CONSTRUÇÃO DE UM' TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRESTES, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8512
Resumo: : 0 OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI A CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA, COMPOSTO DE 8 ARCOS, ONDE SE EXECU­TAM CINCO SEQUÊNCIAS DE EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO, ACOMPANHADOS DE SEQÜÊNCIAS RÍTMICAS ESCALONADAS EM GRAUS DE DIFICULDADES ASCENDEN­TES. PARTICIPARAM DA AMOSTRA UMA POPULAÇÃO DE 98 SUJEITOS, COMPOS­TA POR UNIVERSITÁRIOS, ATLETAS DE GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA E BAILARINOS DE FOLCLORE, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 14 E 28 ANOS, DOS QUAIS 33 DO SEXO MASCULINO E 65 DO SEXO FEMININO. PARA TAL PROPÓ­SITO, NECESSITOU-SE DE CÁLCULOS ESTATÍSTICOS APROPRIADOS PARA A CONSTATAÇÃO DA FIDEDIGNIDADE , OBJETIVIDADE E VALIDADE DO TESTE. PARA A VERIFICAÇÃO DO GRAU DE FIDEDIGNI DADE , UTILIZOU-SE O PROCES­SO DE COMPARAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DO TESTE E RETESTE EM 27 IN­DIVÍDUOS DOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE GRADUAÇÃO, TENDO-SE OBTIDO UM ALTO ÍNDICE DE FI DE DIGN IDADE CR= 0.959). A SEGUIR, COM 0 PROPÓSITO DE SE VERIFICAR A OBJETIVIDADE DO TESTE, PARTICIPARAM 35 SUJEITOS DOS GRUPOS DE GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA E DE GRADUA­ÇÃO. 0 PROCESSO UTILIZADO NESTE ITEM FOI 0 DE ANÁLISE DE VARIÂNCIA (ANOVA) ENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO SIMULT­NEA DE 3 AVALIADORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DO RITMO E DA DANÇA, ONDE, NÃO SE CONSTATOU DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS. NO ESTUDO DA VA­LIDADE , OS SUJEITOS FORAM EM NÚMEROS DE 36, TODOS PERTENCENTES AO GRUPO FOLCLÓRICO, COM 3 ESPECIALISTAS ATRIBUINDO NOTAS A ESSES COMPONENTES, SEM QUE HOUVESSE UMA PREPARAÇÃO ESPECIAL CENSAIO). POSTERIORMENTE, A MÉDIA DESSAS NOTAS FORAM COMPARADAS COM AS NOTAS ATRIBUÍDAS AOS MESMOS ELEMENTOS NO TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA, ATINGINDO R= 0.88. SOBRE 0 PRISMA DO ENVOLVIMENTO RÍTMICO DO TESTE FICOU EVIDENCIADA GRANDE INFLUÊNCIA NOS RESULTADOS, UMA VEZ QUE OS DOIS GRUPOS COM MAIOR TREI NAB ILIDADE FORAM OS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FOLCLORE, NOS QUAIS O TESTE ATINGIU AMPLAMENTE SEU OBJETIVO: MEDIR O GRAU DE PERFORMANCE DA COORDENAÇÃO RÍTMICA.  
id UFSM-16_09f8fefe7d829c7c5fc06b3607c1075e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8512
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DE UM' TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA: 0 OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI A CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA, COMPOSTO DE 8 ARCOS, ONDE SE EXECU­TAM CINCO SEQUÊNCIAS DE EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO, ACOMPANHADOS DE SEQÜÊNCIAS RÍTMICAS ESCALONADAS EM GRAUS DE DIFICULDADES ASCENDEN­TES. PARTICIPARAM DA AMOSTRA UMA POPULAÇÃO DE 98 SUJEITOS, COMPOS­TA POR UNIVERSITÁRIOS, ATLETAS DE GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA E BAILARINOS DE FOLCLORE, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 14 E 28 ANOS, DOS QUAIS 33 DO SEXO MASCULINO E 65 DO SEXO FEMININO. PARA TAL PROPÓ­SITO, NECESSITOU-SE DE CÁLCULOS ESTATÍSTICOS APROPRIADOS PARA A CONSTATAÇÃO DA FIDEDIGNIDADE , OBJETIVIDADE E VALIDADE DO TESTE. PARA A VERIFICAÇÃO DO GRAU DE FIDEDIGNI DADE , UTILIZOU-SE O PROCES­SO DE COMPARAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DO TESTE E RETESTE EM 27 IN­DIVÍDUOS DOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE GRADUAÇÃO, TENDO-SE OBTIDO UM ALTO ÍNDICE DE FI DE DIGN IDADE CR= 0.959). A SEGUIR, COM 0 PROPÓSITO DE SE VERIFICAR A OBJETIVIDADE DO TESTE, PARTICIPARAM 35 SUJEITOS DOS GRUPOS DE GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA E DE GRADUA­ÇÃO. 0 PROCESSO UTILIZADO NESTE ITEM FOI 0 DE ANÁLISE DE VARIÂNCIA (ANOVA) ENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO SIMULT­NEA DE 3 AVALIADORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DO RITMO E DA DANÇA, ONDE, NÃO SE CONSTATOU DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS. NO ESTUDO DA VA­LIDADE , OS SUJEITOS FORAM EM NÚMEROS DE 36, TODOS PERTENCENTES AO GRUPO FOLCLÓRICO, COM 3 ESPECIALISTAS ATRIBUINDO NOTAS A ESSES COMPONENTES, SEM QUE HOUVESSE UMA PREPARAÇÃO ESPECIAL CENSAIO). POSTERIORMENTE, A MÉDIA DESSAS NOTAS FORAM COMPARADAS COM AS NOTAS ATRIBUÍDAS AOS MESMOS ELEMENTOS NO TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA, ATINGINDO R= 0.88. SOBRE 0 PRISMA DO ENVOLVIMENTO RÍTMICO DO TESTE FICOU EVIDENCIADA GRANDE INFLUÊNCIA NOS RESULTADOS, UMA VEZ QUE OS DOIS GRUPOS COM MAIOR TREI NAB ILIDADE FORAM OS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FOLCLORE, NOS QUAIS O TESTE ATINGIU AMPLAMENTE SEU OBJETIVO: MEDIR O GRAU DE PERFORMANCE DA COORDENAÇÃO RÍTMICA.  