Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Cândido Miguel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12013
Resumo: Angola é um país rico em recursos naturais. Contudo, a sobre-exploração agrícola, a caça, a desmatação, a poluição, ou o incumprimento das leis relativas ao uso de recursos são alguns dos problemas que o país enfrenta. Com a aprovação da Lei de Bases do Ambiente (1998), iniciaram-se experiências dispersas de implementação da Educação Ambiental (EA). Com esta investigação pretendeu-se dar resposta ao seguinte problema: quais serão as perceções sobre EA dos professores que lecionam as temáticas ambientais nos Institutos Médio Técnicos, qual a relevância que lhe atribuem na formação dos alunos e o que consideram sobre a necessidade de ampliação do tempo letivo desta componente de formação? A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário, elaborado propositadamente, dado na revisão bibliográfica não se ter encontrado um instrumento considerado adequado. A amostra foi constituída pela totalidade (15) dos professores dos Institutos Médio Técnicos do Cuanza Sul que lecionam a disciplina Fundamentos de Atitudes Integradoras (FAI). Na opinião dos professores inquiridos parece consensual que a EA assume diferentes dimensões e o principal objetivo é estimular atitudes e comportamentos responsáveis. Todos consideram que FAI tem uma influência positiva nas atitudes dos alunos face à preservação do ambiente e todos concordam com o alargamento do seu horário. Todos referiram que não existem, mas que seria importante a realização de formações de EA para professores. No que diz respeito aos alunos, a investigação, cingiu-se à 10ª e 11ª classes do Ensino Médio Técnico, onde se ministra a disciplina de FAI, com conteúdos mais relacionados com a Educação Ambiental. Adotou-se uma escala já existente sobre Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente (Martins, 1996) do tipo Likert, requerendo que os inquiridos indiquem o seu grau de concordância ou discordância com um conjunto de afirmações relativas às atitudes que se pretendem medir. O instrumento foi aplicado a 300 alunos. O tratamento estatístico deste trabalho foi feito com base no programa SPSS. Foram estudadas as variáveis independentes: Instituto, idade, sexo, classe que frequenta, repetente ou não, habilitações literárias do pai e da mãe. Analisando independentemente as variáveis, verificou-se existirem diferenças estatisticamente significativas, entre os alunos dos dois anos de escolaridade, com valores mais altos na 10.ª classe. Os rapazes apresentam valores médios ligeiramente superiores aos das raparigas.
id RCAP_e3ec86d4490dc8c0a4aba2bd56db27c8
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza SulEducação ambientalEducação ambiental formalPreservação ambientalEducação para o desenvolvimento sustentávelEnsino médio técnicoAngola é um país rico em recursos naturais. Contudo, a sobre-exploração agrícola, a caça, a desmatação, a poluição, ou o incumprimento das leis relativas ao uso de recursos são alguns dos problemas que o país enfrenta. Com a aprovação da Lei de Bases do Ambiente (1998), iniciaram-se experiências dispersas de implementação da Educação Ambiental (EA). Com esta investigação pretendeu-se dar resposta ao seguinte problema: quais serão as perceções sobre EA dos professores que lecionam as temáticas ambientais nos Institutos Médio Técnicos, qual a relevância que lhe atribuem na formação dos alunos e o que consideram sobre a necessidade de ampliação do tempo letivo desta componente de formação? A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário, elaborado propositadamente, dado na revisão bibliográfica não se ter encontrado um instrumento considerado adequado. A amostra foi constituída pela totalidade (15) dos professores dos Institutos Médio Técnicos do Cuanza Sul que lecionam a disciplina Fundamentos de Atitudes Integradoras (FAI). Na opinião dos professores inquiridos parece consensual que a EA assume diferentes dimensões e o principal objetivo é estimular atitudes e comportamentos responsáveis. Todos consideram que FAI tem uma influência positiva nas atitudes dos alunos face à preservação do ambiente e todos concordam com o alargamento do seu horário. Todos referiram que não existem, mas que seria importante a realização de formações de EA para professores. No que diz respeito aos alunos, a investigação, cingiu-se à 10ª e 11ª classes do Ensino Médio Técnico, onde se ministra a disciplina de FAI, com conteúdos mais relacionados com a Educação Ambiental. Adotou-se uma escala já existente sobre Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente (Martins, 1996) do tipo Likert, requerendo que os inquiridos indiquem o seu grau de concordância ou discordância com um conjunto de afirmações relativas às atitudes que se pretendem medir. O instrumento foi aplicado a 300 alunos. O tratamento estatístico deste trabalho foi feito com base no programa SPSS. Foram estudadas as variáveis independentes: Instituto, idade, sexo, classe que frequenta, repetente ou não, habilitações literárias do pai e da mãe. Analisando independentemente as variáveis, verificou-se existirem diferenças estatisticamente significativas, entre os alunos dos dois anos de escolaridade, com valores mais altos na 10.