ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8130 |
Resumo: | A Educação Física escolar para atingir seus objetivos educacionais pode utilizar-se de diversos conteúdos, tais como o jogo, a dança, a luta, a ginástica. No entanto, o esporte é o conteúdo que predomina. O esporte segundo Santin (1996a) reflete os valores de uma cultura de uma determinada ordem social. Portanto, o esporte atual, que se originou a partir do final do séc. XVIII e início do séc. XX, absorveu as características do avanço do modelo científico e, consequentemente, da revolução industrial, que trouxeram o rendimento, a especialização, a técnica perfeita, o vencer a qualquer custo. Dessa forma, neste ensaio, pretende-se refletir e demonstrar situações a cerca de como se pode trabalhar com o esporte nas aulas de Educação Física de maneira que venha a contribuir educacionalmente, desenvolvendo valores como a honestidade, a dignidade, a cooperação e a solidariedade. Propõe-se também que o esporte seja ensinado para nossos alunos de forma atrativa e provido de sentido, que seja fonte de alegria e prazer, para que os mesmos o incorporem e continuem a praticá-lo pelo resto de suas vidas, e que todo professor de Educação Física escolar, enquanto educador, deve ter sempre claro que tipo educação o esporte deve priorizar. |
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