Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/2777 |
Resumo: | The removal of native vegetation and indiscriminate land fragmentation, has indicated thereduction of biomes and threatening their existence. Among other important tools to reverse thissituation and ensure the sustainability of natural resources necessary for human survival, wemention the non-formal environmental education. From this perspective the Municipal Center forEnvironmental Studies Sapiranga, organized the Árvore da Vida Project, which was implemented inMarch 2007 and attended by 200 students in May 2010. This study aimed to apply the Árvore daVida design and analyze their actions, to see how they would affect the perception of participantsregarding the conservation and sustainable use of natural resources. The results showed that theÀrvore da Vida Project was effective and efficient in promoting non-formal environmentaleducation, enabling the formation of the ecological and contributing to the establishment ofhabits and attitudes of conservationists and sustainable use of natural resources. |
id |
UFSM-15_4445bfeb61aa185a867df62bf6a0b55b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2777 |
network_acronym_str |
UFSM-15 |
network_name_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturaisEducação ambientalEducação não-formalBiomasDesenvolvimento sustentávelThe removal of native vegetation and indiscriminate land fragmentation, has indicated thereduction of biomes and threatening their existence. Among other important tools to reverse thissituation and ensure the sustainability of natural resources necessary for human survival, wemention the non-formal environmental education. From this perspective the Municipal Center forEnvironmental Studies Sapiranga, organized the Árvore da Vida Project, which was implemented inMarch 2007 and attended by 200 students in May 2010. This study aimed to apply the Árvore daVida design and analyze their actions, to see how they would affect the perception of participantsregarding the conservation and sustainable use of natural resources. The results showed that theÀrvore da Vida Project was effective and efficient in promoting non-formal environmentaleducation, enabling the formation of the ecological and contributing to the establishment ofhabits and attitudes of conservationists and sustainable use of natural resources.http://dx.doi.org/10.5902/223611702777A supressão da vegetação nativa e o parcelamento indiscriminado do solo, vem determinando a redução dos biomas brasileiros e ameaçando sua existência. Entre outros instrumentos importantes para reverter esta situação, e garantir a perenidade dos recursos naturais necessários à sobrevivência humana, citamos a educação ambiental não-formal. Nessa perspectiva o Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga, organizou o Projeto Árvore da Vida, que foi implantado em março de 2007 e atendeu 200 alunos até maio de 2010. O presente trabalho teve por objetivo aplicar o Projeto Árvore da Vida e analisar as suas ações, para verificar de que forma influencia a percepção dos seus participantes no que se refere à preservação e uso sustentável dos recursos naturais. Os resultados obtidos permitiram concluir que o Projeto Árvore da Vida foi efetivo e eficiente na promoção da educação ambiental nãoformal, possibilitando a formação do sujeito ecológico e colaborando para o estabelecimento de hábitos e atitudes preservacionistas e de uso sustentável dos recursos naturais.Universidade Federal de Santa Maria2011-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/277710.5902/223611702777Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 2, N. 2, MAR., 2011; 183-194Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 2, N. 2, MAR., 2011; 183-1942236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/2777/1615Oberherr, Andréa DianaCosta, Vânia Medianeira Floresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T13:02:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2777Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2021-07-14T13:02Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais |
title |
Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais |
spellingShingle |
Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais Oberherr, Andréa Diana Educação ambiental Educação não-formal Biomas Desenvolvimento sustentável |
title_short |
Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais |
title_full |
Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais |
title_fullStr |
Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais |
title_full_unstemmed |
Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais |
title_sort |
Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais |
author |
Oberherr, Andréa Diana |
author_facet |
Oberherr, Andréa Diana Costa, Vânia Medianeira Flores |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Vânia Medianeira Flores |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oberherr, Andréa Diana Costa, Vânia Medianeira Flores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Educação não-formal Biomas Desenvolvimento sustentável |
topic |
Educação ambiental Educação não-formal Biomas Desenvolvimento sustentável |
description |
The removal of native vegetation and indiscriminate land fragmentation, has indicated thereduction of biomes and threatening their existence. Among other important tools to reverse thissituation and ensure the sustainability of natural resources necessary for human survival, wemention the non-formal environmental education. From this perspective the Municipal Center forEnvironmental Studies Sapiranga, organized the Árvore da Vida Project, which was implemented inMarch 2007 and attended by 200 students in May 2010. This study aimed to apply the Árvore daVida design and analyze their actions, to see how they would affect the perception of participantsregarding the conservation and sustainable use of natural resources. The results showed that theÀrvore da Vida Project was effective and efficient in promoting non-formal environmentaleducation, enabling the formation of the ecological and contributing to the establishment ofhabits and attitudes of conservationists and sustainable use of natural resources. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/2777 10.5902/223611702777 |
url |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/2777 |
identifier_str_mv |
10.5902/223611702777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/2777/1615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 2, N. 2, MAR., 2011; 183-194 Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 2, N. 2, MAR., 2011; 183-194 2236-1170 2236-1170 reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
collection |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1799950573047382016 |