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais
title_full_unstemmed Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais
title_sort Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais
author Oberherr, Andréa Diana
author_facet Oberherr, Andréa Diana
Costa, Vânia Medianeira Flores
author_role author
author2 Costa, Vânia Medianeira Flores
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oberherr, Andréa Diana
Costa, Vânia Medianeira Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação não-formal
Biomas
Desenvolvimento sustentável
topic Educação ambiental
Educação não-formal
Biomas
Desenvolvimento sustentável
description The removal of native vegetation and indiscriminate land fragmentation, has indicated thereduction of biomes and threatening their existence. Among other important tools to reverse thissituation and ensure the sustainability of natural resources necessary for human survival, wemention the non-formal environmental education. From this perspective the Municipal Center forEnvironmental Studies Sapiranga, organized the Árvore da Vida Project, which was implemented inMarch 2007 and attended by 200 students in May 2010. This study aimed to apply the Árvore daVida design and analyze their actions, to see how they would affect the perception of participantsregarding the conservation and sustainable use of natural resources. The results showed that theÀrvore da Vida Project was effective and efficient in promoting non-formal environmentaleducation, enabling the formation of the ecological and contributing to the establishment ofhabits and attitudes of conservationists and sustainable use of natural resources.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/2777
10.5902/223611702777
url https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/2777
identifier_str_mv 10.5902/223611702777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/2777/1615
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 2, N. 2, MAR., 2011; 183-194
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 2, N. 2, MAR., 2011; 183-194
2236-1170
2236-1170
reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
collection Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950573047382016