Universidade Federal de Santa Maria2013-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/851210.5902/231654648512Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 19892316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8512/5163PRESTES, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-03T13:12:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8512Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-04-03T13:12:13Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE UM' TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA
title CONSTRUÇÃO DE UM' TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE UM' TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA
PRESTES, Luiz Carlos
title_short CONSTRUÇÃO DE UM' TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA
title_full CONSTRUÇÃO DE UM' TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE UM' TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE UM' TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA
title_sort CONSTRUÇÃO DE UM' TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA
author PRESTES, Luiz Carlos
author_facet PRESTES, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PRESTES, Luiz Carlos
description : 0 OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI A CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA, COMPOSTO DE 8 ARCOS, ONDE SE EXECU­TAM CINCO SEQUÊNCIAS DE EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO, ACOMPANHADOS DE SEQÜÊNCIAS RÍTMICAS ESCALONADAS EM GRAUS DE DIFICULDADES ASCENDEN­TES. PARTICIPARAM DA AMOSTRA UMA POPULAÇÃO DE 98 SUJEITOS, COMPOS­TA POR UNIVERSITÁRIOS, ATLETAS DE GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA E BAILARINOS DE FOLCLORE, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 14 E 28 ANOS, DOS QUAIS 33 DO SEXO MASCULINO E 65 DO SEXO FEMININO. PARA TAL PROPÓ­SITO, NECESSITOU-SE DE CÁLCULOS ESTATÍSTICOS APROPRIADOS PARA A CONSTATAÇÃO DA FIDEDIGNIDADE , OBJETIVIDADE E VALIDADE DO TESTE. PARA A VERIFICAÇÃO DO GRAU DE FIDEDIGNI DADE , UTILIZOU-SE O PROCES­SO DE COMPARAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DO TESTE E RETESTE EM 27 IN­DIVÍDUOS DOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE GRADUAÇÃO, TENDO-SE OBTIDO UM ALTO ÍNDICE DE FI DE DIGN IDADE CR= 0.959). A SEGUIR, COM 0 PROPÓSITO DE SE VERIFICAR A OBJETIVIDADE DO TESTE, PARTICIPARAM 35 SUJEITOS DOS GRUPOS DE GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA E DE GRADUA­ÇÃO. 0 PROCESSO UTILIZADO NESTE ITEM FOI 0 DE ANÁLISE DE VARIÂNCIA (ANOVA) ENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO SIMULT­NEA DE 3 AVALIADORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DO RITMO E DA DANÇA, ONDE, NÃO SE CONSTATOU DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS. NO ESTUDO DA VA­LIDADE , OS SUJEITOS FORAM EM NÚMEROS DE 36, TODOS PERTENCENTES AO GRUPO FOLCLÓRICO, COM 3 ESPECIALISTAS ATRIBUINDO NOTAS A ESSES COMPONENTES, SEM QUE HOUVESSE UMA PREPARAÇÃO ESPECIAL CENSAIO). POSTERIORMENTE, A MÉDIA DESSAS NOTAS FORAM COMPARADAS COM AS NOTAS ATRIBUÍDAS AOS MESMOS ELEMENTOS NO TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA, ATINGINDO R= 0.88. SOBRE 0 PRISMA DO ENVOLVIMENTO RÍTMICO DO TESTE FICOU EVIDENCIADA GRANDE INFLUÊNCIA NOS RESULTADOS, UMA VEZ QUE OS DOIS GRUPOS COM MAIOR TREI NAB ILIDADE FORAM OS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FOLCLORE, NOS QUAIS O TESTE ATINGIU AMPLAMENTE SEU OBJETIVO: MEDIR O GRAU DE PERFORMANCE DA COORDENAÇÃO RÍTMICA.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8512
10.5902/231654648512
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8512
identifier_str_mv 10.5902/231654648512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8512/5163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989
Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989
Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083275251712