A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevizan, Raquel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Merck, Ana Maria Thielen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4268
Resumo: http://dx.doi.org/10.5902/223611704268
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spelling A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS GRADUANDOS DA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL EM RELAÇÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTALMeio AmbienteCódigo FlorestalPesquisa Qualitativa.http://dx.doi.org/10.5902/223611704268http://dx.doi.org/10.5902/223611704268Na elaboração de estratégias de educação ambiental em educação informal devem ser feitos estudos prévios sobre a percepção ambiental da comunidade a ser estudada. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimento de conceitos técnicos relacionados com a área ambiental (Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal e o Código Florestal) de graduandos da disciplina de Direito Ambiental, dos cursos de Direito e Ciências Biológicas, na Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa de caráter qualitativo teve como base um questionário misto, de sete perguntas. Os resultados foram analisados e apresentados em porcentagem. Os graduandos em Ciências Biológicas mostram um conhecimento conceitual de 16% para Áreas de Preservação Permanente (APP) e 32% deles tem conhecimento de sua importância. 97% dos graduandos em Ciências biológicas tem conhecimento da importância ecológica da Reserva Legal (RL) e 100% para as Matas Adjacentes. Ao serem questionados se as alterações nas Reservas Legais previstas pelo novo Código Florestal podem influenciar a vida do proprietário de terra 74% responderam que sim, porém, apenas 42% dos graduandos tem noção de quais são essas consequências. Os graduandos em Direito apresentaram resultado de 29% para o conhecimento conceitual de Áreas de Preservação Permanente e 44% deles tem conhecimento de sua importância. Entretanto, ao serem questionados sobre a importância ecológica da Reserva Legal 76% dos graduandos mostraram que tem conhecimento sobre o assunto e 82% para Matas Adjacentes. Quando questionados se as alterações nas Reservas Legais previstas pelo novo Código Florestal podem influenciar a vida do proprietário de terra 79% dos graduandos responderam que sim, mas 62% não souberam responder quais são essas consequências. Comparando os dois cursos observa-se que em relação às Áreas de Preservação Permanente (23%) e as mudanças no Código Florestal (31%) as porcentagens médias do grupo foram bastante baixas, porém, foram observados melhores resultados relacionados ao conhecimento de Matas Adjacentes (90%) e Reserva Legal (86%). Frente à importância da preservação do meio ambiente para manutenção dos recursos naturais, é necessário ampliar a base conceitual dos conhecimentos relacionados aos recursos naturais e sua importância nos futuros profissionais nas áreas das Ciências Biológicas e Direito para torná-los aptos a tomarem decisões importantes diretamente ligadas a este tema.Universidade Federal de Santa Maria2012-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/426810.5902/223611704268Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, SPECIAL EDITION: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 875-882Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 875-8822236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4268/2818Trevizan, RaquelMerck, Ana Maria Thieleninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T13:02:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4268Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2021-07-14T13:02:10Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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