A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevizan, Raquel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Merck, Ana Maria Thielen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
DOI: 10.5902/223611704268
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4268
Resumo: http://dx.doi.org/10.5902/223611704268
id UFSM-15_fec7f79733bb96e8c478299d81f8c827
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4268
network_acronym_str UFSM-15
network_name_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
spelling A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTALMeio AmbienteCódigo FlorestalPesquisa Qualitativa.http://dx.doi.org/10.5902/223611704268http://dx.doi.org/10.5902/223611704268Na elaboração de estratégias de educação ambiental em educação informal devem ser feitos estudos prévios sobre a percepção ambiental da comunidade a ser estudada. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimento de conceitos técnicos relacionados com a área ambiental (Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal e o Código Florestal) de graduandos da disciplina de Direito Ambiental, dos cursos de Direito e Ciências Biológicas, na Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa de caráter qualitativo teve como base um questionário misto, de sete perguntas. Os resultados foram analisados e apresentados em porcentagem. Os graduandos em Ciências Biológicas mostram um conhecimento conceitual de 16% para Áreas de Preservação Permanente (APP) e 32% deles tem conhecimento de sua importância. 97% dos graduandos em Ciências biológicas tem conhecimento da importância ecológica da Reserva Legal (RL) e 100% para as Matas Adjacentes. Ao serem questionados se as alterações nas Reservas Legais previstas pelo novo Código Florestal podem influenciar a vida do proprietário de terra 74% responderam que sim, porém, apenas 42% dos graduandos tem noção de quais são essas consequências. Os graduandos em Direito apresentaram resultado de 29% para o conhecimento conceitual de Áreas de Preservação Permanente e 44% deles tem conhecimento de sua importância. Entretanto, ao serem questionados sobre a importância ecológica da Reserva Legal 76% dos graduandos mostraram que tem conhecimento sobre o assunto e 82% para Matas Adjacentes. Quando questionados se as alterações nas Reservas Legais previstas pelo novo Código Florestal podem influenciar a vida do proprietário de terra 79% dos graduandos responderam que sim, mas 62% não souberam responder quais são essas consequências. Comparando os dois cursos observa-se que em relação às Áreas de Preservação Permanente (23%) e as mudanças no Código Florestal (31%) as porcentagens médias do grupo foram bastante baixas, porém, foram observados melhores resultados relacionados ao conhecimento de Matas Adjacentes (90%) e Reserva Legal (86%). Frente à importância da preservação do meio ambiente para manutenção dos recursos naturais, é necessário ampliar a base conceitual dos conhecimentos relacionados aos recursos naturais e sua importância nos futuros profissionais nas áreas das Ciências Biológicas e Direito para torná-los aptos a tomarem decisões importantes diretamente ligadas a este tema.Universidade Federal de Santa Maria2012-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/426810.5902/223611704268Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, SPECIAL EDITION: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 875-882Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 875-8822236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4268/2818Trevizan, RaquelMerck, Ana Maria Thieleninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T13:02:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4268Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2021-07-14T13:02:10Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
title A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Trevizan, Raquel
Meio Ambiente
Código Florestal
Pesquisa Qualitativa.
Trevizan, Raquel
Meio Ambiente
Código Florestal
Pesquisa Qualitativa.
title_short A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
title_full A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
title_sort A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
author Trevizan, Raquel
author_facet Trevizan, Raquel
Trevizan, Raquel
Merck, Ana Maria Thielen
Merck, Ana Maria Thielen
author_role author
author2 Merck, Ana Maria Thielen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevizan, Raquel
Merck, Ana Maria Thielen
dc.subject.por.fl_str_mv Meio Ambiente
Código Florestal
Pesquisa Qualitativa.
topic Meio Ambiente
Código Florestal
Pesquisa Qualitativa.
description http://dx.doi.org/10.5902/223611704268
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4268
10.5902/223611704268
url https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4268
identifier_str_mv 10.5902/223611704268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4268/2818
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, SPECIAL EDITION: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 875-882
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 875-882
2236-1170
2236-1170
reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
collection Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com
_version_ 1822179056100048896
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5902/223611704268