Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12013 |
Resumo: | Angola é um país rico em recursos naturais. Contudo, a sobre-exploração agrícola, a caça, a desmatação, a poluição, ou o incumprimento das leis relativas ao uso de recursos são alguns dos problemas que o país enfrenta. Com a aprovação da Lei de Bases do Ambiente (1998), iniciaram-se experiências dispersas de implementação da Educação Ambiental (EA). Com esta investigação pretendeu-se dar resposta ao seguinte problema: quais serão as perceções sobre EA dos professores que lecionam as temáticas ambientais nos Institutos Médio Técnicos, qual a relevância que lhe atribuem na formação dos alunos e o que consideram sobre a necessidade de ampliação do tempo letivo desta componente de formação? A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário, elaborado propositadamente, dado na revisão bibliográfica não se ter encontrado um instrumento considerado adequado. A amostra foi constituída pela totalidade (15) dos professores dos Institutos Médio Técnicos do Cuanza Sul que lecionam a disciplina Fundamentos de Atitudes Integradoras (FAI). Na opinião dos professores inquiridos parece consensual que a EA assume diferentes dimensões e o principal objetivo é estimular atitudes e comportamentos responsáveis. Todos consideram que FAI tem uma influência positiva nas atitudes dos alunos face à preservação do ambiente e todos concordam com o alargamento do seu horário. Todos referiram que não existem, mas que seria importante a realização de formações de EA para professores. No que diz respeito aos alunos, a investigação, cingiu-se à 10ª e 11ª classes do Ensino Médio Técnico, onde se ministra a disciplina de FAI, com conteúdos mais relacionados com a Educação Ambiental. Adotou-se uma escala já existente sobre Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente (Martins, 1996) do tipo Likert, requerendo que os inquiridos indiquem o seu grau de concordância ou discordância com um conjunto de afirmações relativas às atitudes que se pretendem medir. O instrumento foi aplicado a 300 alunos. O tratamento estatístico deste trabalho foi feito com base no programa SPSS. Foram estudadas as variáveis independentes: Instituto, idade, sexo, classe que frequenta, repetente ou não, habilitações literárias do pai e da mãe. Analisando independentemente as variáveis, verificou-se existirem diferenças estatisticamente significativas, entre os alunos dos dois anos de escolaridade, com valores mais altos na 10.ª classe. Os rapazes apresentam valores médios ligeiramente superiores aos das raparigas. |
id |
RCAP_e3ec86d4490dc8c0a4aba2bd56db27c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12013 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza SulEducação ambientalEducação ambiental formalPreservação ambientalEducação para o desenvolvimento sustentávelEnsino médio técnicoAngola é um país rico em recursos naturais. Contudo, a sobre-exploração agrícola, a caça, a desmatação, a poluição, ou o incumprimento das leis relativas ao uso de recursos são alguns dos problemas que o país enfrenta. Com a aprovação da Lei de Bases do Ambiente (1998), iniciaram-se experiências dispersas de implementação da Educação Ambiental (EA). Com esta investigação pretendeu-se dar resposta ao seguinte problema: quais serão as perceções sobre EA dos professores que lecionam as temáticas ambientais nos Institutos Médio Técnicos, qual a relevância que lhe atribuem na formação dos alunos e o que consideram sobre a necessidade de ampliação do tempo letivo desta componente de formação? A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário, elaborado propositadamente, dado na revisão bibliográfica não se ter encontrado um instrumento considerado adequado. A amostra foi constituída pela totalidade (15) dos professores dos Institutos Médio Técnicos do Cuanza Sul que lecionam a disciplina Fundamentos de Atitudes Integradoras (FAI). Na opinião dos professores inquiridos parece consensual que a EA assume diferentes dimensões e o principal objetivo é estimular atitudes e comportamentos responsáveis. Todos consideram que FAI tem uma influência positiva nas atitudes dos alunos face à preservação do ambiente e todos concordam com o alargamento do seu horário. Todos referiram que não existem, mas que seria importante a realização de formações de EA para professores. No que diz respeito aos alunos, a investigação, cingiu-se à 10ª e 11ª classes do Ensino Médio Técnico, onde se ministra a disciplina de FAI, com conteúdos mais relacionados com a Educação Ambiental. Adotou-se uma escala já existente sobre Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente (Martins, 1996) do tipo Likert, requerendo que os inquiridos indiquem o seu grau de concordância ou discordância com um conjunto de afirmações relativas às atitudes que se pretendem medir. O instrumento foi aplicado a 300 alunos. O tratamento estatístico deste trabalho foi feito com base no programa SPSS. Foram estudadas as variáveis independentes: Instituto, idade, sexo, classe que frequenta, repetente ou não, habilitações literárias do pai e da mãe. Analisando independentemente as variáveis, verificou-se existirem diferenças estatisticamente significativas, entre os alunos dos dois anos de escolaridade, com valores mais altos na 10.