ª classe. Os rapazes apresentam valores médios ligeiramente superiores aos das raparigas.Angola is rich country in natural resources. However, over-exploitation agriculture, hunting, deforestation, pollution, or failure to comply the laws on the use of natural resources are some of the problems faced by the country. With the approval of the Environmental Framework Law (1998), started up some experimental actions of environmental education (EE). With this research we want to respond to the following problem: what are the perceptions about the EA for teachers who teach environmental issues in Middle Technical Institutes, what relevance they attribute in the training of students and what they think about the need to expand the school time in this training component? The data collection technique used was the survey, prepared purposely given in the literature review we did not find an instrument considered appropriate. The sample was composed by all (15) teachers of Middle Kwanza Sul Technical Institutes that teach the Integrators Attitudes Fundamentals course (FAI). In the opinion of teachers surveyed seems consensus that EA has different dimensions and its main purpose is to encourage responsible attitudes and behaviour. All consider that FAI has a positive influence on the attitudes of students to the preservation of the environment and everyone agrees with the extension of its time. All mentioned do not exist, but it would be important to conduct environmental education training for teachers. Regarding students research, we studied the students of 10th and 11th classes of the Middle Technical School where it is taught the discipline of FAI, with more content related to environmental education. We adopted an existing scale of Attitudes Youth Face the Environment (Martins, 1996) Likert type, requiring respondents to indicate their level of agreement or disagreement with a number of statements regarding attitudes to be measured. The instrument was applied to 300 students. Statistical analysis of this work was done based on SPSS. The independent variables were studied: Institute, age, gender, class who attends, repeat or no, qualifications father and mother. Independent analysis of the variables has shown that there are statistically significant differences between grades, with higher values in the 10th class. The boys have average values slightly higher than those of girls.Martins, Maria da ConceiçãoBiblioteca Digital do IPBFrancisco, Cândido Miguel2015-07-31T09:19:02Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12013TID:201010690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:28.714269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul
title Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul
spellingShingle Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul
Francisco, Cândido Miguel
Educação ambiental
Educação ambiental formal
Preservação ambiental
Educação para o desenvolvimento sustentável
Ensino médio técnico
title_short Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul
title_full Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul
title_fullStr Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul
title_full_unstemmed Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul
title_sort Relevância da educação ambiental para a formação dos jovens angolanos: o caso do ensino médio técnico no Cuanza Sul
author Francisco, Cândido Miguel
author_facet Francisco, Cândido Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria da Conceição
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Cândido Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação ambiental formal
Preservação ambiental
Educação para o desenvolvimento sustentável
Ensino médio técnico
topic Educação ambiental
Educação ambiental formal
Preservação ambiental
Educação para o desenvolvimento sustentável
Ensino médio técnico
description Angola é um país rico em recursos naturais. Contudo, a sobre-exploração agrícola, a caça, a desmatação, a poluição, ou o incumprimento das leis relativas ao uso de recursos são alguns dos problemas que o país enfrenta. Com a aprovação da Lei de Bases do Ambiente (1998), iniciaram-se experiências dispersas de implementação da Educação Ambiental (EA). Com esta investigação pretendeu-se dar resposta ao seguinte problema: quais serão as perceções sobre EA dos professores que lecionam as temáticas ambientais nos Institutos Médio Técnicos, qual a relevância que lhe atribuem na formação dos alunos e o que consideram sobre a necessidade de ampliação do tempo letivo desta componente de formação? A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário, elaborado propositadamente, dado na revisão bibliográfica não se ter encontrado um instrumento considerado adequado. A amostra foi constituída pela totalidade (15) dos professores dos Institutos Médio Técnicos do Cuanza Sul que lecionam a disciplina Fundamentos de Atitudes Integradoras (FAI). Na opinião dos professores inquiridos parece consensual que a EA assume diferentes dimensões e o principal objetivo é estimular atitudes e comportamentos responsáveis. Todos consideram que FAI tem uma influência positiva nas atitudes dos alunos face à preservação do ambiente e todos concordam com o alargamento do seu horário. Todos referiram que não existem, mas que seria importante a realização de formações de EA para professores. No que diz respeito aos alunos, a investigação, cingiu-se à 10ª e 11ª classes do Ensino Médio Técnico, onde se ministra a disciplina de FAI, com conteúdos mais relacionados com a Educação Ambiental. Adotou-se uma escala já existente sobre Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente (Martins, 1996) do tipo Likert, requerendo que os inquiridos indiquem o seu grau de concordância ou discordância com um conjunto de afirmações relativas às atitudes que se pretendem medir. O instrumento foi aplicado a 300 alunos. O tratamento estatístico deste trabalho foi feito com base no programa SPSS. Foram estudadas as variáveis independentes: Instituto, idade, sexo, classe que frequenta, repetente ou não, habilitações literárias do pai e da mãe. Analisando independentemente as variáveis, verificou-se existirem diferenças estatisticamente significativas, entre os alunos dos dois anos de escolaridade, com valores mais altos na 10.ª classe. Os rapazes apresentam valores médios ligeiramente superiores aos das raparigas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31T09:19:02Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12013
TID:201010690
url http://hdl.handle.net/10198/12013
identifier_str_mv TID:201010690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135263826378752