ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEUENFELDT, Derli Juliano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8130
Resumo:   A Educação Física escolar para atingir seus objetivos educacionais pode utilizar-se de diversos conteúdos, tais como o jogo, a dança, a luta, a ginástica. No entanto, o esporte é o conteúdo que predomina. O esporte segundo Santin (1996a) reflete os valores de uma cultura de uma determinada ordem social. Portanto, o esporte atual, que se originou a partir do final do séc. XVIII e início do séc. XX, absorveu as características do avanço do modelo científico e, consequentemente, da revolução industrial, que trouxeram o rendimento, a especialização, a técnica perfeita, o vencer a qualquer custo. Dessa forma, neste ensaio, pretende-se refletir e demonstrar situações a cerca de como se pode trabalhar com o esporte nas aulas de Educação Física de maneira que venha a contribuir educacionalmente, desenvolvendo valores como a honestidade, a dignidade, a cooperação e a solidariedade. Propõe-se também que o esporte seja ensinado para nossos alunos de forma atrativa e provido de sentido, que seja fonte de alegria e prazer, para que os mesmos o incorporem e continuem a praticá-lo pelo resto de suas vidas, e que todo professor de Educação Física escolar, enquanto educador, deve ter sempre claro que tipo educação o esporte deve priorizar.
id UFSM-16_0019c069f6d1294fc27be660188def70
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8130
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais  A Educação Física escolar para atingir seus objetivos educacionais pode utilizar-se de diversos conteúdos, tais como o jogo, a dança, a luta, a ginástica. No entanto, o esporte é o conteúdo que predomina. O esporte segundo Santin (1996a) reflete os valores de uma cultura de uma determinada ordem social. Portanto, o esporte atual, que se originou a partir do final do séc. XVIII e início do séc. XX, absorveu as características do avanço do modelo científico e, consequentemente, da revolução industrial, que trouxeram o rendimento, a especialização, a técnica perfeita, o vencer a qualquer custo. Dessa forma, neste ensaio, pretende-se refletir e demonstrar situações a cerca de como se pode trabalhar com o esporte nas aulas de Educação Física de maneira que venha a contribuir educacionalmente, desenvolvendo valores como a honestidade, a dignidade, a cooperação e a solidariedade. Propõe-se também que o esporte seja ensinado para nossos alunos de forma atrativa e provido de sentido, que seja fonte de alegria e prazer, para que os mesmos o incorporem e continuem a praticá-lo pelo resto de suas vidas, e que todo professor de Educação Física escolar, enquanto educador, deve ter sempre claro que tipo educação o esporte deve priorizar.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/813010.5902/231654648130Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8130/4869NEUENFELDT, Derli Julianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-07T14:30:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8130Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-08-07T14:30:40Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais
title ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais
spellingShingle ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais
NEUENFELDT, Derli Juliano
title_short ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais
title_full ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais
title_fullStr ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais
title_full_unstemmed ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais
title_sort ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais
author NEUENFELDT, Derli Juliano
author_facet NEUENFELDT, Derli Juliano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEUENFELDT, Derli Juliano
description   A Educação Física escolar para atingir seus objetivos educacionais pode utilizar-se de diversos conteúdos, tais como o jogo, a dança, a luta, a ginástica. No entanto, o esporte é o conteúdo que predomina. O esporte segundo Santin (1996a) reflete os valores de uma cultura de uma determinada ordem social. Portanto, o esporte atual, que se originou a partir do final do séc. XVIII e início do séc. XX, absorveu as características do avanço do modelo científico e, consequentemente, da revolução industrial, que trouxeram o rendimento, a especialização, a técnica perfeita, o vencer a qualquer custo. Dessa forma, neste ensaio, pretende-se refletir e demonstrar situações a cerca de como se pode trabalhar com o esporte nas aulas de Educação Física de maneira que venha a contribuir educacionalmente, desenvolvendo valores como a honestidade, a dignidade, a cooperação e a solidariedade. Propõe-se também que o esporte seja ensinado para nossos alunos de forma atrativa e provido de sentido, que seja fonte de alegria e prazer, para que os mesmos o incorporem e continuem a praticá-lo pelo resto de suas vidas, e que todo professor de Educação Física escolar, enquanto educador, deve ter sempre claro que tipo educação o esporte deve priorizar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8130
10.5902/231654648130
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8130
identifier_str_mv 10.5902/231654648130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8130/4869
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.
Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.
Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944082846384128