ª classe. Os rapazes apresentam valores médios ligeiramente superiores aos das raparigas.Angola is rich country in natural resources. However, over-exploitation agriculture, hunting, deforestation, pollution, or failure to comply the laws on the use of natural resources are some of the problems faced by the country. With the approval of the Environmental Framework Law (1998), started up some experimental actions of environmental education (EE). With this research we want to respond to the following problem: what are the perceptions about the EA for teachers who teach environmental issues in Middle Technical Institutes, what relevance they attribute in the training of students and what they think about the need to expand the school time in this training component? The data collection technique used was the survey, prepared purposely given in the literature review we did not find an instrument considered appropriate. The sample was composed by all (15) teachers of Middle Kwanza Sul Technical Institutes that teach the Integrators Attitudes Fundamentals course (FAI). In the opinion of teachers surveyed seems consensus that EA has different dimensions and its main purpose is to encourage responsible attitudes and behaviour. All consider that FAI has a positive influence on the attitudes of students to the preservation of the environment and everyone agrees with the extension of its time. All mentioned do not exist, but it would be important to conduct environmental education training for teachers. Regarding students research, we studied the students of 10th and 11th classes of the Middle Technical School where it is taught the discipline of FAI, with more content related to environmental education. We adopted an existing scale of Attitudes Youth Face the Environment (Martins, 1996) Likert type, requiring respondents to indicate their level of agreement or disagreement with a number of statements regarding attitudes to be measured. The instrument was applied to 300 students. Statistical analysis of this work was done based on SPSS. The independent variables were studied: Institute, age, gender, class who attends, repeat or no, qualifications father and mother. Independent analysis of the variables has shown that there are statistically significant differences between grades, with higher values in the 10th class. The boys have average values slightly higher than those of girls.Martins, Maria da ConceiçãoBiblioteca Digital do IPBFrancisco, Cândido Miguel2015-07-31T09:19:02Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12013TID:201010690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:28.714269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul |
title |
Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul |
spellingShingle |
Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul Francisco, Cândido Miguel Educação ambiental Educação ambiental formal Preservação ambiental Educação para o desenvolvimento sustentável Ensino médio técnico |
title_short |
Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul |
title_full |
Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul |
title_fullStr |
Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul |
title_full_unstemmed |
Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul |
title_sort |
Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul |
author |
Francisco, Cândido Miguel |
author_facet |
Francisco, Cândido Miguel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria da Conceição Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Cândido Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Educação ambiental formal Preservação ambiental Educação para o desenvolvimento sustentável Ensino médio técnico |
topic |
Educação ambiental Educação ambiental formal Preservação ambiental Educação para o desenvolvimento sustentável Ensino médio técnico |
description |
Angola é um país rico em recursos naturais. Contudo, a sobre-exploração agrícola, a caça, a desmatação, a poluição, ou o incumprimento das leis relativas ao uso de recursos são alguns dos problemas que o país enfrenta. Com a aprovação da Lei de Bases do Ambiente (1998), iniciaram-se experiências dispersas de implementação da Educação Ambiental (EA). Com esta investigação pretendeu-se dar resposta ao seguinte problema: quais serão as perceções sobre EA dos professores que lecionam as temáticas ambientais nos Institutos Médio Técnicos, qual a relevância que lhe atribuem na formação dos alunos e o que consideram sobre a necessidade de ampliação do tempo letivo desta componente de formação? A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário, elaborado propositadamente, dado na revisão bibliográfica não se ter encontrado um instrumento considerado adequado. A amostra foi constituída pela totalidade (15) dos professores dos Institutos Médio Técnicos do Cuanza Sul que lecionam a disciplina Fundamentos de Atitudes Integradoras (FAI). Na opinião dos professores inquiridos parece consensual que a EA assume diferentes dimensões e o principal objetivo é estimular atitudes e comportamentos responsáveis. Todos consideram que FAI tem uma influência positiva nas atitudes dos alunos face à preservação do ambiente e todos concordam com o alargamento do seu horário. Todos referiram que não existem, mas que seria importante a realização de formações de EA para professores. No que diz respeito aos alunos, a investigação, cingiu-se à 10ª e 11ª classes do Ensino Médio Técnico, onde se ministra a disciplina de FAI, com conteúdos mais relacionados com a Educação Ambiental. Adotou-se uma escala já existente sobre Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente (Martins, 1996) do tipo Likert, requerendo que os inquiridos indiquem o seu grau de concordância ou discordância com um conjunto de afirmações relativas às atitudes que se pretendem medir. O instrumento foi aplicado a 300 alunos. O tratamento estatístico deste trabalho foi feito com base no programa SPSS. Foram estudadas as variáveis independentes: Instituto, idade, sexo, classe que frequenta, repetente ou não, habilitações literárias do pai e da mãe. Analisando independentemente as variáveis, verificou-se existirem diferenças estatisticamente significativas, entre os alunos dos dois anos de escolaridade, com valores mais altos na 10.ª classe. Os rapazes apresentam valores médios ligeiramente superiores aos das raparigas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31T09:19:02Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/12013 TID:201010690 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/12013 |
identifier_str_mv |
TID:201010690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135263826378752 |